Escolhido pela torcida como o grande destaque dos Reds em 2022/23, goleiro está com a delegação brasileira, na Espanha, treinando para os amistosos contra Guiné e Senegal

Enquanto se prepara com a Seleção Brasileira para os amistosos contra Guiné e Senegal, nos dias 17 e 20 de junho, em Barcelona e Lisboa, respectivamente, o goleiro Alisson segue sendo reconhecido por suas atuações de destaque com a camisa do Liverpool. Mesmo após uma temporada em que o time inglês não foi tão bem como nas anteriores, o jogador conseguiu chamar a atenção individualmente. E, por conta de seu bom desempenho, foi eleito o melhor atleta dos Reds, em eleição promovida pela Standard Chartered, patrocinadora oficial do clube. No início do mês, aliás, ele já havia levado o prêmio de principal arqueiro da Premier League pelo influente site The Athletic.

“Me sinto muito honrado em ter sido escolhido pelos torcedores como melhor jogador da temporada. Não foi uma temporada muito boa em termos de resultados, tivemos grandes desafios e como equipe não conseguimos o resultado final esperado. Sempre dei o meu melhor em todos os jogos e o continuarei a fazer para que possamos alcançar nossos objetivos na próxima temporada”, afirmou.

Os números do camisa 1 na temporada, inclusive, foram bastante positivos. Alisson não foi vazado em 17 das 47 partidas disputadas, sendo 14 só na Premier League e três na Champions League. Pelo Campeoanto Inglês, inclusive, o brasileiro ficou em segundo no ranking de clean sheets, ao lado de Nick Pope, do Newcastle, e Aaron Ramsdale, do Arsenal. Os três só não foram melhores do que David de Gea, do Manchester United, que não sofreu gol em 17 duelos.

De quebra, Alisson ultrapassou a barreira de 100 clean sheets com a camisa dos Reds. Agora, são 101. O goleiro também deu uma assistência no Campeonato Inglês, na vitória de 1 a 0, no clássico contra o Manchester City, pela 11ª rodada, a terceira pelo clube, todas para Salah.

Alisson ainda brilhou defendendo um pênalti, diante do West Ham, e mostrou toda a sua qualidade, tanto debaixo da baliza, como jogador que mais salvou chutes difíceis na Premier League, quanto fora dela, participando da saída de jogo e atuando como “líbero”, com centenas de passes e lançamentos com alto índice de acerto.

Em cinco temporadas pelo Liverpool, o arqueiro já realizou 231 partidas, fato que o coloca como o sexto goleiro que mais vezes defendeu o time inglês, de acordo com dados do Transfermarkt. À frente dele aparecem David James (277), Tommy Lawrence (377), Pepe Reina (394), Bruce Grobbelaar (613) e Ray Clemence (630).

Nesse período, conquistou cinco títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019, Premier League 2019/20, a Copa da Liga Inglesa e a FA Cup, em 2022. Além disso, também já deu três assistências, todas para Salah, e marcou um gol histórico, de cabeça, no 2 a 1 sobre o West Bromwich, na temporada 2020/21, que foi fundamental para o time garantir a vaga na edição seguinte da Liga dos Campeões da Europa.

Retorno à Seleção Brasileira
Como recompensa pelo seu ótimo desempenho, Alisson foi chamado pelo técnico interino da Seleção, Ramon Menezes, para os amistosos contra Guiné e Senegal. Essa é a primeira convocação do goleiro depois do Mundial do Catar.

“É sempre uma grande honra e um prazer defender a Seleção Brasileira. É o início de mais um ciclo e teremos grandes objetivos pela frente. Serão mais três anos até a próxima Copa e todo jogo é importante para nós. Os próximos são contra Guiné e Senegal e estamos treinando forte para conseguir jogar bem e vencê-los”, declarou.

Pelo Brasil, Alisson já soma 61 jogos. Desses, em 41 deles não sofreu gols e, ao todo, só foi vazado 23 vezes (0,37 por partida).

Prêmios individuais
Além de ter sido eleito pela torcida o melhor jogador da temporada e, ainda por cima, nomeado o melhor goleiro da Premier League pelo portal The Athletic, Alisson acumula diversos outros prêmios individuais.

Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, o arqueiro foi eleito o melhor goleiro do mundo, pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa. O brasileiro também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, e levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019. Como se não bastasse, também foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montado pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).