Grandalhão brasileiro já marcou 65 gols e deu 12 assistências no país asiático, sendo 42 bolas na rede e cinco passes decisivos em 53 partidas pelo atual clube

Ídolo do Wuhan Three Towns e já com o nome cravado na história do futebol chinês, o centroavante Markão alcançou mais um feito especial atuando do outro lado do mundo. O grandalhão brasileiro chegou à marca de 100 partidas no país asiático, na vitória de 3 a 1 sobre o Dalian Pro, fora de casa, na última semana. Tal número ganha ainda mais significado por conta dos dados impressionantes do camisa 13.

No total, Markão soma 65 gols e 12 assistências na China. São 77 participações diretas, o que representa uma média de uma a cada 1,29 partida. Pelos Dragões, as estatísticas são ainda mais impressionantes: 42 bolas na rede e cinco passes decisivos em 53 atuações, isto é, uma média de 1,12 a cada duelo.

“Chegar a 100 jogos no futebol chinês é algo incrível. Tive uma passagem muito positiva pelo Hebei e ainda melhor aqui no Wuhan Three Towns, clube pelo qual tenho um carinho enorme e uma identificação gigantesca. Não à toa, quando tive a chance de retornar, após alguns meses atuando na Arábia, não pensei duas vezes. Sou muito feliz aqui, estou completamente adaptado ao país e a cidade, então espero poder seguir por muito tempo ajudando o time”, ressaltou.

Depois de meia temporada no Al Ahli, da Arábia Saudita, Markão retornou ao Wuhan Three Towns. Desde então, disputou sete jogos e marcou três gols. “Voltei com o objetivo de ajudar a equipe a buscar seus objetivos. Fiquei fora de alguns jogos por conta de problemas, mas agora está tudo certo. Estou 100% focado e pronto para contribuir”.

Em sexto lugar, o Wuhan Three Towns volta a campo agora, pela Superliga Chinesa, no dia 29 de outubro, quando recebe o Shenzhen. Antes, nesta terça (24), os Dragões pegam o Hanoi, do Vietnã, pela terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Ásia.

Na história do Wuhan Three Towns
Em sua primeira passagem pelo Wuhan Three Towns, Markão disputou 46 jogos, balançou as redes 39 vezes e deu cinco assistências. Números fundamentais para que os Dragões entrassem para a história. Primeiro, com o título da divisão de acesso, em 2021, e, no ano seguinte, da principal competição da China, quando o atacante foi o principal nome da equipe.

Em 2022, foram nada menos do que 27 gols marcados em 26 partidas, média superior a um tento por duelo. Isso sem falar nas duas assistências, totalizando 29 participações diretas nos 1664 minutos em que esteve em campo, ou seja, uma a cada 57,3 minutos.

Na mesma temporada, inclusive, Markão se tornou o segundo jogador a alcançar o feito de figurar nos rankings de maior goleador, tanto do Campeonato Chinês quanto do Coreano. O outro é o compatriota Júnior Negrão, artilheiro da Superliga, em 2021, pelo Changchun Yatai, e antes, em 2020, do Coreano, quando vestia a camisa do Ulsan Hyundai.

Números impressionantes também na Coreia do Sul
Antes de atuar na China, Markão brilhou no Gyeongnam, da Coreia do Sul. Em 2017, foi o artilheiro e melhor jogador da divisão de acesso, com 22 gols em 32 partidas. Na temporada seguinte, com mais 26 bolas na rede em 31 duelos, não só foi o maior goleador e melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano como comandou o Gyeongnam na campanha do vice-campeonato nacional.

Boa passagem pelo Hebei Fortune
Em 2019, o jogador revelado pelo Ituano, onde foi campeão Paulista de 2014, acertou com o Hebei Fortune para atuar ao lado dos argentinos Mascherano e Lavezzi. Lá, foi o artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Chinês, em 2020, balançando as redes outras 11 vezes, mas em 17 partidas.

Pelo Hebei Fortune, ao todo, foram 47 atuações, com 23 tentos e sete assistências.

Números de Markão na China

Total
100 jogos (57 vitórias, 15 empates e 28 derrotas)
65 gols
12 assistências

Wuhan Three Towns
53 jogos (42 vitórias, 4 empates e 7 derrotas)
42 gols
5 assistências

Hebei Fortune
47 jogos (15 vitórias 11 empates e 21 derrotas)
23 gols
7 assistências