Presente desde o início do projeto entre o Massa Bruta e a empresa de bebidas, defensor se consolidou como um dos grandes nomes da posição no país e, hoje, disputa uma vaga entre os atletas que irão para a Copa do Mundo

Depois de ter feito história ao vencer o Nacional, do Uruguai, em seu primeiro jogo na história na Copa Libertadores da América, o Red Bull Bragantino volta a campo, nesta quinta-feira (14), para enfrentar o Vélez Sarsfield, às 21h (de Brasília), no estádio José Amalfitani, pela segunda rodada do Grupo C. E para retornar da Argentina com mais um bom resultado, a equipe contará com um de seus principais destaques, o zagueiro Léo Ortiz.

Titular absoluto, desde o início da parceria entre o Massa Bruta e a empresa de bebidas, em 2019, o defensor segue em franca evolução em sua quarta temporada no clube, sendo um dos líderes do elenco dentro e fora de campo, referência técnica do time e um dos principais defensores do país, com direito a convocações recentes para a Seleção Brasileira e presente no radar de Tite para a disputa da Copa do Mundo do Qatar.

Na última semana, Léo Ortiz entrou para a seleção do Campeonato Paulista e foi o único jogador de linha presente na equipe ideal da competição estadual por dois anos consecutivos. O seleto time, mais uma vez, foi definido em votação dos próprios capitães e treinadores dos 16 clubes que disputaram o torneio, além de jornalistas. O que valoriza, ainda mais, a ótima fase do camisa 3, que já entrou em campo 14 vezes em 2022.

”São vários os momentos marcantes que eu e todos no clube estamos vivendo aqui no Red Bull Bragantino. Nas últimas temporadas, estamos elevando o nível de competitividade e, hoje, brigamos pelas primeiras posições em todos os campeonatos que disputamos. Ter sido eleito, novamente, para o time ideal do Campeonato Paulista, a principal competição estadual do Brasil, me enche de orgulho. Mostra que sigo no caminho certo e que o meu trabalho tem sido reconhecido por colegas de profissão e jornalistas. Mas nada disso seria possível sem a ajuda dos meus companheiros e da comissão técnica”, afirmou.

”Na semana passada, tivemos outro grande fato marcante na história do clube. Conseguimos conquistar a primeira vitória da história do Red Bull Bragantino na Libertadores. E logo contra uma equipe tão tradicional e forte como é a do Nacional. Isso só demonstra que o projeto tem sido muito bem elaborado por todos e que o clube está se consolidando no cenário nacional e internacional”, avaliou.

Depois do empate em 2 a 2 com o Juventude na estreia do Brasileiro, sem Léo Ortiz em campo, poupado, o time comandado por Maurício Barbieri já está totalmente focado na Libertadores. E a expectativa de todos dentro do clube é a melhor possível, para ambas as competições.

”Por todo o trabalho que vem sendo feito, estamos muito otimistas. Podemos ir longe na Libertadores e conseguir superar a campanha do ano passado no Brasileiro, quando ficamos em sexto lugar. Mantivemos a base do time e alguns reforços chegaram para melhorar, ainda mais, o nosso elenco. Por isso, vejo o time brigando por títulos. Sabemos que o jogo de amanhã não será fácil, mas esperamos voltar para o Brasil com um bom resultado”, finalizou.

Até aqui, Léo Ortiz já disputou 139 partidas, sendo 136 como titular, e balançou as redes em oito oportunidades. Além disso, ajudou a equipe a sair de campo 48 vezes sem sofrer gols e, ao todo, foram 135 tentos tomados com ele em campo, o que representa uma média inferior a um por confronto (0,97).

Protagonista no Red Bull Bragantino
Revelado no Internacional e com passagens por Sport e Red Bull Brasil, Léo Ortiz chegou ao Massa Bruta, em 2019, para ser um dos pilares da parceria entre a empresa austríaca e o Bragantino. E não decepcionou. Logo no primeiro ano, foi um dos principais nomes da campanha do título da Série B do Brasileirão, ajudando o time não somente a terminar a competição com a defesa menos vazada, mas, também, contribuindo com três gols para que a equipe tivesse o melhor ataque do torneio.

Em 2020, o camisa 3 manteve o alto nível. No primeiro semestre, ajudou o time a terminar a fase de grupos do Paulista com a melhor campanha geral e fez o gol do título do Troféu do Interior, na decisão, diante do Guarani. Já na boa campanha no Brasileirão, se destacou como o maior desarmador (46) e interceptador (25), dentre todos os defensores que disputaram a competição, segundo dados do Footstats. Além disso, marcou três gols, foi o terceiro da sua posição com mais finalizações (17) e terminou o torneio com uma baixa média de faltas cometidas (0,6).

Em 2021, o zagueiro evoluiu, ainda mais. No Campeonato Paulista, entrou para a seleção da competição e foi fundamental para que o time terminasse a primeira fase com a defesa menos vazada, com apenas sete gols sofridos em 12 partidas.

No segundo semestre, Léo Ortiz foi um dos destaques do Red Bull Bragantino, que terminou o Brasileirão em sexto lugar e avançou à final da Copa Sul-Americana. Nas duas competições, o zagueiro entrou para a seleção do campeonato. De quebra, ainda chegou à sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, durante a Copa América, e foi lembrado novamente por Tite, em setembro, para as partidas das Eliminatórias.

O fato, aliás, fez com que Léo Ortiz se tornasse o primeiro atleta do Massa Bruta a ser chamado para a seleção principal desde o início da parceria entre o clube e a empresa. Se contarmos toda a história do time de Bragança Paulista, o último atleta convocado havia sido Alberto Félix, em amistoso às vésperas da Copa do Mundo de 1994.

Vivendo o melhor momento da sua carreira, Léo Ortiz segue sendo um dos principais destaques da equipe, que, nesta temporada, chegou à semifinal do Paulista, novamente com o defensor eleito para a seleção ideal do torneio, e estreou com vitória na fase de grupos da Libertadores.