Pintura do brasileiro não foi capaz de impedir a derrota, mas Wuhan Three Towns segue na liderança da Superliga. Centroavante chegou ao seu 17º tento em 15 jogos na temporada

Do grande nome até aqui da Superliga Chinesa pode ter saído um forte candidato ao Prêmio Puskás. Nesta terça-feira (4), o brasileiro Markão, centroavante do Wuhan Three Towns, marcou um golaço, de bicicleta, digno de receber a premiação da Fifa, ou, ao menos, entrar na disputa, que celebra o tento mais bonito do ano (VEJA O GOL AQUI).

Artilheiro do Campeonato Chinês, com 17 gols em 15 jogos, Markão aproveitou cruzamento, matou a bola no peito e, sem deixá-la cair no chão, acertou uma belíssima bicicleta. A bola ainda explodiu no travessão antes de morrer no fundo das redes. Uma verdadeira pintura.

“Não tenho dúvida de que esse foi um dos gols mais bonitos que já fiz. Já fiz alguns legais, mas esse, pela dificuldade e rapidez do movimento, foi bem bacana. Dominei a bola no peito e, como estava de costas para o gol, com a marcação grudada, o recurso que encontrei foi a bicicleta. Fui feliz na finalização e acertei o gol com uma batida firme”, afirmou

O tento não evitou a derrota de 2 a 1 dos Dragões para o Zhejiang Greentown. Mesmo assim, a equipe segue na liderança da Superliga, com 47 pontos, um a mais em relação ao vice-líder Shandong Taishan. No próximo sábado (8), o time volta a campo, novamente fora de casa, para enfrentar o Tianjin Jinmen Tiger.

“Apesar do belo gol, saio bem triste pelo resultado. Acabamos sofrendo dois gols no primeiro tempo, lutamos bastante, mas não conseguimos reverter o placar. Acabamos perdendo a gordura que tínhamos na tabela, mas seguimos na liderança. Agora é focar nos treinos e ver o que erramos para retomar o rumo das vitórias e manter o primeiro lugar até o fim da temporada”, declarou.

Markão tem sido o grande nome do Wuhan Three Towns, desde que chegou ao clube, no ano passado. Ao todo, já soma incríveis 29 gols e cinco assistências em 35 duelos disputados. São 34 participações diretas em 2268 minutos. Uma média de uma a cada 66,7 minutos. E não para por aí. O brasileiro, até agora, tem um aproveitamento incrível de 91,4% com a camisa dos Dragões (31 vitórias, três empates e somente uma derrota).

Além disso, o atacante, que, em 2022, já fez um poker-trick e um hat-trick, já soma 52 gols em 81 partidas na China, além de 12 assistências. São 64 participações diretas, uma média de uma a cada 1,26 partida.

Antes de brilhar pelos Dragões, o jogador, revelado pelo Ituano, defendeu o Hebei Fortune, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Campeonato Chinês, em 2020, balançando as redes outras 11 vezes, mas em 17 partidas. Ao todo, foram 47 duelos oficiais, com 23 tentos e sete assistências pelos Dragões.

Do outro lado do mundo, Markão também já brilhava, anteriormente, na Coréia do Sul, onde defendeu o Gyeongnam. Por lá, marcou 49 gols e deu 12 assistências, em 65 jogos disputados, em 2017 e 2018. Além disso, ainda foi apontado como o melhor jogador do país.