Revelado pela Ponte Preta e com ótima passagem pelo Atlético-MG, lateral-direito foi comprado de forma conjunta, no início deste ano, pelos Verdiblancos e Barcelona

(Foto: Ricardo Nogueira)

O lateral-direito Emerson Royal, de 20 anos, destaque do Betis e convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal na última chamada de Tite, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador, comprado em conjunto pelo time da cidade de Sevilha e pelo Barcelona no início deste ano, definiu a contratação da empresa nesta semana. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Carreira
Um dos grandes nomes do Betis na atual temporada, Emerson viveu uma rápida ascensão na carreira. Nos últimos três anos, o jogador saiu da Ponte Preta, clube que o revelou para o futebol, passou pelo Atlético-MG, onde despertou a atenção de grandes equipes do exterior, e transferiu-se ao Betis após uma operação conjunta com o Barcelona.

Nesse curto período, ainda se tornou titular da seleção pré-olímpica, foi convocado pela primeira vez por Tite para a equipe principal do Brasil e estreou na vitória de 3 a 0 sobre a Coréia do Sul, no último mês de novembro.

Engana-se, porém, quem pensa que o caminho percorrido pelo lateral-direito até chegar à Europa e à Seleção Brasileira foi tranquilo. Emerson sofreu com o lado amargo das dispensas em grandes times brasileiros até ser aprovado para integrar as categorias de base da Ponte Preta.

Superação até ganhar a primeira chance no profissional
Natural de São Paulo, Emerson começou a dar os primeiros passos no futebol através de projetos sociais, em Americana, cidade do interior paulista, região para onde havia se mudado com a família aos oito anos de idade. Por lá, atuou pelas escolinhas do Guanabara, Unidos da Cordenonsi e Condor, onde se destacou e ganhou a chance de disputar o Estadual Sub-11 pelo Palmeiras. Após sair do clube, ainda passou por São Paulo, Grêmio e Independente de Limeira.

Apesar das várias frustrações, o jovem persistiu lutando e conseguiu ser aprovado após um teste de duas semanas para integrar o time sub-17 da Ponte Preta. Em seu primeiro jogo como titular, contudo, acabou quebrando o braço. O receio de não conseguir voltar a ser aproveitado era grande, mas uma conversa com o então treinador, Elio Sizenando, o animou no processo de recuperação e fez com que ele não só voltasse a ficar apto como ainda se destacasse na disputa da Taça BH e da Copa São Paulo, em 2016.

Após os torneios pelas categorias inferiores, Royal, como é conhecido desde criança, passou a treinar com o time principal durante o Brasileirão daquele ano. Em 2017, fez sua estreia como profissional no empate em 2 a 2 com o Linense, pelo Campeonato Paulista, quando entrou improvisado na lateral-esquerda ainda no primeiro tempo. Já no duelo seguinte, diante do São Bernardo, disputou seu primeiro jogo como titular e foi um dos destaques da Macaca no triunfo por 2 a 1. A partir daí, a carreira deslanchou.

Boa passagem pelo Galo e ida para a Europa
Campeão do Troféu do Interior no Paulistão de 2018, pela Ponte Preta, Emerson foi cedido logo em seguida ao Atlético-MG. No Galo, apesar da curta passagem, conquistou a torcida por conta da sua qualidade técnica e velocidade. Não à toa, após 23 jogos, um gol e uma assistência, foi eleito o melhor lateral-direito e revelação da temporada do futebol mineiro, na premiação do Troféu Telê Santana, bem tradicional na região.

Em 2019, após defender a Seleção Brasileira Sub-20 no Campeonato Sul-Americano, Emerson foi negociado por 12,1 milhões de euros (R$ 50,8 milhões na cotação da época) em operação conjunta entre Betis e Barcelona. O valor da venda, aliás, é o segundo maior da história do Atlético-MG, perdendo apenas para a ida de Bernard ao Shakhtar Donetsk, em 2013 (25 milhões de euros).

Apresentado em fevereiro pelo Betis, onde assinou contrato de dois anos e meio, mesmo período que terá em seguida no Barcelona, Emerson correu atrás do seu espaço e, rapidamente, virou titular absoluto do time.

Até aqui, já disputou 20 jogos pelos Verdiblancos, sendo 13 pela atual edição da La Liga, onde já marcou dois gols e deu quatro assistências, a última, aliás, na vitória de 3 a 2 sobre o Athletic, pela 16ª rodada, no último final de semana.

Primeira chance na Seleção principal
Seu bom desempenho no futebol espanhol e na Seleção sub-23 durante a vitoriosa campanha no Torneio de Toulon deste ano levaram o técnico Tite a convocar o jogador para os últimos amistosos do Brasil em 2019, contra a Argentina e Coréia do Sul.

Diante da seleção asiática, aliás, Emerson participou de alguns minutos da vitória por 3 a 0 ao substituir Renan Lodi no segundo tempo.

Origem do apelido Royal
A responsável pelo apelido, que o atleta ostenta com orgulho desde a infância, foi a tia do lateral e o próprio jogador conta sobre a brincadeira.

”Royal é um apelido de neném. Tinha o comercial da gelatina, que era um bocão. Como eu chorava por tudo, minha tia me chamava assim só para me irritar. Eu ficava bravo. Depois acostumei. Hoje em dia só me conhecem como Royal. Ninguém sabe quem é o Emerson (risos)”, revelou, em recente entrevista para o portal da ESPN.

O lateral chega para fortalecer o time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil
Nome completo: Emerson Aparecido Leite De Souza Junior
Posição: Lateral-direito
Nascimento: 14/01/1999 (20 anos)
Altura: 1,83 m
Peso: 75 kg
Naturalidade: São Paulo
Instagram: @emerson_royal

Clubes
Betis-ESP (desde 2019)
Atlético-MG (2018)
Ponte Preta (2017 a 2018)

Títulos
Torneio Internacional de Toulon (2019)
Campeonato Paulista do Interior (2018)

Prêmios Individuais
Troféu Telê Santana de melhor lateral-direito no futebol mineiro (2018)
Troféu Telê Santana de revelação do ano no futebol mineiro (2018)