Com tento anotado no 2 a 2 contra o Kayserispor, centroavante brasileiro chega a quatro bolas na rede e uma assistência em 10 jogos pelo clube

Momento de decisão é com ele mesmo. O centroavante Markão saiu de campo, mais uma vez, como um dos destaques do Karagumruk. Dessa vez, balançando as redes no importante empate da equipe em 2 a 2 com o Kayserispor, fora de casa, pela 35ª rodada do Campeonato Turco. Na rodada anterior, o brasileiro já havia deixado a sua marca e ainda dado assistência na vitória de 3 a 1 sobre o Antalyaspor.

O resultado do último sábado (4) fez a equipe chegar aos 37 pontos e subir, ao menos momentaneamente, para a 15ª colocação, três acima da zona de rebaixamento.

“Contente por ter voltado a ajudar o time com mais um gol. Nosso primeiro objetivo era a vitória, mas um empate acaba não sendo ruim, ainda mais fora de casa. O time vem melhorando nessa reta final. Agora é seguir focado e trabalhando para acabar com qualquer chance de rebaixamento na liga”, afirmou.

Agora, o Karagumruk dá uma pausa no Campeonato Turco para focar no duelo de volta da semifinal da Copa da Turquia. Contando com o apoio da torcida, o time de Markão tenta reverter a derrota de 3 a 2 para o Trabzonspor no primeiro embate. A partida acontece nesta quarta-feira (8), às 14h30 (de Brasília).

“Já começamos a pensar nesse jogo. Temos a oportunidade de chegar à uma decisão nacional em uma temporada em que as coisas não estão funcionando tão bem na liga, então queremos aproveitar essa chance. Estamos bem confiantes de que, ao lado do nosso torcedor, vamos reverter essa desvantagem e conseguir a classificação”, declarou.

Contratado, por empréstimo, neste ano, como um dos principais reforços do Karagumruk na janela de meio de temporada e com status de artilheiro por onde passou, Markão chegou ao seu quarto gol em 10 jogos pelo clube e soma ainda uma assistência.

Na história do Wuhan Three Towns e do futebol chinês
Markão foi emprestado pelo Al-Ahli até junho, após ter tido sua segunda passagem pelo Wuhan Three Towns no segundo semestre de 2023. No clube chinês, o brasileiro é ídolo por tudo o que fez pelo clube, especialmente em 2022, quando marcou nada menos que 27 gols em 26 partidas, média superior a um tento por duelo. E ainda com direito a um poker-trick e um hat-trick. Também tiveram duas assistências, totalizando 29 participações diretas nos 1664 minutos em que esteve em campo pelo Wuhan Three Towns, ou seja, uma a cada 57,3 minutos.

Todo esse bom desempenho foi fundamental para que os Dragões escrevessem história, justamente no momento mais difícil do país. Fundado em 2016 e tendo se profissionalizado apenas em 2019, o clube, sediado na cidade onde surgiu a pandemia do Covid-19 para o mundo, teve um crescimento absurdo. Foi campeão da terceira divisão, em 2020, da Série B, no ano seguinte, já com o camisa 13 como destaque, e, em 2022, da principal competição da China.

No total, somando suas duas passagens pelo Wuhan Three Towns, Markão disputou, 55 jogos, balançou as redes 43 vezes e deu cinco assistências. Antes, defendeu o Hebei Fortune, onde atuou ao lado dos argentinos Mascherano e Lavezzi, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 partidas, e o terceiro maior goleador do Chinês, em 2020, com 11 tentos, em 17 duelos.

Na China, Markão marcou impressionantes 66 gols em 102 jogos e deu mais 12 assistências. Foram 78 participações diretas, uma média de uma a cada 1,30 partida.

Números incríveis também na Coreia do Sul
Antes de atuar na China, Markão brilhou no Gyeongnam, da Coreia do Sul. Em 2017, foi o artilheiro e melhor jogador da divisão de acesso, com 22 gols em 32 partidas. Na temporada seguinte, com mais 26 bolas na rede em 31 duelos, não só foi o maior goleador e melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano como comandou o Gyeongnam na campanha do vice-campeonato nacional.

Revelado pelo Ituano, onde foi campeão Paulista de 2014, Markão atuou no primeiro semestre de 2023 no Al-Ahli, com quem tem contrato até junho deste ano. Por lá, disputou 10 embates e fez um gol.