Com as duas bolas na rede, na goleada de 4 a 1 no San-São, atacante chega a 57 gols marcados pelo Tricolor, sendo cinco contra o Peixe, ultrapassa compatriota Antonio Sastre e vira o sexto principal goleador da equipe no Século XXI

Os dois gols de Jonathan Calleri, na goleada de 4 a 1 sobre o Santos, no último domingo, no Morumbi, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, fizeram com que o centroavante marcasse, ainda mais, seu nome na história do clube. Além de o resultado ter colocado o São Paulo no G-4 da competição, o argentino alcançou números expressivos com a camisa do clube.

Autor dos dois primeiros tentos do confronto, o atacante se tornou o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do Tricolor, com 57 gols, superando o compatriota Antonio Sastre, que anotou 56, na década de 40.

”Muito feliz por ter marcado dois gols e por ter ajudado o São Paulo a vencer mais um jogo importante, ainda mais por ser um clássico contra o Santos. Nosso time vem numa crescente muito boa e acredito que essa partida foi outra ótima atuação coletiva, assim como já tinha sido contra o Palmeiras. Estamos vivendo um grande momento e isso nos dá cada vez mais mais confiança para seguirmos trabalhando em busca dos nossos objetivos, que são os títulos”, declarou.

O líder do ranking de goleadores do São Paulo é o uruguaio Pedro Rocha, com 119 bolas na rede. Se levarmos em conta a média de gols de cada um, porém, Calleri só fica atrás de Sastre. O centroavante possui o desempenho de um tento a cada 2,5 jogos, contra um gol a cada 2,3 partidas de Sastre. Já Pedro Rocha, ostenta uma bola na rede a cada 3,3 atuações.

Santos se torna a maior vítima de Calleri pelo São Paulo
De quebra, com os dois gols de ontem, o Santos passa a ser a maior vítima de Calleri pelo São Paulo, superando os quatro tentos sofridos pelo Trujillanos, da Venezuela, em um único jogo, durante a primeira passagem do argentino pelo clube, em 2016, na goleada de 6 a 0, pela Libertadores.

O clube da baixada já sofreu cinco gols do camisa 9, todos eles em sua atual passagem pelo Tricolor e anotados nos últimos quatro duelos entre as duas equipes, no Morumbi. Foram quatro pelo Brasileiro (um em 2021, um em 2022 e dois na atual edição da competição) e outro no Paulista deste ano.

Artilheiro do elenco em 2023 e sexto maior goleador no Século XXI
Calleri também passou a ser o artilheiro do atual elenco, em 2023. Com nove bolas na rede, ele deixou para trás Luciano e Galoppo, que somam oito cada.

E tem mais! Agora, o centroavante também já aparece em sexto no ranking de artilharia da equipe no Século XXI. Está à frente de Hernanes, com 56, e a três do companheiro Luciano. Luis Fabiano é o líder, com 212 tentos.

Contudo, se levarmos em consideração a média de gols, o atual atacante do time só é superado por França (1,26) e o Fabuloso (1,66).

”Em todas as minhas entrevistas, sempre faço questão de ressaltar o amor e carinho que tenho por esse clube. Poder alcançar essas marcas especiais e ver meu nome ao lado de grandes ídolos do São Paulo me deixam bastante orgulhoso e honrado. Como sempre digo, me dedico, diariamentente, para poder dar o meu melhor ao São Paulo e, ao lado dos meus companheiros, fazer de tudo para deixar nossos nomes registrados na história do clube com títulos. Para isso, temos que continuar trabalhando com seriedade e bastante foco. Estamos no caminho certo para alcançar nossos objetivos”, ressaltou o maior artilheiro estrangeiro da história do Tricolor no Campeonato Brasileiro, com 32 gols.

Números gerais
Com os dois gols marcados no clássico, Calleri chegou a 41 gols na sua segunda passagem pelo São Paulo. Desde 2020, quando retornou ao clube, o centroavante ainda deu 13 assistências em 112 jogos

Somando as duas passagens, Calleri já atuou em 143 partidas, marcou 57 gols e deu 16 assistências. Ou seja, tem a impressionante média de uma participação direta em gol a cada praticamente dois jogos (1,95).

Números de Calleri pelo São Paulo
143 jogos
57 gols
16 assistências

Maiores artilheiros estrangeiros do São Paulo
1º – Pedro Rocha (Uruguai) – 119 gols em 393 jogos
2º – Calleri (Argentina) – 57 gols em 143 jogos
3º – Sastre (Argentina) – 56 gols em 129 jogos

Maiores vítimas de Calleri pelo São Paulo
5 gols: Santos
4 gols: Trujillanos
3 gols: Água Santa, Athletico-PR, Ceará, Coritiba, Corinthians e Flamengo

Maiores artilheiros do São Paulo no Século XXI
1º Luís Fabiano – 212 gols em 352 jogos
2º Rogério Ceni – 112 gols em 906 jogos
3º França – 69 gols em 87 jogos
4º Dagoberto – 61 gols em 241 jogos
5º Luciano – 60 gols em 174 jogos
6º Calleri – 57 gols em 143 jogos
7º Hernanes – 56 em 330 jogos

Maiores artilheiros do São Paulo na era dos pontos corridos
1º – Luís Fabiano: 80 gols
2º – Rogério Ceni: 58 gols
3º – Luciano: 37 gols
4º – Dagoberto: 35 gols
5º – Calleri e Hernanes: 32 gols