Destaque do Palmeiras foi convocado por Marcelo Broli na primeira data Fifa, após a Copa do Mundo do Catar. Lateral já soma sete jogos pela Celeste

O lateral-esquerdo Joaquín Piquerez recebeu uma excelente notícia, na última quinta-feira (16), enquanto se prepara para o jogo da semifinal do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e Ituano, domingo (19), no Allianz Parque. O jogador foi convocado pelo técnico interino Marcelo Broli para defender a seleção uruguaia, na primeira data Fifa após a Copa do Mundo, nos amistosos contra Japão e Coreia do Sul, nos próximos dias 24 e 28, respectivamente, na Ásia.

Muito feliz pelo retorno à Celeste, Piquerez agradeceu a oportunidade e dedicou o momento aos companheiros de clube e seus familiares. “Defender o Uruguai é sempre um orgulho e uma honra muito grande. Todo jogador tem o objetivo de atuar pela seleção do seu país e comigo, claro, não é diferente”, afirmou.

“Quero agradecer a confiança do treinador e, em especial, ao Palmeiras e a todos os meus companheiros e funcionários de clube. A minha família também é fundamental para eu poder desempenhar o meu trabalho da melhor maneira possível e sem preocupação. Todos têm uma parcela muito grande de contribuição não somente nessa convocação, mas no momento que estou vivendo. Continuarei trabalhando com muita dedicação para poder representar o meu país mais e mais vezes”, completou.

Nascido em Montevidéu, Piquerez já disputou sete jogos com a camisa da seleção uruguaia e deu uma assistência, na vitória sobre a Bolívia, em setembro de 2021, pelas Eliminatórias para o Mundial do Catar.

Depois de atuar em seu país com as camisas do Defensor Sporting, River Plate e Peñarol, Piquerez chegou ao Palmeiras, em agosto de 2021, e, rapidamente, conquistou a posição de titular, tornando-se peça-chave da equipe comandada por Abel Ferreira.

O lateral, inclusive, entrou para a história do Verdão. Primeiro, por ter sido um dos destaques da conquista da Libertadores de 2021, com atuações decisivas nos duelos com o Atlético-MG, na semifinal, e diante do Flamengo, na decisão, onde teve o privilégio de erguer a taça “dentro de casa”, no Estádio Centenário. Já na última temporada, se tornou, ao lado de Merentiel, o primeiro uruguaio a vencer o Brasileiro pelo clube.

Ao todo, Piquerez já soma 80 jogos pelo Palmeiras, número que já o coloca como o terceiro uruguaio que mais defendeu o clube, atrás apenas de Villadoniga (138) e Diogo (140). Até aqui, marcou dois gols, deu seis assistências e, além da Libertadores e do Brasileiro, conquistou outros três títulos: Recopa Sul-Americana (2022), Paulista (2022) e Supercopa do Brasil (2023).