Um dos maiores ídolos da história do clube alviverde, camisa 7 completou três meses de cirurgia no joelho direito

Dudu conseguiu alcançar novos feitos com a camisa do Palmeiras, que só corroboram, ainda mais, para o seu status de ser um dos maiores jogadores da história do clube. Com a conquista do Campeonato Brasileiro 2023, o ‘Baixola’ chegou a 12 títulos e se igualou a Ademir da Guia e Junqueira como o jogador mais vitorioso do Verdão.

E não para por aí! O camisa 7 passa a ser o único atleta, na era dos pontos corridos, a erguer quatro taças do Brasileirão por uma mesma equipe, já que venceu a competição pelo Alviverde em 2016, 2018, 2022 e 2023.

“Como já falei muitas vezes, eu e minha família amamos esse clube e me sinto muito honrado e extremamente feliz por alcançar essa marca gigantesca. A gente sabe como é difícil ser campeão no Brasil onde o futebol é super equilibrado e competitivo, e chegar a 12 títulos com essa camisa é algo maravilhoso. Quando eu paro para analisar a minha história, passa um filme pela cabeça e fico bem emocionado. No atual momento, infelizmente, não estou podendo entrar em campo pra fazer o que mais amo, mas, em breve, estarei de volta e continuarei me dedicando de corpo e alma para fazer o nosso clube brigar por mais e mais títulos. Nos últimos anos, o Palmeiras já demonstrou que é um dos maiores clubes do continente e do mundo e a gente fará de tudo para que 2024 seja um ano tão vitorioso como foram as últimas temporadas”, comentou.

“Também quero dizer que igualar os números de ídolos históricos, como o Junqueira e Ademir, é algo que eu jamais imaginei. O Seu Ademir é o maior jogador da história do Palmeiras e eu já tive a oportunidade de conversar com ele várias vezes. É uma pessoa maravilhosa, que sempre me apoiou e me tratou com muito carinho e respeito. Como todo palmeirense, sou fã dele e me sinto um acara abençoado por poder alcançar o feito do nosso principal jogador e de poder me relacionar com ele. A geração do Seu Ademir marcou uma época e jamais será esquecida, não somente pelos títulos, mas pela forma bonita que jogava. Espero que esse nosso grupo também seja lembrado como uma geração vencedora e que deu muitas alegrias à nossa torcida”, disse o meia-atacante.

Três meses da cirurgia no joelho
Na última quarta-feira (6), Dudu viajou para Belo Horizonte para assistir, de um dos camarotes do Mineirão, a confirmação do 12º título da principal competição do país, que veio após o empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, e participar da premiação. O desejo, claro, era estar em campo, mas o atleta segue se recuperando de uma grave lesão no joelho direito.

Na última semana, Dudu completou três meses do procedimento, realizado para a reconstrução do ligamento cruzado anterior e correção do menisco, lesionados na partida contra o Vasco, pela 21ª rodada do Brasileiro. Antes de se machucar, o camisa 7 havia marcado três gols e dado três assistências na campanha do dodecacampeonato.

“Todo jogador quer estar em campo em um momento como esse, mas, infelizmente, ainda vou levar um tempo para voltar a jogar. O mais importante é que estou me esforçando, ao máximo, e venho evoluindo bem. Sempre cuidei bastante do meu corpo e sempre dei importância para os trabalhos preventivos e de manutenção. E acho que isso está sendo fundamental para que meu corpo reaja de forma positiva às etapas do tratamento, que não é fácil. Sei que ainda falta um tempinho, mas, como disse, seguirei focado e fazendo tudo o que o pessoal do departamento médico e da preparação física mandarem para eu voltar ainda melhor”, disse.

Mais e mais recordes…
Aos 31 anos e com contrato até o fim de 2025, além de uma cláusula que prevê renovação automática até o término de 2026, caso atinja uma meta de jogos, Dudu já soma 443 jogos pelo Palmeiras, sendo o 16º que mais vezes defendeu o clube. A incrível marca de 12 títulos é só mais um dos recordes do jogador, que já ergueu, além das quatro taças do Brasileiro, duas da Libertadores (2020 e 2021), três do Brasileiro (2016, 2018 e 2022), três do Paulista (2020, 2022 e 2023), uma da Copa do Brasil (2015), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma da Supercopa do Brasil (2023).

Com 88 gols marcados e 102 assistências, Dudu é o maior artilheiro do Século XXI – o 22º na história geral do Palmeiras, e principal garçom do atual elenco. No total, já participou diretamente de 190 tentos com a camisa alviverde.

Aliás, destes 88 gols, 53 foram pelo Brasileiro, o que torna Dudu o maior goleador do Palmeiras na era dos pontos corridos e o segundo em toda a história da competição pelo clube, atrás de César Maluco, que balançou as redes 61 vezes, entre 1967 e 1974. Além disso, o camisa 7 é, ainda, o jogador com mais vitórias pelo Verdão na competição, com 126 triunfos.

No Allianz Parque, inaugurado em novembro de 2014, ninguém brilhou e foi mais decisivo do que Dudu. O camisa 7 estreou no local, em janeiro do ano seguinte, e, atualmente, lidera os rankings de jogador com mais partidas (197), vitórias (139) e assistências (50), além de ser o segundo maior goleador, com 40 bolas na rede, três a menos do que Raphael Veiga.

Contando os números de toda a história da casa palestrina, o Guerreiro do Verdão persegue o ex-goleiro Marcos no número de jogos. Talvez, o único recorde que ainda lhe falte. Até aqui, está a 15 partidas de alcançar as 212 disputadas pelo arqueiro.

Prêmios individuais
Além das conquistas coletivas, Dudu coleciona uma série de taças individuais, incluindo uma Bola de Ouro (2018), cinco Bolas de Prata (2016, 2017, 2018, 2019 e 2022), um prêmio de melhor jogador do Brasileiro pela CBF (2018), dois da seleção do torneio da CBF (2016 e 2018) e um Troféu Mesa Redonda (2018).

ESTATÍSTICAS

Jogadores com mais títulos na história do Palmeiras:
12 títulos – Ademir da Guia, Junqueira e Dudu
11 títulos – Waldemar Fiume, Lima, Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha e Mayke

Números de Dudu pelo Palmeiras

Geral
443 jogos (412 como titular)
88 gols
102 assistências

Mais títulos oficiais pelo Verdão no Século XXI – 12 conquistas
Maior artilheiro do Século XXI – 88 gols
Mais jogos do atual elenco e no Século XXI – 443 jogos
Maior artilheiro do Verdão nos pontos corridos – 53 gols
Jogador com mais vitórias pelo Palmeiras no Brasileiro – 126

Segundo maior artilheiro do clube no Brasileiro
1º – César Maluco – 61 gols
2º – Dudu – 53 gols

Rankings (Allianz, Palestra Italia e Parque Antarctica)

Mais vitórias
1º Dudu (139)

Mais jogos
1º – Marcos (212)
2º – Dudu (197)

Rankings no Allianz Parque

Mais vitórias
1º – Dudu (139)

Mais jogos
1º – Dudu (197)

Maiores artilheiros
1º – Raphael Veiga (43 gols)
2º – Dudu (40 gols)

Mais assistências
1º – Dudu (50 assistências)