Meia-atacante é quem mais vezes entrou em campo no ano pelo Atlético-MG e o segundo com mais participações diretas em gols, com nove tentos e 11 assistências
Gustavo Scarpa chegou ao Atlético Mineiro no início do ano com o status de principal reforço para 2024 e não demorou para se transformar em um dos grandes nomes da equipe, com grandes atuações e momentos decisivos que refletem na boa temporada que o clube vem fazendo. Aliás, ninguém do elenco atuou tanto quanto o meia-atacante. Neste sábado (28), inclusive, ele deve atingir a marca de 50 partidas vestindo a camisa alvinegra. O adversário, aliás, será um velho conhecido do jogador: o Palmeiras, seu último time no Brasil e onde também fez história.
“Alcançar essa marca de 50 jogos pelo Galo me deixa muito contente. Desde o momento em que retornei ao Brasil e acertei com o clube, fui sempre muito bem tratado por todos, do elenco, comissão técnica e diretoria a nossa apaixonada torcida. É uma honra defender o Atlético e estou extremamente feliz com tudo o que tenho vivido neste ano”, afirmou.
“Atingir essa marca justamente contra o Palmeiras causa um sentimento especial. Vivi anos muito bons lá, fui feliz e fiz vários amigos com quem mantenho contato até hoje. Guardo com carinho minha passagem pelo clube, mas hoje estou muito bem aqui no Atlético. Espero que a gente possa sair com a vitória no jogo e que a gente possa buscar os títulos que estamos disputando na temporada”, completou.
A importância de Gustavo Scarpa no Atlético vem sendo refletida pelos números. Além de ser o atleta mais assíduo, o camisa 6 é o principal garçom do time na temporada e o segundo com mais participações diretas em gols: são 11 assistências e nove gols.
Além disso, com ele em campo, o Galo possuí o bom aproveitamento de 60,5%. Já nos quatro duelos em que não atuou, a equipe não venceu: um empate e três derrotas, um aproveitamento de apenas 8,3%.
Gustavo Scarpa chegou ao Galo no início deste ano após viver suas primeiras experiências na Europa, pelo Nottingham Forest-ING e Olympiakos-GRE. Depois de um breve período de readaptação ao futebol brasileiro e de ser campeão mineiro, passou a ser ainda mais decisivo com a chegada de Gabriel Milito, levando o time às semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores. No Brasileirão, o time ocupa a nona colocação.
Números do Scarpa pelo Galo
49 jogos (titular em 41)
9 gols
11 assistências
25 vitórias
14 empates
10 derrotas
60,54% de aproveitamento
Galo sem Scarpa
4 jogos
1 empate
3 derrotas
8,33% de aproveitamento
Segundo jogador do elenco com mais participações diretas em gols na temporada
1 – Hulk 16 gols e 8 assistências (24)
2 – Gustavo Scarpa 9 gols e 11 assistências (20)
3 – Paulinho 15 gols e 4 assistências (19)
4 – Guilherme Arana 4 gols e 8 assistências (12)
Garçons do Atlético na temporada
Scarpa: 11 assistências
Arana: 8 assistências
Hulk: 8 assistências
Igor Gomes: 4 assistências
Paulinho: 4 assistências
Atletas com mais jogos no ano
Gustavo Scarpa: 49 partidas
Paulinho: 47 partidas
Saravia: 43 jogos
Battaglia: 42 jogos
Everson: 42 jogos
Artilheiros do Atlético em 2024
Hulk – 16 gols em 38 jogos
Paulinho – 15 gols em 47 jogos
Gustavo Scarpa – 9 gols em 49 jogos
Vargas – 5 gols em 27 jogos