Após passar por dificuldades nas categorias de base, jogador conseguiu virar profissional e quase foi transferido para os Estados Unidos. Determinado, permaneceu no clube e fará a 100ª partida pela equipe no duelo com o Grêmio, domingo, no primeiro jogo oficial do Santos na Vila Belmiro após o centésimo aniversário do estádio

(foto:Ivan Storti/Santos FC)

Quando Zeca subir as escadas dos vestiários e pisar no gramado da Vila Belmiro para encarar o Grêmio, no próximo domingo, chegará ao 100º jogo pelo Santos, justamente no primeiro compromisso oficial do clube em seu estádio após o 100º aniversário da Vila. Para alcançar a histórica marca, no entanto, o lateral superou muitos obstáculos.

José Carlos Cracco Neto chegou ao clube aos 11 anos para fazer vários testes. Foi aprovado e deu início à sua trajetória no Peixe. No ano seguinte, porém, seus avós estavam preocupados com a maneira que o neto estava sendo tratado na casa da família onde morava e o levaram embora para Paranavaí, interior do Paraná, sua cidade natal. Cinco anos mais tarde, aos 16, o destino fez com que o jogador retornasse às categorias de base do Peixe, de onde não saiu mais. O garoto cresceu, virou profissional, e já realizou 99 jogos pela equipe, marcou quatro gols e deu sete assistências.

Além de ter sofrido nas categorias inferiores, Zeca também passou por maus bocados no profissional. Após ser promovido ao time de cima pelo treinador Oswaldo de Oliveira, em 2014, o jogador perdeu espaço com a chegada do comandante Enderson Moreira, em 2015. Encostado, o jovem acertou a sua transferência para o Columbus Crew, dos Estados Unidos, mas, antes de assinar o contrato, viu a sua vida mudar completamente quando o atual técnico, Dorival Júnior, foi contratado.

No primeiro jogo de Dorival no comando do time, contra o Figueirense, no dia 11 de julho de 2015, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, Zeca assumiu a posição de titular, virou o dono da lateral-esquerda, foi convocado para a seleção olímpica e conquistou a inédita medalha de ouro para o Brasil na Rio 2016 (atuando como lateral-direito). Suas ótimas apresentações e a versatilidade em campo chamaram atenção de diversos clubes europeus, como o Atlético de Madrid, da Espanha, mas o jogador permaneceu no Santos.

O bom momento do Menino da Vila é refletido nos números. Somente nesta temporada, o lateral realizou 46 jogos pelo clube, todos como titular, marcou quatro gols, deu duas assistências e tem um aproveitamento de 65,9% (são 27 vitórias, 10 empates e nove derrotas). Com apenas 22 anos, o camisa 37 analisa a sua trajetória com muito orgulho e afirma que as dificuldades lhe fizeram amadurecer bastante.

“Eu já passei por muitas coisas na vida e nada foi fácil, mas esses problemas me fizeram amadurecer. No Santos não foi diferente. Desde o meu primeiro dia no clube, vivi momentos bem complicados. Era apenas um garoto e tive que ir embora, mas não desisti e voltei ao clube alguns anos mais tarde para tentar conquistar o meu sonho de jogar aqui. Graças a Deus, consegui chegar ao time profissional e, pouco a pouco, estou construindo a minha história. Essa marca de 100 jogos me deixa muito orgulhoso porque todo mundo sabe o carinho que tenho pelo Santos. Espero permanecer mais tempo e conquistar outros títulos”, afirmou o lateral, que já ganhou o Campeonato Paulista duas vezes, em 2015 e 2016.

Zeca reencontra vítima de gol do primeiro turno

Desde que estreou pelo profissional do Santos, em 2014, na vitória sobre o Oeste, por 4 a 1, pelo Campeonato Paulista, Zeca marcou quatro gols com a camisa do Peixe. Um deles foi contra o Grêmio, adversário do próximo domingo, na derrota por 3 a 2, em Porto Alegre, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro deste ano. O Menino da Vila relembra do lance com carinho, mas admite que trocaria a “pintura” pela vitória.

“Aquele gol foi muito bonito, mas saí de campo triste porque nós perdemos a partida. Se desse, trocaria o gol pela vitória, mas não é possível. Espero que, no domingo, a gente ganhe e, quem sabe, com um golzinho meu. Aí seria perfeito”, brincou o jogador.

Com 54 pontos, o Santos está em quarto lugar no Brasileiro, dois pontos a menos que o Atlético Mineiro, terceiro colocado, seis abaixo do Flamengo, vice-líder, e sete atrás do Palmeiras, que está no topo da tabela. Neste fim de semana, o Peixe encara o Grêmio, na Vila, pela 31ª rodada da competição.

Dados de Zeca pelo Santos
99 jogos
4 gols
7 assistências

Por temporada
2016
46 jogos (todos como titular)
4 gols
2 assistências

2015
35 jogos
5 assistências

2014
18 jogos

Primeiro jogo como profissional
Competição: 13ª rodada do Campeonato Paulista
Data: 09/03/2014
Local: Vila Belmiro
Jogo: Santos 4 x 1 Oeste
Situação: Entrou aos 38 minutos do 2º tempo no lugar de Emerson

Primeiro gol como profissional
Competição: 13ª rodada do Campeonato Paulista
Data: 31/03/2016
Local: Vila Belmiro
Jogo: Santos 4 x 1 Ferroviária
Situação: Marcou o gol de empate e atuou os 90 minutos

Curiosidade

– O primeiro jogo de Zeca como profissional foi pela 13ª rodada do Campeonato Paulista de 2014 e a partida terminou 4 a 1 para o Peixe.

– O primeiro gol de Zeca pelo profissional também foi pela 13ª rodada do Campeonato Paulista, em 2015, e o placar também terminou 4 a 1 para o Alvinegro Praiano.