Atleticano se junta ao meia Paulo Henrique Ganso, ex-jogador do São Paulo, como os únicos brasileiros na relação, elaborada pelo site de análise e estatísticas Footstats

(foto:Bruno Cantini/Atlético Mineiro)

Titular absoluto e com mais de dez anos de Atlético Mineiro, o lateral-direito Marcos Rocha foi eleito o jogador da Seleção da Copa Bridgestone Libertadores 2016. O time dos sonhos da competição foi elaborado pelo site de análise e estatísticas de futebol Footstats e levou em consideração o desempenho e a eficiência de cada atleta em sua respectiva posição ao longo da competição.

Marcos Rocha e o meia Paulo Henrique Ganso, que atuou pelo São Paulo no torneio continental, foram os únicos atletas brasileiros presentes na seleção. Apesar de ter sido eliminado nas quartas de final, o lateral teve papel fundamental na forte defesa atleticana, que tomou apenas sete gols em 10 partidas.

Além de ajudar no sistema defensivo, onde foi o maior ladrão de bolas da equipe, com 33 desarmes, quase o dobro que Leandro Donizete (17), segundo colocado, Marcos Rocha teve papel fundamental no ataque. Ao lado de Junior Urso e Patric, o camisa 2 foi o maior garçom do Galo na competição, com duas assistências, o principal assistente para finalização, com 25 passes, e o atleta que mais acertou cruzamentos, com 16.

Em fase final de recuperação de uma luxação no braço, Marcos Rocha comentou sobre o importante reconhecimento. “Fico feliz por estar entre os melhores. É muito bacana ver que o trabalho está sendo bem feito e que as pessoas reconhecem. Quem me conhece sabe que trabalho duro todos os dias para entrar em campo e dar o meu melhor. Infelizmente, não alcançamos nosso objetivo, que era a conquista da Libertadores, mas não faltou força de vontade e dedicação. Agora estamos focados em brigar pelo título do Campeonato Brasileiro e ter uma nova chance na Libertadores do ano que vem”, disse o atleta.

O campeão Atlético Nacional, da Colômbia, e o Pumas, do México, foram as equipes com mais representantes na seleção, três cada uma. Rosário Central, da Argentina, teve duas indicações e o finalista Independiente Del Valle, do Equador, uma.

Nesta temporada, Marcos Rocha fez 34 jogos pelo Galo (todos como titular) e deu oito assistências. Pelo clube, o camisa 2 entrou em campo 250 vezes e marcou 13 gols.

Confira a Seleção da Copa Libertadores 2016 (Footstats)

Franco Armani (Atlético Nacional); Marcos Rocha (Atlético Mineiro), Alejandro Donatti (Rosario), Geraldo Alcoba (Pumas) e Farid Díaz (Atlético Nacional); Alejandro Castro (Pumas), Alexánder Mejía (Atlético Nacional), Paulo Henrique Ganso (São Paulo) e Júnior Sornoza (Independiente Del Valle); Ismael Sosa (Pumas) e Marco Rubén (Rosario).

Estatísticas dos jogadores do Atlético Mineiro na Libertadores

Jogos
1º – Marcos Rocha, Douglas Santos, Eduardo, Erazo e Lucas Pratto (10)

Assistências
1º – Marcos Rocha
, Patrick e Junior Urso (2)

Assistências para finalização
1º – Marcos Rocha (25)

2º – Douglas Santos (15)
3º – Juan Cazares (13)

Cruzamentos Certos
1º – Marcos Rocha (16)
2º – Douglas Santos (8)
3º – Patric e Juan Cazares (4)

Desarmes certos
1º – Marcos Rocha (33)

2º – Leandro Donizete (17)
3º – Erazo e Junior Urso (13)

Fonte: footstats