Titular nas três partidas da equipe nos Jogos Olímpicos, jogador reveza nas duas laterais e é um dos pilares defensivos da equipe do treinador Rogério Micale

(foto:Evaristo Sa/AFP)

O lateral Zeca é o típico jogador que todo treinador quer ter no elenco. Polivalente, o atleta mantém a regularidade em mais de uma posição e está comprovando essa versatilidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nas duas primeiras partidas do Brasil na competição, o camisa 2 iniciou na lateral-direita e terminou atuando na esquerda. A mudança não interfere no rendimento do santista, um dos pilares do sólido sistema defensivo brasileiro, que terminou a primeira fase do torneio como o único time que ainda não sofreu gol na Rio 2016.

Titular absoluto da equipe, Zeca falou sobre o fato de jogar nas duas laterais com a mesma segurança e naturalidade e vibrou pelo ótimo desempenho defensivo da equipe. “No Santos, eu atuo na esquerda, mas já joguei muito na direita e me sinto bem em ambas, a confiança e não muda. Nós trabalhamos duro durante a preparação para as Olimpíadas e fico muito satisfeito em ver que tudo o que fizemos nos treinos deu resultado e não tomamos nenhum gol. Estamos no caminho certo e temos que seguir evoluindo”, disse o jogador.

Após iniciar a Rio 2016 com dois empates e sofrer algumas críticas, a seleção goleou a Dinamarca, por 4 a 0, e terminou a primeira fase do torneio masculino na liderança do Grupo A, com cinco pontos. O lateral Zeca fez uma análise positiva da equipe e alertou para as dificuldades de uma competição mata-mata.

“No geral, acho que o nosso time foi bem. Nós começamos tendo algumas dificuldades nas duas primeiras partidas, mas acho que isso ajudou no desenvolvimento tático da equipe. Analisamos as falhas, vimos onde podíamos melhorar e, graças a Deus, conseguimos vencer bem a Dinamarca. Agora temos que seguir com foco total porque esse tipo de torneio curto não permite erros. Nosso grupo é muito bom e todo mundo está consciente de que precisamos trabalhar cada dia mais para seguir em busca da inédita medalha de ouro”, analisou o jogador.

O próximo compromisso do Brasil na Rio 2016 será no sábado, às 22h, contra a Colômbia, na Arena Corinthians, pelas quartas de final da competição. Quem vencer, passa às semifinais dos Jogos Olímpicos.

Se depender dos dados de Zeca na seleção, a torcida brasileira pode ficar esperançosa. Nas cinco partidas em que iniciou como titular, a equipe venceu três e empatou duas. Na única vez em que o lateral começou no banco de reservas e entrou no decorrer do jogo, no entanto, o Brasil acabou perdendo para a Nigéria.

Dados de Zeca pela seleção brasileira
6 jogos
5 vezes como titular
3 vitórias
2 empates
1 derrota

Jogos Olímpicos: Brasil 4 x 0 Dinamarca
Data: 10/08/2016
Local: Estádio Mané Garrincha – Brasília, Brasil
Situação: Titular – substituído por Willian aos 28 minutos do segundo tempo minutos

Jogos Olímpicos: Brasil 0 x 0 Iraque
Data: 07/08/2016
Local: Estádio Mané Garrincha – Brasília, Brasil
Situação: Titular – atuou durante os 90 minutos

Jogos Olímpicos: Brasil 0 x 0 África do Sul
Data: 04/08/2016
Local: Estádio Mané Garrincha – Brasília, Brasil
Situação: Titular – atuou durante os 90 minutos

Amistoso: Brasil 2 x 0 Japão
Data: 30/07/2016
Local: Estádio Serra Dourada – Goiânia, Brasil
Situação: Titular – substituído aos 18 minutos do segundo tempo por Willian

Amistoso: Brasil 0 x 1 Nigéria
Data: 24/03/2016
Local: Estádio Kleber Andrade – Vitória, Brasil
Situação: Reserva – entrou aos 19 minutos do segundo tempo no lugar de Rodrigo Dourado

Amistoso: Brasil 5 x 1 Estados Unidos
Data: 15/11/2015
Local: Estádio Mangueirão – Belém, Brasil
Situação: Titular – substituído por Fabinho aos 23 minutos do segundo tempo