Lateral-esquerdo do Porto voltou a ser chamado por Dorival Júnior. Dessa vez, para disputa do torneio, além dos amistosos contra México e Estados Unidos

O lateral-esquerdo Wendell vive uma temporada pra lá de especial. Aos 30 anos, o jogador é um dos grandes destaques do Porto e, mais uma vez, foi chamado por Dorival Júnior para defender a Seleção Brasileira. Dessa vez, para a disputa da Copa América, que será realizada entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. Antes da competição, porém, a equipe nacional enfrentará México e Estados Unidos, nos dias 8 e 12 de junho, respectivamente.

“Estou extremamente feliz. Ser chamado para defender o meu país em uma grande competição como a Copa América é a realização de um sonho. Já estive muito perto de participar dos Jogos Olímpicos, no Brasil, mas uma lesão interrompeu aquele sonho. Agora, veio essa grande notícia e estou bem emocionado, sem palavras para descrever a alegria que estou sentindo”, afirmou.

“Na minha vida, nada foi fácil. Muito pelo contrário, passei por momentos e desafios bem complicados e, hoje, sou um cara extremamente maduro, tanto dentro como fora de campo. Gostaria de agradecer à minha esposa e à minha família, que sempre acreditaram em mim e foram fundamentais para eu evoluir no dia a dia e me tornar um atleta muito focado. Preciso seguir com os pés no chão e trabalhando muito para continuar conquistando meus objetivos pessoais e profissionais. E também quero agradecer ao professor Dorival e à toda comissão técnica da seleção, que me deram uma chance, nos jogos contra Inglaterra e Espanha, e, agora, estão me dando essa nova oportunidade na Copa América. Me dedicarei de corpo e alma para retribuir essa confiança e, ao lado de todos os jogadores e profissionais do nosso grupo, lutar para ganhar esse troféu”, comentou o atleta. .

Essa é a terceira vez que Wendell é chamado para defender o time principal do Brasil. Em 2016, ele havia feito parte do elenco para os jogos contra Bolívia e Venezuela, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Em março deste ano, foi titular na vitória diante da Inglaterra e no empate com a Espanha. Por diversas vezes, o lateral também esteve presente nas equipes de base da seleção e participou de todo o ciclo olímpico para a edição de 2016, no Rio de Janeiro, mas acabou ficando de fora do torneio por conta de uma lesão no tornozelo, semanas antes da chamada final para o torneio.

“É importante ressaltar a importância do Porto e de todo o nosso elenco e comissão técnica nesse meu momento. Eu não estaria sendo convocado para a seleção se o trabalho no dia a dia não estivesse sendo bem feito. Nós temos o Mister Conceição, que é um ótimo profissional e sou muito grato a ele por todos os ensinamentos e conselhos que me deu ao longo desses anos em Portugal. Se eu melhorei como jogador, devo muito a ele”, finalizou.

Destaque do Porto
Com grandes atuações, Wendell vive o seu melhor momento pelo Dragão. Na atual temporada, foram 33 atuações, com quatro bolas na rede e três passes decisivos. Já na temporada passada, marcou dois gols e deu cinco assistências, em 44 partidas disputadas, maior número desde a temporada 2015/16.

Ao todo, já disputou 104 jogos, marcou sete gols, deu nove assistências e conquistou cinco títulos: Primeira Liga (2021/22), Taça de Portugal (2021/22 e 2022/23), Taça da Liga (2022/23) e Supertaça de Portugal (2022). O sexto, inclusive, pode vir no próximo dia 26 de maio, quando os Dragões enfrentam o Sporting, pela decisão da Taça de Portugal.

Wendell vem sendo elogiado pela imprensa portuguesa e internacional por sua evolução defensiva e, principalmente, sua participação ofensiva, aparecendo bastante na construção das jogadas e em finalizações.

Na história do Bayer Leverkusen
Antes do Porto, Wendell defendeu o Bayer Leverkusen-ALE, entre 2014 e 2021. Sempre titular, disputou 250 partidas. Número suficiente para o colocar como o brasileiro com mais atuações pela equipe alemã e como o estrangeiro recordista no quesito.

Além disso, no ranking geral, Wendell é o 18º atleta que mais vezes vestiu a camisa do Leverkusen. Nesse período, fez oito gols e deu 15 assistências.

Primeiros anos como profissional
Wendell iniciou a sua trajetória profissional no Iraty, em 2011. No ano seguinte, defendeu o Londrina e suas boas atuações o levaram ao Paraná, por empréstimo. Em 2013, retornou ao Londrina, mas não por muito tempo. Continuou em franca evolução e foi contratado pelo Grêmio.

Pelo Tricolor gaúcho, o lateral manteve o ótimo nível nas duas temporadas em que defendeu o clube e suas belas exibições fizeram com que o Bayer Leverkusen o contratasse, em 2014.