Destaque do Atlético Mineiro pela segunda temporada consecutiva, lateral-esquerdo foi chamado por André Jardine para os próximos compromissos da equipe nacional

Um dia após marcar um lindo gol e ser escolhido pela Conmebol como o melhor jogador da vitória de 3 a 1 do Atlético Mineiro sobre o América de Cali, na Colômbia, que garantiu o clube brasileiro nas oitavas de final da Copa Libertadores, o lateral-esquerdo Guilherme Arana foi convocado pelo técnico André Jardine para defender a seleção olímpica na próxima data Fifa, entre os dias 31 de maio e 8 de junho, ainda sem adversários definidos. Nesse período, os selecionados farão os últimos testes antes da convocação final para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Muito feliz por estar na lista, Arana revelou que o desejo de representar o país nas Olimpíadas está cada vez mais perto. ”Esta semana está sendo bem especial. Consegui marcar um belo gol e ajudar o Atlético ontem, em um jogo marcado pelas dificuldades extra-campo, e hoje recebi essa maravilhosa notícia da convocação. Desde pequeno, sempre acompanhei o Brasil nos Jogos Olímpicos, independentemente do esporte, e sempre tive o sonho de poder representar meu país nessa competição. Acho que esse sonho está cada vez mais próximo e seguirei me dedicando ao máximo para poder confirmar presença nos jogos de Tóquio”, comemorou o jogador.

Após ter sido um dos melhores nomes do Galo na temporada passada, Guilherme Arana manteve o alto nível, em 2021. Até o momento, o atleta entrou em campo nove vezes, marcou três gols e deu uma assistência. Desde que chegou ao clube, foram 57 apresentações, nove bolas na rede e 11 passes decisivos.

No próximo domingo, Guilherme Arana deve ser um dos possíveis titulares do Atlético na grande decisão do Campeonato Mineiro, contra o América, no Independência. O clube é o atual campeão da competição e irá em busca do bicampeonato.

Trajetória: início da carreira e sucesso no Corinthians
Nascido e criado em Sapopemba, bairro da Zona Leste de São Paulo, Guilherme Arana iniciou sua trajetória como jogador no Corinthians, clube onde atuou por mais de dez anos, entre divisões de base e time profissional.

Depois de se destacar e conquistar várias taças pelas categorias inferiores, o lateral-esquerdo passou a ser chamado pelo então treinador Mano Menezes para integrar algumas atividades do elenco principal, a partir de 2014. No mesmo ano, fez sua estreia em amistoso contra o Athletico-PR, que marcou a reinauguração da Arena da Baixada e terminou com vitória do Timão pelo placar de 2 a 1.

Na temporada seguinte, ainda pelas categorias de base, Arana foi um dos protagonistas do Corinthians no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em seguida, foi emprestado ao Athletico-PR, mas, após apenas três jogos pelo Furacão, retornou ao clube de Parque São Jorge a pedido do técnico Tite e fez parte da campanha do título brasileiro.

O lateral participou de 12 jogos daquela competição nacional, não perdeu nenhum (nove vitórias e três empates) e ainda viveu um momento especial ao marcar o seu primeiro gol como profissional, justamente em um clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em duelo que terminou 3 a 3.

O grande ano de Guilherme Arana com a camisa do Corinthians, contudo, foi o de 2017. Já como titular absoluto, fez 54 jogos, marcou dois gols, deu 11 assistências e foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista e do Brasileiro, tanto é que foi eleito o melhor jogador da sua posição em ambas as competições.

Além disso, suas grandes atuações o levaram a ser convocado para defender a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2017. Arana teve boa participação no torneio, atuando em seis jogos como titular e marcando dois gols. No ano anterior, ele já havia defendido o país na categoria em dois amistosos.

Transferência para o futebol europeu
Após se destacar pelo Corinthians e pelo time canarinho, o jogador despertou o interesse do Sevilla, da Espanha, que investiu na sua contratação, em dezembro de 2017. No clube da Andaluzia, o atleta disputou 25 partidas, sendo 20 como titular, marcou dois gols e deu três assistências.

Emprestado em agosto de 2019 para a Atalanta, o lateral-esquerdo realizou quatro jogos pelo clube italiano antes de acertar seu retorno ao futebol brasileiro para defender o Atlético-MG, em janeiro do ano pasado.

Números de Arana pelo Atlético Mineiro
57 jogos (54 como titular)
9 gols
11 assistências

Números de Arana na seleção de base

Seleção Brasileira Sub-20
8 jogos (3V, 4E, 1D)
8 vezes titular
2 gols
2 jogos sem tomar gol
54,1% de aproveitamento

Números na carreira profissional

Geral
178 jogos
15 gols
25 assistências

Corinthians
89 jogos (79 como titular)
4 gols
11 assistências

Atlético Mineiro
57 jogos (54 como titular)
9 gols
11 assistências

Sevilla
25 jogos (20 como titular)
2 gols
3 assistências

Atalanta
4 jogos

Athletico Paranaense
3 jogos (1 como titular)

Títulos
Campeonato Brasileiro (2015 e 2017)
Campeonato Mineiro (2020)
Campeonato Paulista (2017)
Copa São Paulo de Futebol Júnior (2015)