Titular absoluto do Peixe na vitoriosa campanha estadual, lateral-esquerdo só ficou de fora do empate em 1 a 1 com o São Paulo, na Vila Belmiro, pois estava servindo a seleção olímpica 

(foto: Ivan Storti/Santos FC)

Após quase ser negociado com o Columbus Crew, dos Estados Unidos, em 2015, o lateral-esquerdo Zeca viu a sua carreira deslanchar com a chegada de Dorival Junior, no ano passado, e, atualmente, é um dos homens de confiança do treinador. Prova disso é que durante a vitoriosa campanha do Peixe no Campeonato Paulista, que garantiu o 22º título do torneio ao clube do litoral, o lateral-esquerdo jogou 18, das 19 partidas da equipe na competição. E não foi substituído em nenhuma. A única vez que o jogador esteve ausente foi no empate em 1 a 1 com o São Paulo, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada. Na ocasião, o camisa 37 havia sido convocado para a seleção olímpica.

A ótima performance no estadual fez com que Zeca aparecesse na seleção do paulistão, elaborada pela Federação Paulista de Futebol. Feliz pela reviravolta na carreira, o lateral faz questão de agradecer a confiança do treinador Dorival Junior e do auxiliar Lucas Silvestre, filho do técnico.

“Todo mundo sabe o carinho que tenho pelo Santos e fico muito feliz em poder retribuir tudo o que o clube sempre fez por mim. Graças a Deus, pude jogar quase todas as partidas e consegui ajudar o time na conquista de mais um título importante. Não posso deixar de agradecer a confiança que o treinador Dorival Junior e o Lucas Silvestre sempre me deram. Desde o primeiro dia deles aqui, me ajudaram demais e me deram vários conselhos. Eles foram para fora, estudaram, aprenderam bastante e agora estão passando para nós. A nossa equipe evoluiu demais com a chegada deles e temos que seguir assim”, afirmou o jogador, que foi revelado pelo clube da baixada e já conquistou dois Campeonatos Paulistas (2015 e 2016) e um vice-campeonato da Copa do Brasil (2015).

No próximo sábado, o Santos inicia a luta pelo Campeonato Brasileiro contra o Atlético Mineiro, em Minas Gerais, e Zeca espera manter as ótimas atuações e a grande assiduidade. “No Campeonato Brasileiro não tem um jogo fácil. É um dos campeonatos mais equilibrados do mundo e a regularidade é fundamental para um time ser campeão. Espero seguir ajudando o Santos e que a gente consiga manter o bom nível de jogo que apresentamos no Paulista. Nós estamos muito focados, sabemos que é muito importante iniciar o Brasileiro com bons resultado e iremos atrás disso”, afirmou o lateral.

Além de ser titular absoluto do Santos, Zeca tem boas chances de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Desde o segundo semestre do ano passado, o lateral tem sido constantemente convocado para a seleção olímpica nacional. Nas últimas três listas, seu nome foi lembrado e o jogador chegou a atuar duas vezes. Foi titular na vitória sobre os Estados Unidos, por 5 a 1, em novembro de 2015, em Belém, e entrou no segundo tempo na derrota para a Nigéria, por 1 a 0, em março deste ano, em Vitória.

As boas atuações do jovem jogador não só lhe levaram à seleção olímpica como também despertaram o interesse de clubes da Europa, como o Atlético de Madrid. Recentemente, alguns jornais destacaram um suposto interesse da equipe espanhola pelo jogador. Focado, o lateral garante que só pensa em trabalhar e ajudar o Santos no restante da temporada. “Eu não me preocupo com isso. Para mim, não chegou nada e deixo isso nas mãos dos meus empresários, do pessoal da OTB. Estou muito feliz no Santos e só penso em conquistar mais títulos pelo clube”, afirmou.

Desde que estreou pelo profissional do Santos, Zeca jogou 72 partidas e marcou um gol. Nesta temporada, o lateral fez 18 jogos oficiais (todos pelo Paulista) e deu uma assistência. O camisa 37 também participou do amistoso contra o Bahia, em janeiro, que terminou empatado em 2 a 2.