Em grande fase, capitão do Palmeiras foi chamado pelo técnico Tite para os jogos contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo

(foto: Ricardo Stuckert/CBF)

Vivendo o melhor momento de sua carreira, o capitão Dudu recebeu uma ótima notícia nesta sexta-feira. O camisa 7 do Palmeiras foi convocado pelo treinador Tite para os jogos do Brasil contra Uruguai, no próximo dia 23, e Paraguai, no dia 28 de março, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Feliz pela convocação, o capitão palmeirense falou sobre o chamado. “Não tenho palavras para descrever a minha felicidade. É mais um sonho realizado. Em primeiro lugar, agradeço à minha família, que está sempre ao meu lado. Também agradeço a Deus, aos meus companheiros e ao pessoal que cuida da minha carreira. Em especial, agradeço ao Palmeiras e a todos os torcedores do Verdão. Esse clube é a minha casa e estaremos sempre juntos”, afirmou o jogador.

A última vez em que Dudu defendeu a seleção principal do Brasil foi na vitória sobre a Colômbia, por 1 a 0, em janeiro deste ano, no Engenhão. O Jogador, inclusive, foi o autor do único gol daquela partida. Antes, o camisa 7 do Verdão atuou no triunfo sobre o Egito, por 2 a 0, no dia 14 de novembro de 2011, em Al Rayyan, e na vitória em cima do Gabão, pelo mesmo placar, na cidade de Libreville. Nesses últimos dois compromissos, o treinador era Mano Menezes.

Pelas categorias de base da seleção, Dudu jogou sete partidas e foi um dos protagonistas na conquista da Copa do Mundo sub-20, em 2011, na Colômbia, último título do Brasil na competição. Aquela equipe, inclusive, contava com ótimos jogadores, como Casemiro, Oscar, Willian e Philippe Coutinho.

Na vitoriosa campanha daquele Mundial, o Guerreiro do Verdão marcou três gols, deu duas assistências e terminou o torneio como o vice-artilheiro do time, atrás do centroavante Henrique, que fez cinco.

Palmeiras
Desde que chegou ao clube, o meia-atacante vive excelente fase. Em 2015, fechou o ano como o principal goleador da equipe, com 16 gols, e segundo maior assistente do elenco, com 12 passes para gol, apenas um atrás de Robinho. Na temporada passada, além de ter sido capitão e encarregado de erguer a taça de campeão Brasileiro, terminou a competição nacional como o maior garçom do torneio, com dez assistências, e também marcou seis gols.

Suas ótimas atuações lhe garantiram um posto na seleção dos “Melhores do Brasileiro”, eleita pela CBF, e na edição da “Bola de Prata”, organizada pela ESPN.

Em 2017, Dudu assumiu de vez o protagonismo da equipe e está comandando o time neste início de temporada. Em dez jogos oficiais do clube no ano, o camisa 7 marcou dois gols, um deles uma pintura contra o São Paulo, e deu seis assistências.

Artilheiro isolado do Alianz Parque, com 14 gols, Dudu já fez 121 jogos pelo Palmeiras, marcou 27 gols e deu 30 assistências. Nas duas primeiras temporadas pelo clube, o jogador conquistou o Campeonato Brasileiro, em 2016, e a Copa do Brasil, em 2015, quando marcou dois gols na final contra o Santos.

Confira os dados de Dudu pela seleção brasileira

Seleção principal
3 jogos
1 gol
3 vitórias

Seleção sub-20
7 jogos
3 gols
2 assistências
5 vitórias
2 empates
1 título da Copa do Mundo 2011

Estatísticas pela seleção principal
Jogo: Brasil 1 x 0 Colômbia
Amistoso
Data: 25/01/2017
Estádio: Engenhão
Situação: marcou o único gol da partida e foi substituído aos 33 minutos do 2º tempo por Camilo

Jogo: Egito 0 x 2 Brasil
Amistoso
Data: 14/11/2011
Estádio: Ahmed bin Ali – Al Rayyan
Situação: Entrou aos 39 minutos do 2º tempo no lugar de Hulk.

Jogo: Gabão 0 x 2 Brasil
Amistoso
Data: 10/11/2011
Estádio: Omar Bongo – Libreville
Situação: Fez a sua estreia na seleção principal ao entrar aos 32 minutos do 2º tempo no lugar de Jonas.

Copa do Mundo sub-20 2011
Jogo: Brasil 1 x 1 Egito
Fase: 1ª rodada da fase de grupos
Data: 29/07/2011
Estádio: Metropolitano Roberto Melendez – Barranquilla
Situação: Entrou aos 25 minutos do 2º tempo no lugar de Casemiro

Jogo: Brasil 3 x 0 Áustria
Fase: 2ª rodada da fase de grupos
Data: 01/08/2011
Estádio: Metropolitano Roberto Melendez – Barranquilla
Situação: Entrou aos 28 minutos do 2º tempo no lugar de Willian José

Jogo: Brasil 4 x 0 Panamá
Fase: 3ª rodada da fase de grupos
Data: 04/08/2011
Estádio: Metropolitano Roberto Melendez – Barranquilla
Situação: Entrou aos 18 minutos do primeiro tempo no lugar de Fernando e marcou o quarto gol

Jogo: Brasil 3 x 0 Arábia Saudita
Fase: oitavas de final
Data: 10/08/2011
Estádio: Metropolitano Roberto Melendez – Barranquilla
Situação: Entrou no lugar de Henrique aos 17 minutos do 2º tempo e marcou o terceiro gol

Jogo: Brasil 2 (4) x (2) 2 Espanha
Fase: quartas de final
Data: 14/08/2011
Estádio: Hernán Ramírez Villegas – Pereira
Situação: Entrou aos 33 minutos do 2º tempo no lugar de Philippe Coutinho e marcou o segundo gol. Nos pênaltis, converteu a quarta cobrança, que garantiu a vitória por 4 a 2.

Jogo: Brasil 2 x 0 México
Fase: semifinal
Data: 17/08/2011
Estádio: Hernán Ramírez Villegas – Pereira
Situação: Entrou aos 24 minutos do 2º tempo no lugar de Philippe Coutinho, quando jogo estava 0 a 0, e deu uma assistência para Henrique marcar o segundo gol.

Jogo: Brasil 3 x 2 Portugal
Fase: final
Data: 20/08/2011
Estádio: Estadio Nemesio Camacho (El Campín) – Bogotá
Situação: Entrou aos 17 minutos do 2º tempo, quando o Brasil perdia por 2 a 1, e deu uma assistência para Oscar marcar o gol de empate e levar a partida para a prorrogação.

Curiosidades
Foi convocado para a seleção principal três vezes.

Marcou o primeiro gol pela seleção principal na vitória de 1 a 0 sobre a Colômbia, no dia 25 de janeiro deste ano.

Marcou o primeiro gol pela seleção brasileira sub-20 no dia 4 de agosto de 2011, no triunfo de 4 a 0 sobre o Panamá.

Terminou a Copa do Mundo sub-20 na vice-artilharia do Brasil, com três gols (ao lado de Oscar e Philippe Coutinho), atrás apenas de Henrique (5).

Fez a sua estreia pela seleção principal no dia 10 de novembro de 2011, no triunfo sobre o Gabão, por 2 a 0.