Faltando três rodadas para o término da competição, Camponeses já marcaram mais de 100 gols, somam nove pontos de vantagem e 30 tentos a mais de saldo em relação ao Feyenoord, vice-líder. Troféu deve vir no primeiro final de semana de maio e encerrará jejum de seis anos sem a taça da liga nacional

Os torcedores do PSV Eindhoven já iniciaram a comemoração pelo 25° título da Eredivisie da história do clube. Embora, matematicamente, a conquista não esteja garantida, virtualmente, o time já é o campeão. Isso porque, com 84 pontos, os Camponeses, mesmo que percam os três jogos restantes, no máximo, terminarão com a mesma pontuação do vice-líder Feyenoord (caso o rival alcance 100% nas últimas rodadas), que ainda precisará tirar uma diferença de 30 gols de saldo.

Tamanha diferença de saldo chegou ao número atual depois da sonora goleada de 8 a 0 sobre o Heerenveen, na última quinta-feira (25). Foi o resultado mais elástico do PSV na competição nacional, desde os 10 a 0 aplicado sobre o Feyenoord, na temporada 2010/11, e a sétima vitória mais elástica da equipe na história do Holandês.

“Esse resultado histórico traduz bem a nossa campanha. Desde o começo do campeonato, a gente demonstrou muita concentração e foco. Fizemos partidas muito sólidas e nos mantivemos na liderança durante todo o torneio. A nossa primeira derrota só aconteceu na 27ª rodada e isso demonstra a nossa força, mas só vamos comemorar 100% com o título matematicamente garantido”, ressaltou o defensor André Ramalho, um dos líderes do PSV, dentro e fora de campo.

“Nossa campanha na Eredivisie tem sido fantástica. Praticamente, perfeita. Minha primeira temporada aqui foi em 2017/18. Naquele ano, fomos campeões com outra grande campanha e muito mérito, mas, dessa vez, conseguimos melhorar, ainda mais. Tivemos atuações memoráveis, como a de ontem, e estamos alcançando números e marcas incríveis. Apenas uma derrota em 31 jogos. Temos a melhor defesa, o melhor ataque, com mais de 100 gols. Estamos fazendo por merecer, mas ainda falta um pouquinho. Temos que segurar a nossa ansiedade mais alguns dias e fazer outro grande jogo, no dia 5, contra o Sparta Rotterdam, para comemorar ao lado do nosso torcedor”, afirmou Mauro Júnior, que está em sua sexta temporada no clube holandês e é uma das referências do elenco.

Bons números da dupla de brasileiros no PSV

André Ramalho está em sua terceira temporada no clube Holandês. Ate aqui, já disputou 125 jogos pela equipe, fato que o coloca como o quarto brasileiro com mais atuações pelo PSV, atrás apenas de Marcelo (136), Romário (148) e Gomes (181).

Titular em 106 oportunidades, o defensor já marcou seis gols, deu cinco assistências e conquistou cinco títulos: duas Copas da Holanda (2022 e 2023) e três Supercopas Nacionais (2021, 2022 e 2023).

Além disso, conta com um ótimo aproveitamento de 76%, com 88 vitórias, 21 empates e somente 16 derrotas.

Mauro Júnior, por sua vez, possui forte ligação com o PSV, com quem iniciou relação ainda aos 14 anos de idade, quando passou por um período de testes no clube. Na época, o meia ainda retornou ao Desportivo Brasil, mas, assim que atingiu a maioridade, foi contratado pelo time europeu.

Logo em sua estreia, Mauro Junior ganhou os holofotes ao balançar as redes, tornando-se o segundo brasileiro a conseguir tal feito pelo PSV, após Ronaldo, em 1994. Por dois anos, atuou tanto na equipe principal como no time B e conquistou a Eredivisie 2017/18, com uma participação significativa. Foram 15 jogos, um gol e quatro assistências.

Após um ano emprestado ao Heracles, Mauro Júnior retornou aos Camponeses, na temporada 2020/21, e se firmou com boas atuações e versatilidade, atuando nas duas laterais e também no meio de campo.

Ao todo, fez 122 jogos, marcou oito gols, deu 14 assistências e ajudou o PSV a conquistar outros quatro títulos: duas Supercopa e duas Copas da Holanda.

Recordes na mira

Além do 25º título da Eredivisie, trofeu que não vem desde a temporada 2017/18, o PSV também busca alcançar outros recordes históricos.

Alguns deles, já conseguiu, como no primeiro turno, quando, com 100% de aproveitamento, igualou o próprio recorde da Eredivisie do maior número de vitórias consecutivas no início da competição: 17. Esse feito só havia sido alcançado na edição 1987/88, quando os próprios Camponeeses sagraram-se campeões.

Além disso, o PSV alcançou o recorde de 18 atuações sem ser vazado, superando os 17 da temporada 2007/08.

Mais pontos
Com 84 pontos e podendo chegar aos 93, os Camponeses buscam, primeiro, alcançar o próprio recorde. Foram 88, na temporada 2014/15, quando acumulou 29 vitórias, um empate e quatro derrotas.

Já o recorde geral, desde que o triunfo passou a representar três pontos, é do Ajax, com 89 somados, na edição 1997/98.

Na temporada 1971/72, o Ajax, com 30 vitórias, três empates e somente uma derrota, conquistou 63 pontos, o que, no sistema de três pontos, equivaleria a um total de 93.

Maior saldo de gols
Até aqui, na atual edição, o PSV acumula 27 vitórias, três empates e somente uma derrota. Além disso, ainda ostenta o melhor ataque, com 103 gols, e a defesa menos vazada, com apenas 17 tentos sofridos.

Com 86 de saldo, ainda é possível ultrapassar a melhor marca, que pertence ao arquirrival Ajax. Na edição de 1997/98, terminou com 90.

Maior número de vitórias em uma mesma edição do Holandês
Caso vença os três jogos restantes, o PSV também pode se igualar ao Ajax, que, por duas vezes, conseguiu chegar ao recorde de 30 triunfos em uma mesma edição da Eredivisie. Isso ocorreu já faz bastante tempo, nas temporadas 1971/72 e 1972/73.

Ranking dos brasileiros com mais jogos pelo PSV

1º) Gomes – 181 jogos
2º) Romário – 148 jogos
3º) Marcelo – 136 jogos
4º) André Ramalho – 125 jogos
5º) Alex – 123 jogos
6º) Mauro Júnior – 122 jogos