Centroavante brasileiro participou da vitória de 2 a 1 sobre o Hajer, que garantiu o acesso do clube à primeira divisão nacional com quatro rodadas de antecedência

Pouco mais de dois meses após ter feito a sua estreia pelo Al Ahli e menos de 30 dias depois do seu primeiro gol pelo time, o atacante Markão já viveu mais um momento extremamente especial pelo clube. Com a vitória de 2 a 1 sobre o Hajer, conquistada nos acréscimos, a equipe garantiu o retorno antecipado à elite do futebol saudita.

Líder da divisão de acesso, a tradicional equipe do brasileiro chegou aos 65 pontos e não tem mais como terminar abaixo da quarta posição na tabela de classificação. Agora, a luta será pelo título com o Al-Akhdoud, que soma 62.

“Fico feliz por ter ajudado o time a chegar ao nosso primeiro objetivo, que era voltar à primeira divisão, mas queremos mais. Para todos nós, é muito importante retornar com o título. Comemoramos bastante o acesso, mas já estamos concentrados nos quatro jogos que restam para conquistarmos esse troféu de campeão”, afirmou.

Contratado neste ano como um dos principais reforços para a temporada e com o status de artilheiro por onde passou, Markão já está mais adaptado ao país, ao futebol local e vem se sentindo cada vez melhor.

“Esses primeiros meses foram de adaptação. Aos poucos, fui entendendo o sistema de jogo, a filosofia de trabalho e, hoje, estou bem mais à vontade. Fui bem recebido e venho trabalhando bastante para poder ajudar o time nessa reta final da competição e na próxima temporada. O Al Ahli é um dos principais times do país e vim pra cá para ajudar o clube a voltar a ser protagonista e disputar todos os principais títulos da Arábia. Tenho certeza de que conseguirei ter aqui o mesmo sucesso que tive nos outros clubes que defendi. “, finalizou.

Markão foi contratado pelo pelo Al-Ahli depois de ter tido em 2022 o melhor ano de sua carreira. Foram 27 gols marcados em 26 partidas, média superior a um tento por duelo. Isso sem falar nas duas assistências, totalizando 29 participações diretas em 1664 minutos pelo Wuhan Three Towns, ou seja, uma a cada 57,3 minutos.

Nesse período, o atacante foi notícia em vários momentos, como quando anotou um poker-trick e, antes, um hat-trick. Isso sem falar no golaço, de bicicleta, digno de concorrer ao Prêmio Puskás. Tudo fundamental para que os Dragões escrevessem história, conquistando a divisão de acesso em 2021 e, na sequência, em 2022, o inédito Campeonato Chinês.

No total, pelo Wuhan Three Towns, Markão disputou 46 jogos, balançou as redes 39 vezes e deu cinco assistências. Antes, defendeu o Hebei Fortune, onde atuou ao lado dos argentinos Mascherano e Lavezzi, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 partidas, e o terceiro maior goleador do Chinês, em 2020, com 11 tentos, em 17 duelos.

Na China, Markão marcou impressionantes 62 gols em 93 jogos e deu mais 12 assistências. Foram 74 participações diretas, uma média de uma a cada 1,25 partida.

Revelado pelo Ituano, onde foi campeão Paulista de 2014, o grandalhão de quase 2 metros de altura (1,96m), já brilhava do outro lado do mundo, desde 2017, quando foi contratado pelo Gyeongnam, da Coreia do Sul.

Por lá, logo em sua primeira temporada, foi o artilheiro e melhor jogador da divisão de acesso, com 22 gols em 32 partidas. No ano seguinte, com mais 26 bolas na rede em 31 duelos, não só foi o maior goleador e melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano como comandou o Gyeongnam na campanha do vice-campeonato nacional.

Assim, Markão é o segundo jogador a alcançar o feito de figurar nos rankings de maior goleador, tanto do Campeonato Chinês quanto do Coreano. O outro atleta é o compatriota Júnior Negrão, artilheiro da Superliga, em 2021, pelo Changchun Yatai, e antes, em 2020, do Coreano, quando vestia a camisa do Ulsan Hyundai.