Natural de São Paulo, centroavante ganhou projeção com a camisa do Oeste, atuou pelo futebol japonês e brilhou nos Estados Unidos antes de chegar ao Galo, neste ano

O atacante Fábio, de 24 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador, que marcou o gol da classificação do Atlético-MG às oitavas de final da Copa do Brasil, no último fim de semana, definiu a contratação da empresa nos últimos dias. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Futebol na rua e Ronaldo Fenômeno como grande ídolo
Vindo de família humilde, Fábio nasceu e viveu boa parte da sua infância em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Apaixonado por futebol desde sempre, começou a dar os seus primeiros chutes, ainda criança, na rua, com os amigos.

O jeito diferente com que pegava na bola e a intimidade com o objeto inseparável era nítido. Apesar disso, o garoto só foi ter a sua primeira chance em um clube, aos 16 anos, e graças a um amigo, conhecido por todos como Kibinho, que tinha contatos no Nacional e o levou para fazer um teste.

Fã incondicional de Ronaldo Fenômeno, que o levou, inclusive, a fazer o icônico corte “cascão”, eternizado pelo jogador antes da final da Copa do Mundo de 2002, Fábio se inspirou na história de superação do ex-atacante para nunca desistir dos seus sonhos.

Início no Nacional-SP e vários obstáculos superados antes de se destacar no Oeste
Foi com essa força de vontade, que veio a sua aprovação no Nacional, chegando, inicialmente, para atuar como meia. Por conta da sua alta estatura, contudo, foi puxado para jogar como centroavante. Adiantado, se destacou ainda mais, com boas atuações, gols e assistências.

O caminho até a realização do sonho de infância, o de defender um clube de expressão nacional, algo que está sendo realizado no Atlético-MG, contudo, não foi fácil. Antes de se projetar no cenário do futebol brasileiro, vestindo a camisa do Oeste, em 2019, Fábio precisou superar vários outros obstáculos.

Ainda na base, o atacante se transferiu para o Osasco Audax, onde atuou pelo sub-20, até fazer sua estreia como profissional, em 2017. No fim da mesma temporada, foi para o Oeste e, logo no início de 2018, acabou sendo emprestado para o Carlos Renaux.

No clube catarinense, Fábio viveu as maiores dificuldades de sua vida profissional. Adversidades essas que o fizeram amadurecer rapidamente. Além de voltar a conviver com o fato de ficar meses sem receber salários, chegou a se alimentar apenas de arroz, feijão e salsicha por não ter condições de custear uma refeição melhor. Por conta disso, pensou em desistir da carreira, mas foi demovido da ideia graças ao apoio incondicional da família.

Mesmo diante disso tudo, o jovem centroavante fez bons jogos e marcou gols pela terceira divisão do Campeonato Catarinense, antes de decidir retornar para São Paulo e treinar por conta própria. Foi nesse período, que, por intermédio de um amigo do seu avô, conseguiu um contrato com o Oeste e retornou ao clube.

Vice-artilharia da Série B e primeiras experiências no exterior
A partir daí, as coisas começaram a fluir positivamente na carreira de Fábio. Em 2019, o atacante chamou a atenção de todos, ao marcar 15 gols em 32 partidas somente pela Série B, sendo o vice-artilheiro da competição nacional pelo Oeste.

Com o bom desempenho, o grandalhão de 1,92m, despertou o interesse de vários clubes e o que fez ter a sua primeira chance no exterior. Emprestado ao Albirex Niigata, do Japão, marcou cinco gols e deu três assistências em 19 jogos disputados entre fevereiro e outubro de 2020. De volta ao Oeste, ainda no mesmo ano, ajudou a equipe com mais cinco bolas na rede e dois passes decisivos em 15 duelos.

Em 2021, mais um empréstimo e uma nova experiência no futebol internacional, dessa vez, no New York Red Bulls, dos Estados Unidos. Na MLS, Fábio foi um dos responsáveis por ajudar o time a chegar aos playoffs, algo que poucos acreditavam que aconteceria no início da temporada. Foram sete gols e outras sete assistências, de acordo com estatísticas oficiais da competição, em 31 jogos.

Chegada ao Galo
Depois de mais uma temporada bem positiva, Fábio acertou com o Atlético-MG, no início deste ano, assinando contrato até o fim de 2025.

Desde então, o camisa 9 disputou 10 jogos, sendo oito no Campeonato Mineiro, onde ajudou a equipe com dois gols e uma assistência a conquistar o título estadual, e ainda ergueu a taça da Supercopa do Brasil.

Perfil

Nome completo: Fábio Roberto Gomes Netto
Posição: Atacante
Nascimento: 25/05/1997 (24 anos)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Altura: 1,92m
Peso: 84kg
Clubes: Osasco Audax (2017), Oeste (2017 / 2019 / 2020), Carlos Renaux (2018), Albirex Niigata (2020), NY Red Bulls (2021) e Atlético-MG (desde 2022)
Instagram: @_fabio9_