Titular nas cinco partidas do Brasil nos Jogos Olímpicos e um dos pilares defensivos da equipe, que ainda não sofreu gol na competição, lateral fala sobre o confronto contra a Alemanha, neste sábado, que vale a inédita medalha de ouro para o futebol masculino

(foto: Alexandre Schneider/ Getty Images)

No próximo sábado, a seleção brasileira tentará, mais uma vez, conquistar a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Para alcançar o objetivo, porém, a equipe do treinador Rogério Micale terá que vencer a forte equipe da Alemanha, que marcou 21 gols em cinco jogos no torneio e tem o melhor ataque da Rio 2016, à frente do Brasil, que balançou as redes adversárias 12 vezes.

Para impedir os gols alemães, no entanto, o Brasil conta com o excelente sistema defensivo, que ainda não foi vazado nas Olimpíadas. Se contar o amistoso preparatório contra o Japão, o time está há 540 minutos sem sofrer gol. Titular absoluto da equipe, o polivalente lateral Zeca, que, durante a competição, já atuou tanto na direita como na esquerda, falou sobre o ótimo desempenho da zaga brasileira.

“Desde os primeiros treinamentos, o elenco inteiro vem trabalhando muito forte e estamos alcançando nossos objetivos.  Conseguimos evoluir bem durante a competição e agora nossa equipe está bem equilibrada. Os gols estão saindo lá na frente e nós estamos segurando os adversários lá atrás. Futebol é isso, é a busca para encontrar o equilíbrio entre ataque e defesa e todos os jogadores são importantes nesse processo. Fico feliz em contribuir e ver que construímos um sistema eficiente”, analisou o camisa 2.

Sobre o poderoso ataque alemão, Zeca fez questão de elogiar o adversário, mas ressaltou a força da defesa brasileira e afirmou que os europeus também terão muito trabalho para segurar o quarteto ofensivo do Brasil, formado por Neymar, Gabriel, Gabriel Jesus e Luan. “Eles já marcaram vários gols e merecem muitos elogios. Nós sabemos que será um jogo bem complicado, o mais difícil até agora, mas já provamos que temos uma defesa bem sólida e será um belo confronto. E eles também precisam se preocupar com o nosso ataque. Temos jogadores rápidos, muito técnicos e não é fácil segurar”, previu o santista.

Sobre a expectativa de o duelo com os alemães marcar uma possível revanche em relação à goleada sofrida na semifinal da Copa do Mundo, em 2014, por 7 a 1, Zeca afirmou que não tem nada desse clima e afastou qualquer possibilidade de vingança. “Isso é mais para o torcedor. Claro que os dois países são os mesmos, mas estamos em outra competição, com jogadores completamente diferentes, e não existe esse clima de revanche. Estamos muito focados em conquistar nosso objetivo, que é a medalha de ouro. Esse é o pensamento de todos, nada além disso”, finalizou o jogador.

A estreia de Zeca pela seleção brasileira aconteceu no dia 15 de novembro do ano passado, na vitória sobre os Estados Unidos, por 5 a 1, em amistoso realizado no Mangueirão. Ao todo, o santista já jogou oito partidas pela equipe nacional, obteve cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota, por coincidência, na única vez em que iniciou no banco de reservas.

Dados de Zeca pela seleção brasileira
8 jogos
7 vezes como titular
5 vitórias
2 empates
1 derrota

Jogos Olímpicos: Brasil 6 x 0 Honduras
Data: 17/08/2016
Local: Estádio Maracanã – Rio de Janeiro, Brasil
Situação: Titular – atuou durante os 90 minutos

Jogos Olímpicos: Brasil 2 x 0 Colômbia
Data: 13/08/2016
Local: Arena Corinthians – São Paulo, Brasil
Situação: Titular – atuou durante os 90 minutos

Jogos Olímpicos: Brasil 4 x 0 Dinamarca
Data: 10/08/2016
Local: Estádio Mané Garrincha – Brasília, Brasil
Situação: Titular – substituído aos 28 minutos do segundo por Willian

Jogos Olímpicos: Brasil 0 x 0 Iraque
Data: 07/08/2016
Local: Estádio Mané Garrincha – Brasília, Brasil
Situação: Titular – atuou durante os 90 minutos

Jogos Olímpicos: Brasil 0 x 0 África do Sul
Data: 04/08/2016
Local: Estádio Mané Garrincha – Brasília, Brasil
Situação: Titular – atuou durante os 90 minutos

Amistoso: Brasil 2 x 0 Japão
Data: 30/07/2016
Local: Estádio Serra Dourada – Goiânia, Brasil
Situação: Titular – substituído aos 18 minutos do segundo tempo por Willian

Amistoso: Brasil 0 x 1 Nigéria
Data: 24/03/2016
Local: Estádio Kleber Andrade – Vitória, Brasil
Situação: Reserva – entrou aos 19 minutos do segundo tempo no lugar de Rodrigo Dourado

Amistoso: Brasil 5 x 1 Estados Unidos
Data: 15/11/2015
Local: Estádio Mangueirão – Belém, Brasil
Situação: Titular – substituído aos 23 minutos do segundo tempo por Fabinho