Somando Brasileiro e Copa do Brasil, lateral enfrentou a Raposa nove vezes, venceu seis, empatou duas e perdeu apenas uma

(foto:Cristiane Mattos/Futura Press/Agência Estado)

Há seis anos no Atlético Mineiro, o lateral-direito Marcos já participou de 20 clássicos contra o arquirrival Cruzeiro e só fica atrás do zagueiro Leonardo Silva, que atuou 21 vezes. No geral, o camisa 2 apresenta um aproveitamento satisfatório, com sete vitórias, sete empates e seis derrotas. Ao analisar apenas os jogos em competições nacionais (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil), entretanto, o índice é muito melhor. São nove jogos (sete pelo Brasileiro e dois pela Copa do Brasil), com seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota, o que significa um aproveitamento de 81%.

O único revés do jogador nesse tipo de torneio, inclusive, aconteceu no dia 28 de julho de 2013, pela nona rodada do Brasileiro daquele ano. Na ocasião, a equipe havia conquistado a Copa Libertadores quatro dias antes e entrou em campo bastante desfalcada. Neste domingo, o jogador deve fazer o seu 21º clássico e, caso o zagueiro Leonardo Silva não tenha condições de jogo, Marcos Rocha irá  igualar a marca do companheiro como o atleta do atual elenco com o maior número de clássicos disputados.

“São informações legais e fico feliz em saber que tive o prazer de jogar tantas partidas contra o Cruzeiro. O futebol é muito dinâmico e, hoje em dia, está cada vez mais difícil defender o mesmo clube por tanto tempo. Todo jogador passa, mas o clube permanece, e o que fica marcado para sempre na história são os títulos e alguns dados legais, como esses. Graças a Deus, pude conquistar campeonatos importantes por esse clube que tenho tanto carinho e continuarei me dedicando muito para ajudar o Galo a conquistar muitos outros. E espero ter a oportunidade de enfrentar o Cruzeiro muito mais vezes”, afirmou o lateral.

Neste domingo, o Atlético terá pela frente o maior rival novamente, dessa vez, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, no Independência, e ambos os clubes precisam da vitória para engrenarem na competição. Com sete pontos, o Galo só ganhou na primeira rodada e está na 14ª posição. Já o Cruzeiro vem de derrota para o São Paulo, soma apenas cinco pontos, é o 18º colocado e está na zona de rebaixamento.

Ciente da importância da partida, Marcos Rocha acredita que uma boa exibição pode fazer com que o time inicie uma arrancada na competição. “Nós sabemos da importância desse jogo e temos que entrar em campo a mil por hora. É aquela partida que pode ser fundamental para a sequência do campeonato e nós faremos de tudo para sair com a vitória. Mas também estamos cientes que do outro lado há jogadores que pensam a mesma coisa e que irão atrás do mesmo objetivo”, projetou o camisa 2.

Atleticano que mais vezes entrou em campo em 2016, Marcos Rocha já fez 28 jogos neste ano (todos como titular), e deu seis assistências. Desde que estreou pelo Galo, o lateral atuou 242 vezes e marcou 13 gols.

Confira os números de Marcos Rocha no clássico contra o Cruzeiro

Geral
20 jogos (19 como titular)
1 gol
2 assistências
7 vitórias
7 empates
6 derrotas

Em competições nacionais

– Campeonato Brasileiro

7 jogos
4 vitórias
2 empates
1 derrota
1 assistência

– Copa do Brasil

2 jogos
2 vitórias
1 assistência

Finais

Perdeu a final do Campeonato Mineiro de 2009
Ganhou a final do Campeonato Mineiro de 2013
Perdeu a final do Campeonato Mineiro de 2014 (só jogou a primeira partida)
Ganhou a final da Copa do Brasil de 2014 (com assistência no primeiro jogo)

Por temporada

2016
1 jogo
1 derrota

2015
2 jogos
2 empates

2014
5 jogos
3 vitórias
2 empates

2013
5 jogos
2 vitórias
3 derrotas

2012
3 jogos
1 vitória
2 empates

2009
4 jogos
1 vitória
1 empate
2 derrotas

Atletas do atual elenco que mais jogaram o clássico contra o Cruzeiro
Leonardo Silva – 21 jogos
Marcos Rocha – 20
Victor – 17
Leandro Donizete – 15