Ex-jogador, que iniciou a carreira profissional no São Paulo, em 1994, foi campeão pela Seleção Brasileira, atuou 11 anos na Alemanha e tornou-se ídolo do Schalke 04, faz cursos em diversos clubes europeus para iniciar os trabalhos como técnico de futebol

(foto:arquivo pessoal/divulgação)

Após cinco anos longe dos gramados, Bordon resolveu retornar ao mundo do futebol como treinador. Para se especializar e se profissionalizar, entretanto, o ex-jogador realizou cursos e estágios em alguns dos principais clubes da Europa, como Bayern de Munique, Red Bull, Hoffenheim e Stuttgart, da Alemanha, e Rapid Viena, da Áustria. Após o período de estudos, retornou ao Brasil e espera começar a nova carreira nos primeiros meses de 2016.

Como jogador, Bordon teve uma carreira vitoriosa. Iniciou a sua história profissional no São Paulo, em 1994. Após cinco anos no Morumbi e dois títulos conquistados (Copa Conmbebol, em 1994, e Campeonato Paulista, em 1998), chamou a atenção do Stuttgart, da Alemanha, e rumou para a Europa. Com muita liderança, comprometimento e profissionalismo, o então zagueiro ganhou a confiança de todos e foi capitão por cinco temporadas, até ser contratado pelo Schalke 04, um dos clubes mais tradicionais do país.

Em sua nova equipe, Bordon atingiu o ápice da carreira. Foi capitão e líder do elenco durante as seis temporadas seguintes e conquistou o posto de ídolo do clube. Até hoje, é o único sul-americano presente no “vestiário da fama” do Schalke 04. Por opção pessoal, mudou-se para os Emirados Árabes, em 2010, para atuar pelo Al Rayyan. Devido a um problema familiar, porém, decidiu encerrar a carreira seis meses depois. Antes de pendurar as chuteiras, no entanto, o Schalke 04 organizou uma partida de despedida para o ídolo e quase 60 mil pessoas compareceram ao estádio para ovacionar o brasileiro.

Durante os 11 anos em que jogou na Alemanha, Bordon disputou quatro Ligas dos Campeões da Europa, seis Copas Uefa (atual Liga Europa) e recebeu diversos prêmios individuais, como o de melhor zagueiro da Bundesliga, pelo Stuttgart, na temporada 2003/04, ano em que foi fundamental para a equipe atingir o recorde do torneio nacional ao permanecer nove jogos sem sofrer gol. Em toda a sua carreira, o ex-zagueiro foi convocado diversas vezes para a Seleção Brasileira e conquistou a Copa América pelo país, em 2004.

Bordon é o novo cliente da Triple Comunicação – Ex-jogador e atual treinador terá o gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa feitos pela empresa

O ex-jogador Bordon é o mais novo cliente da Triple Comunicação. Ídolo do Schalke 04, da Alemanha, onde atuou por seis anos, o técnico definiu a contratação da empresa nesta terça-feira (15). Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do profissional.

Bordon chega para se unir aos clientes assessorados pela Triple Comunicação, como Jadson (Corinthians), Cleiton Xavier e Pablo Mouche (Palmeiras), Valdivia (Al Wahda-EAU), Dagoberto (sem clube), Negueba (Coritiba), Marlos (Shakhtar Donetsk-UCR), Diego Tardelli e Aloisio (Shandong Luneng-CHI), Carleto (São Paulo), Pará (Cruzeiro), Mateus Muller (São Bento), Xandão (Kuban Krasnodar-RUS), Ilsinho (sem clube) e Fahel (sem clube).

Ficha técnica
Nome: Marcelo José Bordon
Data de Nascimento: 07/01/1976 – 39 anos
Clubes como jogador: Al Rayyan-EAU (2010), Schalke-ALE 04 (2004 a 2010), Stuttgart-ALE (1999 a 2004) e São Paulo (1994 a 1999)
Títulos:
 Copa América (Seleção Brasileira – 2004), Liga Pokal (2005), Copa Uefa Intertoto (2000), Campeão Paulista (1998) e Campeão da Copa Conmebol (1994)
Prêmios individuais: Melhor zagueiro da Bundesliga (2003/04) e único jogador sul-americano presente no vestiário da fama do Schalke 04

Número pelo Schalke-ALE
229 jogos
18 gols
9 assistências

Número pelo Stuttgart-ALE
157 jogos
12 gols
8 assistências

Números pelo São Paulo
238 jogos
8 gols