Goleiro é o segundo menos vazado da Premier League, com apenas três gols sofridos em quatro jogos, e o quinto que mais fez defesas na competição (18)

Vivendo ótimo início de temporada com a camisa do Liverpool, com defesas decisivas e que ajudaram o time a somar 10 dos 12 pontos disputados na Premier League, Alisson chega em alta à Seleção para o início das Eliminatórias. O goleiro desembarcou na última noite, em Belém, onde, a partir desta semana, a delegação brasileira, convocada por Fernando Diniz, inicia sua preparação para os jogos contra a Bolívia, sexta-feira (8), no Mangueirão, e Peru, dia 12, em Lima.

Ídolo do Liverpool, Alisson segue sendo um dos principais destaques dos Reds. Na atual temporada, em quatro jogos, são apenas três gols sofridos, fato que faz com que a equipe ocupe a terceira colocação na tabela de classificação e que ostente a segunda melhor defesa da competição, atrás apenas do líder Manchester City, que sofreu dois tentos. Além disso, o camisa 1 já salvou o time 18 vezes, quinto maior índice do ranking, atrás apenas do compatriota Neto (19), do português José Sá (20), e do inglês Wes Foderingham (20) e do alemão Bernd Leno (22).

“Iniciamos a Premier League de forma muito positiva. O clube contratou jogadores de muita qualidade e ainda contamos com o retorno de alguns atletas bem importantes, que não puderam nos ajudar, na temporada passada, por questões de lesão. Fizemos uma excelente pré-temporada e todo mundo está de parabéns. Fico feliz por estar ajudando o time e que a gente esteja brigando na parte de cima da tabela. É muito bacana ver que a nossa equipe é uma das que menos sofreu gols porque isso demonstra que estamos atuando de forma compacta e é um mérito coletivo. Agora, paramos por causa da data Fifa e o foco é somente na seleção, mas, na sequência do mês, teremos jogos importantes pela Premier, Liga Europa e Copa da Liga Inglesa”, declarou.

Essa é a segunda convocação de Alisson após a Copa do Mundo. Na última, porém, o arqueiro acabou ficando de fora dos amistosos contra Guiné e Senegal, após sofrer um trauma no dedo mindinho da mão esquerda, durante os treinamentos.

“Não existe nada mais gratificante do que defender o nosso país e poder vestir a camisa da seleção é sempre uma honra. Estamos começando um novo ciclo e o nosso grupo será orientado por uma nova comissão técnica. Todos nós devemos nos esforçar para tentar assimilar de forma bem rápida as ideias do professor Fernando Diniz e, juntos, ajudar o Brasil a iniciar as Eliminatórias da melhor forma possível”, comentou o goleiro.

Bons números no clube e na Seleção
Alisson está em sua sexta temporada no Liverpool. Até aqui, já foram 235 partidas, fato que o coloca como o sexto goleiro que mais vezes defendeu o time inglês, de acordo com dados do Transfermarkt. À frente dele aparecem David James (277), Tommy Lawrence (381), Pepe Reina (394), Bruce Grobbelaar (613) e Ray Clemence (635).

Nesse período, conquistou cinco títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019, Premier League 2019/20, Copa da Liga Inglesa e a FA Cup, em 2022. Também acumula 102 clean sheets, três assistências, todas para Salah, e um gol histórico, de cabeça, no 2 a 1 sobre o West Bromwich, na temporada 2020/21.

Já pela Seleção Brasileira, Alisson soma 61 jogos. Desses, em 41 deles não sofreu gols e, ao todo, só foi vazado 23 vezes (média de 0,37 por partida). Além disso, foram duas taças erguidas: Copa América de 2019 e o Superclássico das Américas de 2018.

Prêmios individuais
Alisson acumula diversos prêmios individuais ao longo da carreira. Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, o arqueiro foi eleito o melhor goleiro do mundo, pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa. O brasileiro também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, e levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019. Como se não bastasse, também foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montada pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).

Já na última temporada, foi eleito o melhor jogador do Liverpool em eleição promovida pela Standard Chartered, patrocinadora oficial do clube, e o melhor goleiro da Premer League pelo influente portal The Athletic.