Um dos principais nomes da vitoriosa história recente do Galo, lateral-esquerdo alcançou o número na vitória de 2 a 0 sobre o São Paulo, no último final de semana

Imagem: Triple Comunicação/ Divulgação

Desde quando retornou ao Brasil e fez a sua estreia pelo Atlético Mineiro, contra o Unión Santa Fe, pela Copa Sul-Americana, no dia 6 de fevereiro de 2020, Guilherme Arana tornou-se um dos destaques do futebol do país. De lá pra cá, o jogador acumulou ótimas atuações, gols, assistências, seis títulos pelo Galo e diversas convocações para as seleções olímpica e principal. O jogador, aliás, era um dos cotados para defender o Brasil na última Copa do Mundo, realizada no Catar, mas a fatídica lesão, sofrida no duelo com o Red Bull Bragantino, pela 26ª rodada da edição passada do Brasileirão, adiou o sonho do atleta.

Muito respeitado e admirado pela torcida atleticana, Guilherme Arana completou 150 jogos pelo clube, na vitória de 2 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi, no último final de semana. Com mais um boa apresentação, o lateral ajudou o time a encerrar o jejum sem triunfos e comemorou a marca individual.

”Nós já vínhamos jogando bem, mas os resultados não estavam acontecendo. Ontem, fizemos mais um bom jogo, de forma coletiva, e alcançamos a vitória, contra um time bem forte em um estádio lotado. Nossa equipe está de parabéns. E fico muito feliz e honrado em alcançar essa marca de 150 jogos pelo Galo. Me sinto um cara privilegiado por fazer parte da história desse clube tão vitorioso e só tenho que agradecer por tudo o que vem acontecendo na minha vida profissional e pessoal”, afirmou.

”Já estou no meu quarto ano aqui e poderia até ter mais jogos, mas, infelizmente, sofri uma lesão, que me afastou dos campos por um longo período, mas tudo serve como aprendizado. Nesse tempo fora, só quem esteve ao meu lado no dia a dia sabe como eu me dediquei, demais, para voltar mais forte, mas o lado bom é que pude ficar bastante com a minha família e meus filhos. E isso me fez amadurecer muito. Agora, estou bem motivado para ajudar o Atlético a seguir em busca de mais títulos”, disse.

Na próxima quarta-feira, Arana já terá outro grande desafio pela frente. O Galo visitará o Palmeiras, pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Na partida de ida, os paulistas venceram por 1 a 0 e, em São Paulo, a equipe mineira precisa superar o rival por um gol para levar a decisão para os pênaltis. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, garantirá a vaga entro os oito melhores times da América. Qualquer outro resultado fará o rival seguir adiante na competição.

”O Palmeiras, assim como nós, é um dos times mais fortes da América e o sorteio fez com que as equipes se enfrentassem. O jogo em Minas foi bem equilibrado e eles saíram com a vitória, mas não tem nada perdido. Muito pelo contrário. Acredito que será outra partida bem complicada, para ambas as equipes, e qualquer uma pode sair com a vitória. Sabemos das dificuldades, mas confio no elenco e no trabalho que tem sido feito. Entraremos em campo para dar o nosso melhor e não mediremos esforços para lutar pela vaga até o último segundo”, concluiu.

Em seu quarto ano pelo Atlético Mineiro, Guilherme Arana já realizou 150 jogos, marcou 14 gols, deu 26 assistências e foi fundamental nas conquistas de três títulos estaduais (2020, 2021 e 2022), do Campeonato Brasileiro (2021), da Copa do Brasil (2021) e da Supercopa do Brasil (2022).

Seu grande desempenho em Belo Horizonte, aliás, o levou a ganhar diversos prêmios individuais, como o troféu da seleção Bola de Prata, em 2020 e 2021, e o de melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro, também em 2020 e 2021, pela CBF (honraria que já havia recebido, em 2017, quando atuava pelo Corinthians). Além disso, conquistou o Troféu Mesa Redonda de 2020 e fez parte da equipe ideal do Campeonato Mineiro de 2021 e 2022 e da Libertadores de 2021.

Nesse mesmo período, o jogador acumula diversas convocações para as seleções olímpica e principal. Em 2021, aliás, o atleta sagrou-se campeão olímpico, nas Olimpíadas do Japão.

Guilherme Arana pelo Atlético

2023
11 jogos
1 assistência

2022
42 jogos
3 gols
8 assistências

2021
49 jogos
5 gols
7 assistências

2020
48 jogos
6 gols
10 assistências

Títulos

Campeonato Brasileiro – 2021
Copa do Brasil – 2021
SuperCopa do Brasil – 2022
Campeonato Mineiro – 2020, 2021 e 2022