Vice-artilheiro do time na temporada, com 12 gols, e líder em várias estatísticas individuais no ano, lateral converteu nove cobranças e treina para aperfeiçoar as batidas

Privilégio dado quase sempre aos atacantes, a responsabilidade pelas cobranças de pênaltis no Vitória não é tarefa dos homens de frente. Com um altíssimo índice de 90% de acerto, o lateral Diego Renan é o batedor oficial do Leão desde o início do ano e segue ajudando o time em momentos decisivos. Já são nove gols marcados em dez pênaltis na temporada.

A única cobrança desperdiçada foi contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, diante do goleiro Fábio. No duelo entre os dois, no entanto, o camisa 26 leva vantagem. Somente neste ano, Diego Renan bateu três pênaltis no ex-companheiro e balançou as redes duas vezes.

A ótima pontaria na marca da cal também contribui para que o camisa 26 seja o vice-artilheiro do Vitória no ano, com 12 gols, um a menos que Marinho, que fez 13. Somente no Campeonato Brasileiro, já são quatro bolas na rede, o que também faz de Diego Renan, ao lado de Marinho, o segundo principal goleador da equipe na competição. Ambos ficam atrás de Kieza, que já marcou sete vezes no torneio.

Orgulhoso por ser o preferido para a cobrança das penalidades, Diego Renan falou sobre a fase artilheira. “Não é comum um lateral ser o cobrador oficial de pênaltis, ainda mais em um time como o Vitória, que conta com ótimos jogadores. Fico feliz e orgulhoso em poder contribuir com a equipe. É a primeira vez na minha carreira que sou o responsável pelas cobranças e é uma responsabilidade muito grande. Hoje em dia, marcar um gol de pênalti está cada vez mais difícil porque a tecnologia ajuda os goleiros a conhecerem um pouco mais sobre os batedores. Por essa razão, treino todos os dias para aperfeiçoar o jeito de bater e conseguir ter uma variação maior na hora de ir para a cobrança”, declarou o lateral.

Líder em estatísticas

Além de ser um dos goleadores do Vitória na temporada, Diego Renan também se mostra eficiente em outros fundamentos e lidera diversas estatísticas individuais. No Brasileirão, o lateral é o maior garçom da equipe, com cinco assistências, e o melhor passador do time, com 817 toques certos, sendo que 34 deles deixaram os companheiros em condições de finalizar. Na parte defensiva, o camisa 26 não deixa por menos e tem colaborado na marcação. Após 22 rodadas, o jogador é o terceiro do elenco que mais desarma, com 35 roubadas de bola. Apenas o zagueiro Victor Ramos (44) e o volante Willian Farias (37) ficam à frente do lateral.

Após 22 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Vitória soma 26 pontos e está em 15º lugar na tabela. O próximo compromisso do clube será contra o Atlético Mineiro, terceiro colocado, nesta quarta-feira, no Independência. Mesmo sabendo da dificuldade de enfrentar o Galo em Minas Gerais, Diego Renan acredita que a equipe pode surpreender.

“Nós sabemos que será um jogo muito duro. O Atlético Mineiro tem um dos melhores elencos do Brasil e no Independência eles não costumam perder pontos, mas vamos pra lá com o objetivo de somar algum ponto. Fora de casa já tivemos alguns bons resultados. Empatamos com o Atlético Paranaense, com o Cruzeiro e vencemos o Grêmio. Temos que usar esses jogos como exemplo para tentar surpreendê-los”, afirmou.

Pela competição nacional, Diego Renan fez 21 jogos, marcou quatro gols e deu cinco assistências. Na temporada, o lateral já atuou em 41 partidas, balançou as redes 12 vezes e deu seis assistências.

Confira algumas estatísticas dos jogadores do Vitória na temporada

Gols em 2016
1º – Marinho (13)
2º – Diego Renan (12)
3º – Kieza (11)

No Campeonato Brasileiro

Gols
1º – Kieza (7)
2º – Diego Renan e Marinho (4)
4º – Vander (3)

Assistências
1º – Diego Renan (5)
2º – Leandro Domingues (2)
3º – Cárdenas, Euller, Flavio Medeiros, Kieza, Vander, Willian Farias e Victor Ramos (1)

Passes certos
1º – Diego Renan (817)
2º – Willian Farias (642)
3º – Victor Ramos (534)

Finalizações certas
1º – KIeza (18)
2º – Marinho (17)
3º – Diego Renan (15)

Assistências para finalização
1º – Diego Renan (34)
2º – Kieza (23)
3º – Marinho (20)

Cruzamentos Certos
1º – Diego Renan (18)
2º – Marinho (14)
3º – Vander (12)

Desarmes Certos
1º – Victor Ramos (44)
2º – Willian Farias (37)
3º – Diego Renan (35)

Algumas estatísticas de todos os jogadores no Campeonato Brasileiro

Assistências
1º – Dudu (Palmeiras) – 8
2º – De Arrascaeta (Cruzeiro) – 7
3º – Gustavo Scarpa (Fluminense) e Luis Ricardo (Botafogo) – 6
5º – Cleiton Xavier (Palmeiras) e Diego Renan – 5

Assistências para finalizações
1º – Gustavo Scarpa (Fluminense) – 55
2º – Dudu (Palmeiras) – 51
3º – Alan Patrick (Flamengo) e Luan (Grêmio)  – 38
5º – De Arrascaeta, Douglas (Grêmio) e Robinho (Cruzeiro) – 36
8º – Juan (Coritiba) – 35
Diego Renan e William(Internacional)-34