Lateral-esquerdo chegou a quatro gols, no atropelo de 5 a 0 sobre o arquirrival, e vive a temporada mais artilheira como profissional

Dois dias após receber a notícia da convocação para defender a Seleção Brasileira, nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, o lateral-esquerdo Wendell consolidou, no último domingo (3), a semana perfeita como jogador. O atleta marcou um belo gol na goleada de 5 a 0 do Porto sobre o arquirrival Benfica, no Estádio do Dragão, pelo Campeonato Português.

”Sem dúvida nenhum, essa última semana foi perfeita pra mim, pra minha família e para todos aqueles que torcem por mim. Marcar mais um gol pelo Porto, ainda mais em um clássico, contra o nosso maior rival, dias depois de saber que voltaria a defender a seleção brasileira, é algo maravilhoso. Estou vivendo um momento muito legal e nada disso seria possível sem o meu esforço e a ajuda de toda a minha equipe de trabalho. Há algum tempo, abri mão de muitas coisas e me tornei um atleta bem mais profissional. Tenho um responsável que controla até o meu sono. E, agora, estou colhendo frutos de toda essa dedicação e foco. Preciso continuar assim e permanecer com os pés no chão, seguir fazendo um bom trabalho dia a dia aqui no Porto para para manter o nível e chegar bem preparado para os jogos da seleção”, afirmou.

Wendell marcou o terceiro gol do clássico. O camisa 18 recebeu na intermediária, tabelou com Galeno e, da entrada da área, finalizou de primeira. A bola ainda desviou na marcação e entrou. Essa foi a sétima bola na rede do brasileiro pelo Porto, sendo a quarta na atual temporada, que já é a mais artilheira como atleta profissional.

Com o resultado, o Porto, terceiro colocado, chegou aos 52 pontos e se aproximou um pouco do Benfica, que tem 58 e é o segundo. O Sporting lidera a competição, com 59, e possui uma partida a menos.

”Realmente, estou vivendo uma fase muito boa. O mister confia muito em meu futebol, me dá liberdade de campo e tenho feito gols, dado assistências e ajudado o Porto, que é o que mais importante de tudo. Comemoramos muito a vitória de ontem, que, como eu falei, foi contra o nosso maior rival e a torcida queria muito essa vitória, mas agora já precisa olhar pra frente. Se a gente mantiver o foco e a concentração, dá pra brigar pelo título. Na sexta, já temos outro desafio com o Portimonense e não podemos mais perder nenhum ponto até o final da competição”, declarou o camisa 18.

Com grandes atuações no Campeonato Português e na Champions League, onde os Dragões estão nas oitavas de final e venceram o jogo de ida diante do Arsenal, por 1 a 0, Wendell vive o seu melhor momento. Na atual temporada, foram 23 atuações, com quatro bolas na rede e duas assistências.

Ao todo, o brasileiro já disputou 94 jogos pelo Porto, marcou sete gols, deu oito assistências e conquistou cinco títulos: Primeira Liga (2021/22), Taça de Portugal (2021/22 e 2022/23), Taça da Liga (2022/23) e Supertaça de Portugal (2022).

O lateral vem sendo elogiado pela imprensa portuguesa e internacional por sua evolução defensiva e, principalmente, a continuidade na participação ofensiva, aparecendo bastante na construção das jogadas e finalizações.

A prova de seu bom momento aparece nos números do SofaScore, plataforma especializada em dados e estatísticas. De acordo com as informações divulgadas no final de semana, o camisa 18 possui a melhor média dentre todos os defensores da Liga: 7,41.

Até o momento, foram 16 jogos, quatro gols, uma assistência, 20 passes decisivos, 66% dos duelos ganhos, 82 bolas recuperadas, 29 desarmes, 21 faltas cometidas e 29 sofridas.

Como recompensa pelo bom trabalho, Wendell foi convocado por Dorival Júnior para defender o time principal do Brasil pela segunda vez, nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março, na Europa. A outra foi em 2016, há quase oito anos, ainda sob o comando de Tite.

Por diversas vezes, Wendell também esteve presente nas equipes de base da seleção e participou de todo o ciclo olímpico para a edição dos Jogos Rio 2016, no Rio de Janeiro, mas acabou ficando de fora do torneio por conta de uma grave lesão no tornozelo.