Desde que chegou ao clube do Morumbi, atacante jogou 29 partidas e fez 15 gols. Com oito tentos na competição continental, argentino é um dos artilheiros do torneio 

(foto:Djalma Vassao/Gazeta Press)

Toca no Calleri que é gol! O grito da torcida são-paulina para reverenciar o argentino define muito bem o que o jogador representa para a equipe. Se fora de campo a expectativa em cima do atacante é grande, dentro das quatro linhas o camisa 12 não decepciona e os números comprovam a efetividade do atleta. Artilheiro do clube na temporada, com 15 gols, Jonathan Calleri também é o maior goleador da Libertadores, com oito tentos em dez partidas, e possui a incrível marca de um gol a cada 90 minutos.

Os dados ainda comprovam que a efetividade de Calleri aumenta de acordo com a importância da competição. No Campeonato Paulista, por exemplo, o atacante  jogou 14 partidas e marcou quatro gols, média de um a cada 3,5 jogos. No Campeonato Brasileiro foram cinco atuações e três bolas na rede, o que representa uma a cada 1,6 partidas. Já pela Libertadores são oito gols em 10 apresentações, total de um gol a cada 1,2 jogos.

Ao analisar os minutos jogados em cada torneio, as estatísticas apontam o mesmo resultado. No Campeonato Paulista, o argentino apresenta a média de um gol a cada 283 minutos. Pelo Campeonato Brasileiro, o camisa 12 comemora a cada 116 minutos em campo. Já pela Libertadores, o atacante só precisa de 90 minutos para vazar o goleiro adversário.

Os números são animadores para o torcedor do São Paulo, que vive a expectativa de ver a equipe realizar a sua partida mais importante da temporada, na próxima quarta-feira, contra o Atlético Nacional-COL, no Morumbi, pelo duelo de ida da semifinal da Copa Libertadores. E o centroavante é a principal esperança de gol do clube.

Centrado, o jogador falou sobre o confronto com os colombianos e admitiu que não vê a hora de entrar em campo. “Nós passamos por muitos momentos complicados no ano, mas nos unimos, trabalhamos forte e conseguimos chegar até aqui. O time inteiro está focado e nós sabemos o que esse jogo representa para o clube, para a torcida e para cada um de nós. Tudo o que envolve um jogo como esse é diferente, a atmosfera, a cobrança, a cobertura da imprensa. É a típica partida que todo jogador quer disputar e eu não sou diferente. Gosto desse ambiente e não vejo a hora de entrar em campo, ver o estádio lotado e dar o meu máximo”, afirmou o argentino.

Maior goleador da Libertadores, Calleri divide o posto com os compatriotas Marco Rubén, do Rosario Central-ARG, e Ismael Sosa, que atuou pelo Pumas-MEX no torneio, mas agora defende o Tigres-MEX. Ambos, porém, já foram eliminados e não jogarão mais, o que deixa o caminho livre para que o são-paulino consiga alcançar a artilharia isolada.

Dados de Calleri por competição

Copa Libertadores
10
jogos (oito como titular)
8 gols
*720 minutos jogados
Média de um gol a cada 90 minutos em campo

Campeonato Brasileiro
5 jogos (quatro como titular)
3 gols
*350 minutos jogados
Média de um gol a cada 116 minutos em campo

Campeonato Paulista
14
jogos (12 como titular)
4 gols
3 assistências
*1133 minutos jogados
Média de um gol a cada 283 minutos em campo

Dados de Calleri na temporada
29
jogos (24 como titular)
15 gols
3 assistências
*2203 minutos jogados
Média de um gol a cada 146 minutos

*tempo regulamentar