Medalha de ouro na Rio 2016 e um dos principais líderes do Furacão, goleiro fala sobre o primeiro compromisso do clube na competição continental, contra o time colombiano, na próxima quarta-feira, na Arena da Baixada

(foto:Giuliano Gomes/PR Press)

Vivendo a melhor fase da carreira, o goleiro Weverton tem mais um grande desafio pela frente. Após ser um dos principais nomes do Brasil na conquista da inédita medalha de ouro na Rio 2016 e de ter sido convocado quatro vezes pelo técnico Tite para defender a seleção principal, o arqueiro tem a missão de comandar o Atlético Paranaense na Copa Libertadores deste ano.  E a primeira tarefa é garantir uma vaga na fase de grupos. Na próxima quarta-feira, a equipe entra em campo para realizar a partida de ida contra o Millonarios-COL, na Arena da Baixada, pela segunda fase da competição continental.

Aos 29 anos, Weverton fará a sua segunda Libertadores e já passou por fortes emoções. Na única vez em que disputou o torneio, em 2014, o goleiro foi o grande herói do time na disputa de pênaltis contra o Sporting Cristal-PER, pela fase prévia. Após vencer o jogo de volta por 2 a 1 e levar a disputa para as penalidades, o Atlético perdia por 3 a 2 e o arqueiro defendeu a cobrança de Marcos Delgado, impedindo a eliminação precoce do clube. Posteriormente, o Furacão superou os peruanos por 5 a 4 e classificou-se para a fase de grupos. Na sequência do campeonato, entretanto, a equipe acabou sendo eliminada e não avançou aos playoffs.

Em 2017, porém, se depender da vontade do capitão e xodó da torcida, a história será outra. De acordo com o medalhista olímpico, o time tem tudo para fazer uma boa campanha, mas, antes, precisa pensar jogo a jogo.

“A Libertadores é uma competição extremamente difícil, dura, e não tem jogo fácil. Temos um elenco bem qualificado, um treinador super competente e acredito que temos condições de ir longe, mas não adianta pensar lá na frente antes de superar as etapas. Primeiro de tudo, temos esse duelo com o Millonarios, que é uma equipe muito boa e as duas partidas serão bem difíceis. Precisamos entrar em campo ligados na quarta para conseguir um bom resultado em casa e ir para a Colômbia com uma vantagem interessante”, afirmou o jogador.

Para realizar um bom jogo e superar o Millonarios, Weverton acredita que a força vinda da arquibancada é fundamental e faz um convite aos torcedores. “Todo mundo sabe que somos muito fortes dentro de casa e isso também é por causa da nossa torcida. Quando a Arena está lotada, a força vinda da arquibancada nos motiva ainda mais. Contamos com esse apoio na quarta-feira porque será fundamental, principalmente em um torneio de mata-mata como a Libertadores”, disse o capitão.

O duelo contra o Millonarios, da Colômbia, é válido pela segunda fase da Libertadores. Quem se classificar irá enfrentar o vencedor do confronto entre Deportivo Capiatá, do Paraguai, e Universitario Lima, do Peru, pela terceira fase do torneio. O clube que passar desse duelo estará garantido na fase de grupos da competição continental.