Clube ucraniano está no Grupo H e enfrentará o Porto, de Portugal, Athletic Bilbao, da Espanha, e Bate Borisov, da Bielorússia

2014-08-28-ilsinho

Nesta quinta-feira, 28, a Uefa sorteou os grupos da próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, principal competição de clubes do mundo, que terá início no dia 16 de setembro. O Shakhtar Donetsk, atual pentacampeão ucraniano, dos brasileiros Ilsinho e Marlos, caiu no Grupo H, ao lado do cabeça-de-chave Porto, de Portugal, Athletic Bilbao, da Espanha, e Bate Borisov, da Bielorússia. A primeira partida da equipe ucraniana será no dia 17 de setembro, contra o Athletic Bilbao, fora de casa.

De acordo com o experiente lateral-direito Ilsinho, que, entre idas e vindas, está no Shakhtar há sete temporadas e disputará o torneio pela quinta vez na carreira, o grupo é complicado, mas a equipe tem condições de passar. “Qualquer equipe que participa de uma competição como a Liga dos Campeões tem que ser respeitada. Enfrentaremos o Porto, que tem um ótimo time e já conquistou o torneio uma vez, o Athletic Bilbao, que é muito forte, principalmente jogando em casa, e o Basel, que vem de uma vitória convincente na fase eliminatória. Nós mantivemos a base da temporada passada e ainda nos reforçamos bem. Acho que temos condições de brigar de igual para igual e passar para as oitavas”, disse o lateral, que também participou da Liga dos Campeões da temporada passada, quando o Shakhtar caiu no grupo de Manchester United-ING, Bayer Leverkusen-ALE e Real Sociedad-ESP, e viu os ingleses e alemães seguirem adiante na competição.

Para o recém-chegado Marlos, que participou dos playoffs da Liga dos Campeões do ano passado pelo Metalist, mas nunca jogou a fase de grupos da competição, o Shakhtar já provou, em edições anteriores, que pode chegar longe no torneio. “Há alguns anos, o Shakhtar foi campeão da Liga Europa (2008/09) e chegou às quartas de final da Liga dos Campeões (2010/11), o que comprova a força do clube no continente. Não existe grupo fácil nessa competição, mas acredito que se conseguirmos impor o nosso ritmo, temos grandes chances de passar de fase”, analisou o camisa 11, que trocou o Metalist pelo Shakhtar neste ano e marcou o gol do primeiro título do clube na temporada, na vitória de 2 a 0 sobre o rival Dínamo de Kiev, pela final da Supercopa da Ucrânia.

Por causa dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, o Shakhtar Donetsk, que é de Donetsk, uma das regiões mais conturbadas do país, teve que mudar de cidade e está treinando em Kiev. Os jogos como mandante estão sendo disputados na Arena L’viv, localizada na cidade de L’viv. Após quatro partidas pelo Campeonato Ucraniano, a equipe obteve quatro vitórias e está no topo da tabela, com 12 pontos. Além disso, já faturou a Supercopa da Ucrânia, após superar o Dínamo de Kiev, por 2 a 0, com gol de Marlos. Na próxima sexta-feira, o time enfrenta o Illychivets, pela quinta rodada da competição nacional.