Motivado após chegada do primeiro filho, brasileiro já treina forte para o evento na Cidade do México, em novembro, onde nunca lutou e enfrentará uma altitude de 2.250 metros

Sertanejo entrando

(Foto: Getty Images)

O lutador Felipe Sertanejo foi confirmado no UFC Fight Night 98 e irá encarar o mexicano Erik Perez, no dia 5 de novembro, na Cidade do México. Ambos os lutadores vêm de duas vitórias consecutivas no Ultimate e o combate promete ser um dos mais emocionantes do evento Dos Anjos X Ferguson.

Após baixar da categoria peso-pena (65,8kg) para o peso-galo (61,2kg), o atleta da Academia Chute Boxe Diego Lima obteve dois triunfos por finalização e agora tem a chance de emplacar, pela primeira vez na carreira, sua terceira vitória consecutiva na organização.

Animado, Felipe Sertanejo falou sobre a luta, que será a primeira após a chegada do filho Theo, que nasceu em julho. “Venho de duas boas vitórias e já estou treinando muito forte para conseguir mais uma. O Perez também fez duas ótimas lutas e é um cara muito duro. Ele lutará na casa dele com o apoio da torcida e será uma guerra, mas estou preparado para o que der e vier. É a minha primeira luta como pai, então tenho mais um ótimo motivo para vencer e dedicar ao meu filho”, afirmou o atleta.

Sobre a invencibilidade na categoria peso-galo, Sertanejo diz que se adaptou muito bem e que tem como objetivo chegar ao lugar mais alto. “Eu e a minha equipe da Chute Boxe Diego Lima pensamos muito antes de tomarmos essa decisão e acho que fizemos o certo. Estou me sentindo muito bem na nova categoria e o nosso objetivo é melhorar a cada luta para chegar nas cabeças e disputar o cinturão”, projetou o brasileiro, que, após baixar de peso, finalizou Jerrod Sanders, no segundo round, no dia 7 julho deste ano (UFC Fight Night: Dos Anjos x Alvarez), e Yves Jabouin, no primeiro round, em 23 de agosto de 2015 (UFC Fight Night Holloway x Oliveira), quando também conquistou o prêmio de performance da noite.

Altitude

Além da torcida e do adversário, que é o mais famoso lutador de MMA do país, Sertanejo enfrentará outra peculiaridade: a altitude da Cidade do México. Localizada a 2.250 metros acima do nível do mar, o ar rarefeito costuma causar desconforto em esportistas que visitam o local, como náuseas, dificuldades de respiração, dores de cabeça e tontura. Para minimizar o impacto, o paulista explica que fará uma preparação especial. “Pois é, além da torcida, que dizem ser tão apaixonada como a brasileira, tem a questão do ar. Isso é novidade para mim e já estamos elaborando um planejamento especial. Vamos ver qual será a melhor estratégia para amenizar os efeitos quando estiver lutando”, explicou o peso-galo, que enfrentará um atleta do México pela primeira vez na carreira.

Sobre o adversário

Apesar de ser mexicano, Perez também deve sofrer os efeitos da altitude. Natural de Monterrey, região que fica a 534 metros acima do nível do mar, “El Goyito” treina na cidade de Albuquerque, estado do Novo México, nos Estados Unidos, que está a 1.619 metros de altitude.

Com um bom jogo de chão, Perez possui um cartel de 16 vitórias e seis derrotas na carreira (seis vitórias e duas derrotas no UFC), sendo sete triunfos por finalização. Membro da academia Alliance MMA, o lutador treina com nomes conhecidos, como o campeão da categoria peso-galo, Dominick Cruz.

Assim como Sertanejo, o mexicano vem de duas vitórias seguidas: derrotou Francisco Rivera, em 30 de julho deste ano (UFC 201: Lawler x Woodley), e Taylor Lapilus, em 21 de novembro de 2015 (UFC Fight Night 78 – Magny x Gastelum), ambos por pontos.

O card do evento UFC México: Dos Anjos x Ferguson, sujeito a alterações, que será realizado no dia 5 de novembro, pode ser acessado aqui.

Felipe Arantes “Sertanejo”

Carreira
28 lutas
18 vitórias (sete por nocaute, seis por finalização e cinco por pontos)
7 derrotas (duas por finalização e cinco por pontos)
1 empate
2 lutas sem resultado

Lutas no UFC
9 lutas
5 vitórias (uma por nocaute, duas por finalização e duas por pontos)
3 derrotas (todas por pontos)
1 empate
1 bônus de performance da noite na vitória sobre o haitiano Yves Jabouin, em agosto de 2015, no UFC: Holloway x Oliveira