Lusa depende de uma vitória simples na última rodada da fase de grupos da competição estadual para avançar às quartas de final

Nesta semana, Fernando Marchiori completou 15 meses como técnico da Portuguesa. O profissional chegou ao clube em fevereiro de 2020 e, desde então, vem realizando um excelente trabalho. Na Série A2 do Campeonato Paulista do ano passado, tirou a equipe da zona de rebaixamento e levou às quartas de final do torneio. No segundo semestre, com uma campanha irretocável, conduziu a Lusa ao título da Copa Paulista. Agora, na atual edição da A2 do Paulistão, entra na última rodada da fase de grupos dependendo apenas das suas próprias forças para se classificar para o mata-mata.

Uma vitória simples diante do Audax, neste sábado (15), às 15h (de Brasília), no Canindé, já será o suficiente para colocar o time no G-8. Isso graças a evolução do time depois da paralização do Paulista por conta da pandemia. Desde então, a Portuguesa disputou dez jogos. Conseguiu quatro vitórias, cinco empates e foi derrotada apenas uma vez. Na última rodada, goleou o EC São Bernardo pelo placar de 5 a 0.

O duelo diante do time do ABC Paulista, aliás, foi o 40º consecutivo de Marchiori na Lusa, fato que o torna o quinto treinador com mais partidas em tempo ininterrupto no clube neste século, atrás agora apenas de Candinho (47), Giba (48), Jorginho (74) e Vagner Benazzi (117).

”Tivemos um início de campeonato bem complicado. Oscilamos um pouco e acabamos sofrendo com as lesões de jogadores importantes do nosso elenco. No fim, a parada acabou sendo boa para nós porque deu pra corrigir algumas coisas importantes. Desde que retornamos, vejo o time melhor e evoluindo cada vez mais”, afirmou Marchiori.

”A equipe se portou muito bem nos últimos jogos e agora chegamos na última rodada dependendo só de nós para garantirmos a classificação. Trabalhamos bastante nesses últimos dias porque sabemos da importância de entrarmos super concentrados diante do Audax. Precisamos dessa vitória porque iremos conquistar o nosso primeiro objetivo, que é a vaga entre os oito melhores”, completou.

Desde que assumiu o comando da equipe, Fernando Marchiori acumula 22 vitórias, 11 empates e sete derrotas, o que resulta um bom aproveitamento de 64,1%.

Antes de virar técnico, vale lembrar, Marchiori foi jogador e iniciou a sua carreira nas categorias de base da Portuguesa, em 1993. Pela Lusa, o meia teve suas primeiras chances na equipe principal e ainda foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20.

Técnicos com mais jogos consecutivos na Portuguesa no século XXI
Vagner Benazzi – 117 jogos seguidos entre 2006 e 2008
Jorginho – 74 jogos seguidos entre 2011 e 2012
Giba – 48 jogos seguidos entre 2005 e 2006
Candinho – 47 jogos seguidos entre 2001 e 2002
Marchiori – 40 jogos seguidos entre 2020 e 2021

Dados de Fernando Marchiori pela Portuguesa
40 jogos
22 vitórias
11 empate
7 derrotas
64,1% de aproveitamento
59 gols marcados
29 gols sofridos
Saldo de 30 gols