O zagueiro Murilo, de 26 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador do Palmeiras definiu a contratação da empresa nos últimos dias. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Titular absoluto e zagueiro-artilheiro no Verdão
No último mês de novembro, Murilo superou a marca de 100 jogos com a camisa do Palmeiras. Em, praticamente, dois anos no clube, transformou-se em um dos principais nomes do elenco e em um dos pilares do forte sistema defensivo da equipe de Abel Ferreira.

Além disso, também demonstrou a sua qualidade ofensiva e já ocupa o posto de oitavo maior zagueiro artilheiro da história do Palmeiras, com 16 gols, ao lado dos ex-atletas Júnior Baiano e Roque Júnior.

Seu ótimo desempenho em campo não só ajudou o Verdão a aumentar a galeria de troféus, como também lhe garantiram prêmios individuais e o enorme carinho e reconhecimento do torcedor palestrino, que não o conhecia muito quando o jogador foi anunciado, no dia 12 de janeiro de 2022 após passagem pelo Lokomotiv Moscou.

Chegada, títulos e recorde histórico
Murilo escolheu vir para o Palmeiras, após dois anos e meio na Rússia, mesmo com uma proposta mais alta do futebol mexicano, pois desejava voltar a ter visibilidade em um grande clube.

O duro desafio de se firmar pelo lado esquerdo da zaga de um dos melhores elencos do continente, porém, não foi difícil de ser superado pelo atleta, que, apesar de ser destro, já estava acostumado a atuar no setor.

Logo em sua estreia como titular, fez o gol na vitória diante da Ponte Preta, pelo Paulistão. Após o Mundial de Clubes, assumiu a vaga do lesionado Luan e não saiu mais do time.

Em 2022, realizou 57 partidas, marcou 11 gols e ajudou o Palmeiras a ser campeão Brasileiro, Paulista e da Recopa.

Os 11 tentos, aliás, fizeram com que Murilo entrasse para a história do clube como o zagueiro com mais bolas na rede em uma temporada, ao lado de Gustavo Gómez.

Já em 2023, Murilo manteve a regularidade e seguiu realizando ótimas atuações, que ajudaram o Palmeiras a conquistar mais um Campeonato Paulista, a Supercopa do Brasil e, agora, a ficar bem perto de levantar o bicampeonato Brasileiro, onde o time tem a segunda melhor defesa da competição, sem ter sido vazada em 16 dos 37 duelos, sendo 11 deles no segundo turno.

No total, o camisa 26 já disputou 104 jogos pelo Palmeiras, com 16 gols marcados, cinco assistências e cinco títulos conquistados.

Paixão pela bola desde cedo e superação em busca do sonho de ser jogador
Natural de São Gonçalo dos Campos, na Bahia, Murilo teve um início de carreira complicado, como a maioria das crianças, que desde cedo, sonha em ser jogador. Com cinco anos, o garotinho já não desgrudava a bola dos pés e estava quase sempre no campinho de terra, que ficava atrás de sua casa, no bairro Murilo Leite.

Nessa mesma época, porém, um comunicado de que a prefeitura da cidade deixaria de apoiar a única escolinha de futebol do munícipio, causou desespero em dona Raimunda e em Juraci Paim, seus pais. O caminho encontrado foi começar a levá-lo para treinar em Feira de Santana, a 20km de São Gonçalo dos Campos. A tarefa de acompanhar o garotinho era dividida entre o pai, a mãe e o irmão mais velho, Gil.

Isso até Murilo completar oito anos e começar a fazer, sozinho, o trajeto de 40km de ônibus e 7km a pé, incluindo ida e volta.

Turma do fundão, atentado e malandro na hora de ajudar o pai na borracharia
Se, para ir jogar bola, Murilo fazia qualquer sacrifício, na escola a situação era diferente. Sempre foi da turma do fundão e, como muitas crianças, gostava da bagunça. Como dizem na Bahia, era atentado, já que aprontava bastante.

Até o início do Ensino Fundamental II era bom aluno, mas, depois, as coisas começaram a complicar. Muitas vezes, ao invés de ir para a sala de aula, fugia para a quadra de futsal ao lado.

Quando não estava na escola ou treinando, Murilo dava um jeito de ganhar um dinheiro. Chegou a capinar jardins para a vizinhança e, por muitas vezes, ajudar o pai na borracharia da família, onde também trabalhavam sua mãe, na parte financeira, e seu irmão mais velho, auxiliando seu Raimundo.

Mas o futebol sempre foi a grande paixão de Murilo, o caçula da família Paim, que também conta com a irmã do meio, Jocilene.

Saudades de casa e superação até fazer sucesso na base do Cruzeiro
Na escolinha em Feira de Santana, Murilo se destacava como meia e começou a fazer diversos testes. Aos 10 anos, recebeu o tão aguardado sim de um grande clube, o Vasco. A passagem pelo clube carioca, porém, durou apenas dois meses, pois, ainda menino, chorava todos os dias com muita saudade da família. Enquanto isso, em São Gonçalo, na Bahia, a mãe também sofria e o garoto resolveu voltar para casa.

Murilo, então, passou por um processo de amadurecimento, conversou muito com a família e viu que, se queria seguir em frente em busca do seu sonho, seria preciso que todos superassem essas adversidades.

