Após dar dois passes para gol na vitória de 3 a 1 sobre o Figueirense, no último domingo, meia ultrapassa Giovanni Augusto, do Atlético Mineiro, e Giuliano, do Grêmio, e lidera o ranking de assistências da competição nacional

(foto:Daniel Vorley/AGIF/Folhapress)

Fundamental para o sucesso do Corinthians no Campeonato Brasileiro, o meia Jadson segue melhorando suas estatísticas e atingindo marcas impressionantes pelo clube. No último fim de semana, ao dar o passe para Elias marcar o primeiro e Gil assinalar o segundo gol da vitória de 3 a 1 sobre o Figueirense, o camisa 10 tornou-se o maior “garçom” da competição nacional, com oito assistências, à frente de Giovanni Augusto, do Atlético Mineiro, e Giuliano, do Grêmio, ambos com sete.

No duelo com os catarinenses, inclusive, além das duas assistências, Jadson comandou o meio de campo do Corinthians e, por diversas vezes, deixou os companheiros cara a cara com o goleiro Alex Muralha. Aos 30 minutos do segundo tempo, o jogador foi substituído por Danilo e saiu aplaudido de pé pela torcida corintiana, que compareceu em bom número e lotou a sua parte do estádio Orlando Scarpelli, em Santa Catarina.

Vivendo uma de suas melhores fases desde que retornou ao Brasil, em 2012, Jadson apresenta números incontestáveis. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, o meia marcou 11 gols e deu oito assistências, o que significa que teve participação direta em 19 dos 48 gols do Corinthians no torneio, quase 40% de todos os tentos da equipe. Vice-artilheiro do campeonato, o camisa 10 também é o jogador com o maior número de passes para finalização na competição, com 72, 10 à frente de Lucas Lima, do Santos, segundo colocado.

Maior goleador do Timão na temporada, com 14 gols, e principal assistente do elenco no ano, com 19 passes para gol em partidas oficiais, Jadson já igualou a sua melhor marca de assistências desde que voltou ao Brasil, em 2012, depois de permanecer sete anos no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Em sua primeira temporada no São Paulo, o meia também chegou a dar 19 assistências, mas em 69 partidas, 20 a mais que neste ano.

Com mais dez rodadas até o fim do Campeonato Brasileiro, Jadson tem grandes chances de igualar ou até superar o meia Éverton Ribeiro, ex-jogador do Cruzeiro, que hoje defende o Al-Ahli, dos Emirados Árabes. Nas últimas duas edições da principal competição do país, o meia foi o maior assistente, com 11 passes para gol em cada torneio. Com oito assistências em 26 partidas no Brasileiro, Jadson tem média de, aproximadamente, uma a cada três jogos. Se mantiver o ritmo, irá, ao menos, igualar a marca de Éverton Ribeiro.

Com 60 pontos, o Corinthians lidera com folga o Campeonato Brasileiro, sete pontos à frente do Atlético Mineiro, segundo colocado. No próximo fim de semana, a equipe viaja até Campinas para encarar a Ponte Preta, no domingo, pela 29ª rodada. Ciente do ótimo momento da Macaca, Jadson faz um alerta para o Timão não ser surpreendido.

“A Ponte tem um time muito bem entrosado. Desde a chegada do técnico Doriva, a equipe melhorou ainda mais e, não por acaso, ganhou os últimos quatro jogos no Brasileiro contra equipes muito boas, como o Atlético Paranaense, em Curitiba, e o Santos, em Campinas. Será um dos jogos mais difíceis do segundo turno e precisamos entrar com a mesma atenção da partida contra o Figueirense”, alertou o camisa 10.

Desde que chegou ao Corinthians, no início de 2014,  Jadson fez 91 jogos oficiais, marcou 21 gols e deu 32 assistências. Nesta temporada, foram 49 partidas oficiais, 14 gols e 19 assistências. Somente nos últimos onze jogos da equipe no Campeonato Brasileiro, o camisa 10 fez cinco gols e deu cinco assistências.

Principais assistentes do Campeonato Brasileiro 2015 até a 28ª rodada

Jadson (Corinthians)
8 assistências

Giovanni Augusto (Atlético Mineiro) e Giuliano (Grêmio)
7 assistências

Patrick (Atlético Mineiro), Victor Ferraz (Santos), Dudu e Robinho (Palmeiras) e Paulo Henrique Ganso
6 assistências