Centroavante brasileiro brilhou participando dos dois primeiros tentos da vitória de 4 a 1 sobre o Antalyaspor, pela 34ª rodada da competição nacional

O centroavante Markão comandou o Karagumruk na importante vitória de 3 a 1 sobre o Antalyaspor, nesta segunda-feira (29), no Estádio Olímpico de Ataturk, pela 34ª rodada do Campeonato Turco. Titular, o brasileiro deu passe para Guven Yalcin abrir o placar no primeiro tempo e, na volta do intervalo, ainda fez o segundo. Os visitantes chegaram a descontar com Sam Larsson, mas Can Keles e Flavio Paoletti logo trataram de fazer o terceiro e o quarto e dar números finais ao confronto.

O resultado foi importantíssimo para a equipe, que chegou aos 36 pontos e deixou a zona de rebaixamento, saltando para a 15ª colocação. No próximo sábado, o Rubro-Negro volta a campo para enfrentar o Kayserispor, fora de casa.

Após a partida, Markão comemorou o triunfo e a boa atuação. “Fico feliz por ter ajudado o time com mais um gol e assistência, ainda mais nesse momento tão importante. Acho que foi o meu melhor jogo desde que cheguei ao clube neste ano. Estamos na reta final da temporada e precisávamos demais dessa vitória para deixar a zona de rebaixamento. Esse resultado é importante pois nos dá moral. Não podemos perder o foco”, afirmou.

Contratado, por empréstimo, neste ano, como um dos principais reforços do Karagumruk na janela de meio de temporada e com status de artilheiro por onde passou, Markão chegou ao seu terceiro gol em nove jogos pelo clube e somou sua primeira assistência.

Na história do Wuhan Three Towns e do futebol chinês
Markão foi emprestado pelo Al-Ahli até junho, após ter tido sua segunda passagem pelo Wuhan Three Towns no segundo semestre de 2023. No clube chinês, o brasileiro é ídolo por tudo o que fez pelo clube, especialmente em 2022, quando marcou nada menos que 27 gols em 26 partidas, média superior a um tento por duelo. E ainda com direito a um poker-trick e um hat-trick. Também tiveram duas assistências, totalizando 29 participações diretas nos 1664 minutos em que esteve em campo pelo Wuhan Three Towns, ou seja, uma a cada 57,3 minutos.

Todo esse bom desempenho foi fundamental para que os Dragões escrevessem história, justamente no momento mais difícil do país. Fundado em 2016 e tendo se profissionalizado apenas em 2019, o clube, sediado na cidade onde surgiu a pandemia do Covid-19 para o mundo, teve um crescimento absurdo. Foi campeão da terceira divisão, em 2020, da Série B, no ano seguinte, já com o camisa 13 como destaque, e, em 2022, da principal competição da China.

No total, somando suas duas passagens pelo Wuhan Three Towns, Markão disputou, 55 jogos, balançou as redes 43 vezes e deu cinco assistências. Antes, defendeu o Hebei Fortune, onde atuou ao lado dos argentinos Mascherano e Lavezzi, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 partidas, e o terceiro maior goleador do Chinês, em 2020, com 11 tentos, em 17 duelos.

Na China, Markão marcou impressionantes 66 gols em 102 jogos e deu mais 12 assistências. Foram 78 participações diretas, uma média de uma a cada 1,30 partida.

Números incríveis também na Coreia do Sul
Antes de atuar na China, Markão brilhou no Gyeongnam, da Coreia do Sul. Em 2017, foi o artilheiro e melhor jogador da divisão de acesso, com 22 gols em 32 partidas. Na temporada seguinte, com mais 26 bolas na rede em 31 duelos, não só foi o maior goleador e melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano como comandou o Gyeongnam na campanha do vice-campeonato nacional.

Revelado pelo Ituano, onde foi campeão Paulista de 2014, Markão atuou no primeiro semestre de 2023 no Al-Ahli, com quem tem contrato até junho deste ano. Por lá, disputou 10 embates e fez um gol.