Um dos grandes destaques do Betis e do Campeonato Espanhol, brasileiro fez uma pintura no triunfo de 2 a 1, sobre o Rayo Vallecano, fora de casa, que recolocou a equipe na zona de classificação para a Champions

Um dos jogadores mais elogiados pela torcida do Betis e pela imprensa espanhola, nesta temporada, sua primeira na Europa, o atacante Luiz Henrique foi, novamente, decisivo para a importante vitória do clube, sobre o Rayo Vallecano, por 2 a 1, neste domingo (8), fora de casa, pela 16ª rodada da La Liga. O jovem atacante brasileiro, que completou 22 anos, na última terça-feira (2), marcou o belíssimo gol do triunfo, aos 40 minutos do primeiro tempo, após receber passe de Fékir, deixar um marcador na saudade e acertar belo chute de fora da área, com o pé direito, que “não é o bom”, já que é canhoto. Ivan Balliu, contra, foi o responsável pelo outro gol dos visitantes, enquanto Sergio Camello fez o de honra para os mandantes.

Na comemoração, Luiz Henrique se ajoelhou e apontou os dedos para o céu para homenagear o seu pai, Luiz Carlos da Silva, que faleceu no último dia 27. Após o triste acontecimento, o camisa 11 chegou a ser liberado pela comissão técnica, mas, mostrando maturidade e profissionalismo, pediu para seguir com o grupo, entrou em campo diante do Athletic Bilbao e foi eleito o melhor em campo. Neste domingo, mais uma vez, o atacante ganhou a premiação de principal destaque da partida.

“O gol de hoje é especial demais por várias situações. Foi uma jogada muito bonita, nos deu a vitória e eu dedico para o meu pai, que nos deixou há poucos dias. Logo após fazer o gol, lembrei do meu pai, meu maior incentivador, que sempre esteve comigo nessa caminhada minha e da minha família no futebol. Esse gol foi para ele. Apontei para o céu em homenagem porque eu tenho certeza de que ele está comemorando e muito orgulhoso por tudo o que vem acontecendo”, declarou o jovem.

”Quando recebi a notícia, estava aqui na Espanha, me preparando para a volta dos jogos, e foi um momento muito duro. Ainda dói demais. Mas sentei com a minha esposa, conversei com a minha família e, sofrendo juntos, decidimos seguir adiante, pois era o que ele desejaria. Conseguir jogar em alto nível era o nosso sonho e o meu pai me deixou muitos ensinamentos. Seguirei me entregando, ao máximo, a cada treino, a cada jogo, sempre com muito foco e determinação, e eu sei que as coisas seguirão melhorando. Pois isso eu aprendi com ele e levarei comigo para sempre”, comentou Luiz Henrique, em alusão à semana que recebeu a notícia da perda do pai, dois dias antes de entrar em campo contra o Athletico de Bilbao e ser eleito o melhor do jogo.

Revelado pelo Fluminense, o atacante chegou ao Betis, no início desta temporada, e, mesmo em pouco tempo no clube da Andaluzia, tem encantado a todos com suas boas atuações, repletas de dribles e jogadas envolventes. Até aqui, o camisa 11 já soma três gols e mais três assistências em 21 partidas. Tudo isso fez com que o jogador entrasse para a lista prévia do Brasil para a disputa da Copa do Mundo de 2022 e o faz estar no radar para a disputa das Olimpíadas de 2024, em Paris.

O gol deste domingo, o primeiro de Luiz Henrique no Campeonato Espanhol (já havia feito dois na Liga Europa), foi importantíssimo para o Betis, que, com o resultado, chegou aos 28 pontos e subiu para a quarta colocação, entrando na zona de classificação para a próxima edição da Champions League.

”Sabíamos que seria um jogo duríssimo. Eles também estão fazendo um grande campeonato espanhol e não perdiam em casa havia muito tempo. Pra conseguir sair com a vitória, precisaríamos fazer uma grande partida, um jogo quase perfeito. E, graças a Deus, o time todo foi bem e a gente conseguiu esse merecido resultado. Seguimos fortes e trabalhando para chegarmos em busca dos nossos objetivos na temporada”, disse.

Agora, o Betis dá uma pausa na La Liga para focar na disputa da Supercopa do Rei, onde Luiz Henrique terá a oportunidade de levantar sua primeira taça pelo clube. Na semifinal, dia 12 de janeiro, o adversário será o Barcelona, em Riad, na Arábia Saudita. Quem vencer, vai pegar o vencedor de Real Madrid e Valencia.