Auto de uma bela assistência para Fred na vitória sobre o Corinthians, a oitava do lateral em 2016, camisa 2 lidera o ranking de desarmes na competição nacional, com 36 roubadas de bola

(foto:Bruno Cantini/Atlético Mineiro)

Único jogador presente na Seleção do Campeonato Brasileiro dos últimos quatro anos, o lateral-direito Marcos Rocha segue firme e forte para ampliar o recorde e estar entre os melhores do país pela quinta temporada consecutiva. Autor de uma bela assistência na vitória de 2 a 1 sobre o Corinthians, na última quarta-feira, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, o camisa 2 já é o maior garçom do Galo na competição nacional, com três passes para gol. Além disso, após realizar sete desarmes corretos na partida contra o Timão, o jogador tornou-se, de acordo com o site de análise e estatísticas Footstats, o maior ladrão de bolas do torneio, com 36 desarmes, ao lado do volante Henrique, do Cruzeiro.

Se comparar a média por partida, no entanto, o atleticano fica à frente do cruzeirense. Poupado da primeira e ausente por suspensão na oitava rodada, Marcos Rocha entrou em campo oito vezes até agora e possui uma média de 4,5 desarmes por jogo. Já Henrique atuou nos dez compromissos da Raposa no Brasileiro e apresenta uma média de 3,6 roubadas de bola por atuação.

Como se não bastasse, o camisa 2 do Galo também apresenta outros números muito interessantes no Brasileiro. Ainda de acordo com o site Footstats, o lateral é, ao lado de Guilherme (Corinthians) e Dudu (Palmeiras), o terceiro atleta que mais deixa os companheiros em condições de chutar ao gol, com 21 assistências para finalização, atrás dos meias Alan Patrick (Flamengo), com 24, e Gustavo Scarpa (Fluminense), que tem 31. No quesito cruzamentos certos, Marcos Rocha só perde para Scarpa, 19 a 33.

Feliz pelo inicio de reação do Galo no Brasileiro, que chegou à segunda vitória consecutiva na competição, Marcos Rocha falou sobre os dados e comentou a respeito do triunfo sobre o Corinthians. “Fico bastante contente em saber que estou ajudando a equipe. As estatísticas não entram em campo, mas são importantes para saber o que precisamos melhorar. Sempre analiso meus dados e procuro aprimorar o que não está legal e aperfeiçoar o que foi bom. E o mais importante de tudo é que nosso time conseguiu uma boa vitória, a segunda seguida, contra uma equipe muito forte, e esse resultado nos dá mais confiança para a sequência do campeonato. Nós não estamos satisfeitos com a nossa posição na tabela e o nosso objetivo é lutar pelas primeiras colocações. Pode ter certeza que iremos em busca disso”, projetou o camisa 2.

Com a vitória sobre o Corinthians, o Atlético soma 13 pontos e assume a 12ª posição na tabela. No próximo fim de semana, a equipe permanece em Minas Gerais para encarar o América, algoz do Galo na final do Campeonato Mineiro deste ano, no Independência.

Em 2016, Marcos Rocha fez 31 jogos (todos como titular) e deu oito assistências. Desde que chegou ao Galo, o camisa 2 entrou em campo 246 vezes e marcou 13 gols.

Algumas estatísticas do Campeonato Brasileiro

Desarmes certos
1º – Marcos Rocha e Henrique (Cruzeiro) – 36
3º – Willian (Internacional) – 35

Assistências para finalização
1º – Gustavo Scarpa (Fluminense) – 31
2º – Alan Patrick (Flamengo) – 24
3º – Marcos Rocha, Dudu (Palmeiras) e Guilherme (Corinthians) – 21

Cruzamentos certos
1º – Gustavo Scarpa (Fluminense) – 33
2º – Marcos Rocha – 19
3º – Alan Patrick (Flamengo) – 18

Assistências
1º – Cleiton Xavier (Palmeiras) – 5
2º – Dudu (Palmeiras) – 4
3º – Marcos Rocha, Alan Patrick (Flamengo), Juan e Ruy (Coritiba), Keno (Santa Cruz), Reinaldo (Ponte Preta) e Willian (Internacional) – 3

(fonte:Footstats)