Segundo jogador do atual elenco com mais partidas pelo clube, camisa 10 acredita que o momento do adversário tornará a partida ainda mais difícil

(foto:Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação)

Um clássico sempre é cercado de boas histórias. Quando o assunto é o Choque-Rei, o meia Cleiton Xavier também tem a sua. Um dos atletas mais experientes do Palmeiras, o camisa 10 fez a sua 100ª partida pelo clube exatamente contra o Tricolor do Morumbi, no dia 28 de junho de 2015, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o jogador entrou aos 31 minutos do segundo tempo, no lugar de Robinho, e ajudou a equipe a golear o rival, por 4 a 0, no Allianz Parque. Após àquela partida, os dois clubes se enfrentaram mais três vezes e o retrospecto é igualado: uma vitória para cada lado e um empate.

Apesar do equilíbrio nos últimos encontros, no entanto, os rivais chegam em situações completamente distintas para o jogo da próxima quarta-feira, no Allianz Parque, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Palmeiras lidera a competição, com 43 pontos, o São Paulo está em 12º, com 28. Nas oitavas da Copa do Brasil, o desempenho é similar. Enquanto o Verdão venceu sem dificuldade o Botafogo-PB, por 3 a 0, em casa, o Tricolor foi derrotado pelo Juventude, por 2 a 1, em pleno Morumbi.

Mesmo que o cenário seja favorável ao Palmeiras, Cleiton Xavier rechaça qualquer vantagem e prega respeito ao rival. “Não tem essa de favoritismo. Todo  clássico é complicado e não será diferente. Ano passado aconteceu com a gente. Não vivíamos um bom momento no Brasileiro, mas vencemos o São Paulo, pegamos mais confiança e ficamos oito jogos sem perder. Por essas e outras que esse tipo de jogo é especial. Uma vitória no clássico é fundamental para elevar o moral e ajudar na sequência da temporada. Assim como nós, eles também sabem da importância dessa partida e ninguém vai querer perder”, afirmou o camisa 10, em alusão à sequência de seis vitórias e um empate do clube entre a 9ª e a 15ª rodada do Brasileiro de 2015, além do triunfo sobre o ASA, pela Copa do Brasil.

Desempenho de Cleiton Xavier no Campeonato Brasileiro

Peça importante do técnico Cuca no Brasileiro, Cleiton Xavier já marcou três gols na competição e é o segundo maior garçom do Palmeiras no torneio, com cinco assistências. O único que o supera nesse fundamento é o atacante Dudu, com oito passes para gol. O meia também deixou os seus companheiros 24 vezes em condições de finalizar. Nesse quesito, inclusive, também só fica atrás do camisa 7, que tem 51 assistências para finalizações.

Regularidade

Após superar a fase de lesões, Cleiton Xavier vive uma boa sequência de jogos. Somente no Campeonato Brasileiro, por exemplo, o meia já entrou em campo 19 vezes, o que representa mais do que as 17 partidas que fez em toda a temporada passada.

Segundo jogador do atual elenco com mais jogos pelo Palmeiras

Desde a goleada de 4 a 0 sobre o São Paulo, em 2015, que marcou a 100ª partida de Cleiton Xavier pelo Palmeiras, o meia entrou em campo mais 29 vezes e já é o segundo jogador do atual elenco com mais atuações pelo clube. Apenas o goleiro Fernando Prass, com 195 apresentações, vestiu mais vezes a camisa Alviverde. Do atual grupo de jogadores, além dos dois, somente o zagueiro Vitor Hugo (102) também ultrapassou os 100 jogos pelo Verdão.

Números de Cleiton Xavier no Palmeiras

Campeonato Brasileiro 2016
19 jogos
3 gols
5 assistências

Alguns dados dos jogadores do Palmeiras no Campeonato Brasileiro 2016

Gols
1º – Gabriel Jesus (10)
2º – Dudu e Jean (4)
3º – Erik, Cleiton Xavier, Roger Guedes e Vitor Hugo (3)

Assistências
1º – Dudu (8)
2º – Cleiton Xavier (5)
3º – Gabriel Jesus e Roger Guedes (3)

Assistências para finalizações
1º – Dudu (51)
2º – Cleiton Xavier e Gabriel Jesus (24)
3º – Jean e Tchê Tchê (18)

Jogadores do atual elenco com mais de 100 partidas pelo Palmeiras
1º – Fernando Pass (195)
2º – Cleiton Xavier (129)
3º – Vitor Hugo (102)

*Footstats