Com isso, retomou o caminho em busca do sonho e fez testes no Inter, Grêmio e Vitória, mas não passou. No Bahia, foi aprovado, mas não pôde ficar pela falta de alojamento para garotos da sua idade.

Aos 12 anos, chegou ao Cruzeiro, onde morou por sete anos na Toca da Raposa I. Naquele período, foi bem difícil ficar longe da família e Murilo voltou a sofrer muito, mas o esforço foi recompensado.

O jovem chegou às categorias de base do Cruzeiro, inicialmente, como volante. Com apenas 13 anos e medindo 1,80m, foi deslocado pra zaga. De onde não saiu mais! E, atualmente, é considerado um dos principais jogadores da posição no Brasil.

No clube mineiro, passou por todas as divisões de base e foi chamando a atenção graças ao seu perfil físico e o potencial técnico, que, inclusive, o levaram a ser convocado, em diversas oportunidades, para as divisões inferiores da Seleção Brasileira.

De quinta opção na zaga a titular absoluto em seu primeiro ano como profissional
Murilo estava preparado para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017, quando foi chamado para integrar o elenco profissional. Já no dia 24 de janeiro fez seu primeiro jogo no time principal, no amistoso contra o Brasília-DF, vencido pelo Cruzeiro, pelo placar de 8 a 2. Pouco tempo depois, já como titular, fez sua estreia oficial, no empate sem gols com o Joinville, pela Primeira Liga.

No decorrer do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil daquele ano, Murilo foi de quinta opção da zaga a titular absoluto, isso em seu primeiro ano como profissional.

Em junho, Mano Menezes tinha problemas para escalar o sistema defensivo diante do Bahia. Aproveitando os desfalques, Murilo foi acionado, ainda no primeiro tempo, após expulsão de Henrique, deu conta do recado e tomou conta da posição.

O zagueiro foi campeão da Copa do Brasil de 2017 como titular e um dos destaques do time nas duas partidas da final, contra o Flamengo.

A promoção e o bom momento no elenco principal da Raposa, aliás, ajudaram o jogador a trazer a família para perto. Todos vieram morar com ele em Belo Horizonte e viram o caçula conquistar mais uma Copa do Brasil, em 2018, e dois Mineiros (2018 e 2019).

Ao todo, foram 60 jogos realizados pela Raposa, sendo 57 deles oficiais, até junho de 2019, quando foi negociado com o Lokomotiv Moscou, da Rússia.

Adaptação difícil na Rússia, não atrapalhou sucesso
Murilo confessa: não foi fácil se adaptar e morar na Rússia. Mesmo ao lado dos pais, tinha dificuldades, principalmente com o frio extremo e o idioma. Para isso, contou sempre com a ajuda de um tradutor e, principalmente, dos companheiros brasileiros de time.

Dentro de campo, porém, o zagueiro foi muito bem e não demorou para virar titular. Em seu primeiro ano, já comemorou o título da Supercopa da Rússia e, em 2021, a Copa da Rússia

Pelo Lokomotiv Moscou, contabilizou 71 partidas, sendo 10 pela Champions League, competição pela qual todo jogador sonha disputar. Marcou craques como Cristiano Ronaldo, Lewandowski e Luis Suárez e nenhum dos três conseguiu balançar as redes. Além disso, ainda fez cinco gols.

Fã de viagens, livros, games, moda…
Fora de campo, Murilo também chama a atenção. Já na hora de se vestir, é diferente. Antenado, procura sempre estar na moda. Sempre foi vaidoso, mas o nível aumentou, ainda mais, depois que conheceu Bruna, logo que chegou ao Palmeiras. Tem um amigo, inclusive, que faz roupas personalizadas. Além da vestimenta, todos falam também do seu perfume, um segredo guardado a sete chaves.

Nos momentos livres, Murilo mostra o seu lado culto. Criou o gosto pela leitura e se tornou um obcecado por livros. Ainda assim, continua ligado nos games e, inclusive, tem um um time de e-sports com o palmeirense Endrick e o ex-companheiro de time, Danilo.

Também gosta de séries, filmes de ação, documentários, músicas dos mais diversos gêneros e, nas férias, claro, não deixa de viajar pelo mundo, afinal, como costuma dizer, volta sempre com muitas histórias pra contar e memórias para guardar.

Outros esportes? Assiste também! É fã de basquete e tem LeBron James como uma de suas inspirações por tudo o que o astro da NBA faz dentro e fora de quadra.

Murilo chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil
Nome completo: Murilo Cerqueira Paim
Posição: Zagueiro
Nascimento: 27/03/1997 (26 anos)
Naturalidade: São Gonçalo dos Campos-BA
Altura: 1,88m
Instagram: @murilopaim
Clubes: Cruzeiro (2017 a 2019), Lokomotiv Moscou-RUS (2019 a 2021) e Palmeiras (desde 2022)
Títulos como profissional: Campeonato Paulista (2022 e 2023), Supercopa do Brasil (2023), Campeonato Brasileiro (2022), Recopa Sul-Americana (2022), Copa da Rússia (2021), Supercopa da Rússia (2019), Campeonato Mineiro (2018 e 2019) e Copa do Brasil (2017 e 2018).