Centroavante que marcou incríveis 39 gols e deu cinco assistências em 46 jogos, na sua primeira passagem pelos Dragões, reestreou com vitória. Por lá, foi o grande nome do acesso à divisão de elite e, posteriormente, da conquista da Superliga Chinesa de 2022

Markão está de volta ao clube onde é ídolo. O centroavante acertou empréstimo do Al Ahli para o Wuhan Three Towns, equipe onde fez história, entre 2021 e 2022, e reestreou com vitória, no domingo (30), 1 a 0, diante do Qingdao Hainiu. Após seis meses na Arábia Saudita, onde disputou 10 partidas e ajudou o time a voltar à elite do futebol nacional, o grandalhão brasileiro assinou contrato até o fim de junho de 2024 com os Dragões.

”Estou muito feliz por poder retornar ao clube onde me sinto em casa e com vitória. Tenho muitos amigos e vivi grandes momentos. Tive uma experiência bacana no Al Ahli, mas resolvi voltar à China porque me adaptei super bem ao país. Quando surgiu a oportunidade de atuar novamente pelo Wuhan, não pensei duas vezes”, afirmou.

O Wuhan Three Towns é o atual quinto colocado do Campeonato Chinês, com 30 pontos.

Na história do Wuhan Three Towns
Em sua primeira passagem pelo Wuhan Three Towns, Markão disputou, ao todo, 46 jogos, balançou as redes 39 vezes e deu cinco assistências. Números fundamentais para que os Dragões escrevessem história, primeiro com o título da divisão de acesso, em 2021, e, no ano seguinte, da principal competição da China, quando o atacante foi o principal nome da equipe.

Em 2022, foram nada menos do que 27 gols marcados em 26 partidas, média superior a um tento por duelo. Isso sem falar nas duas assistências, totalizando 29 participações diretas nos 1664 minutos em que esteve em campo na temporada pelo Wuhan Three Towns, ou seja, uma a cada 57,3 minutos.

”Estava numa grande ansiedade pra voltar a defender a camisa do Wuhan e ajudar o time. Não vai faltar empenho e dedicação para dar alegria novamente aos nossos torcedores e fazer com que essa minha passagem atual seja tão boa quanto foi a primeira”, declarou.

Números impressionantes no futebol coreano e chinês
Markão construiu boa parte da sua carreira no futebol asiático. Revelado pelo Ituano, onde foi campeão Paulista de 2014, brilhou, primeiro, no Gyeongnam, da Coreia do Sul. Em 2017, foi o artilheiro e melhor jogador da divisão de acesso, com 22 gols em 32 partidas. Na temporada seguinte, com mais 26 bolas na rede em 31 duelos, não só foi o maior goleador e melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano como comandou o Gyeongnam na campanha do vice-campeonato nacional.

De lá, acertou com o Hebei Fortune, para atuar ao lado dos argentinos Mascherano e Lavezzi. Lá, o brasileiro foi o artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Chinês, em 2020, balançando as redes outras 11 vezes, mas em 17 partidas.

Somando com os números acumulados no Wuhan Three Towns, Markão marcou impressionantes 62 gols em 94 jogos e deu mais 12 assistências no futebol chinês. Ao todo, são 74 participações diretas, uma média de uma a cada 1,30 partida.

Em 2022, inclusive, Markão se tornou o segundo jogador a alcançar o feito de figurar nos rankings de maior goleador, tanto do Campeonato Chinês quanto do Coreano. O outro é o compatriota Júnior Negrão, artilheiro da Superliga, em 2021, pelo Changchun Yatai, e antes, em 2020, do Coreano, quando vestia a camisa do Ulsan Hyundai.