Devido a grande procura, iniciativa inédita na cidade foi dividida em duas turmas. Garotos fizeram treinos filmados e agora terão material avaliado por instituições de ensino americanas

Imagem: Divulgação/ MVP

No último final de semana, a agência de intercâmbio MVP reuniu, no Colégio Sagrada Família, de Brasília, dezenas de garotos que sonham jogar basquete nos Estados Unidos. Organizado em parceria com a GG12, escola do jogador Guilherme Giovannoni, o evento foi inédito na cidade e apresentou aos garotos as possibilidades e caminhos que podem fazê-los brilhar em quadras americanas.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer toda a estrutura de ensino dos Estados Unidos, que incentiva a prática esportiva desde os primeiros anos escolares até a universidade por meio de bolsa de estudos que também estão disponíveis para alunos internacionais, inclusive, os brasileiros. Os presentes tiveram seus treinos filmados e, conforme o interesse de cada um, terão material distribuído para os treinadores americanos.

“Com certeza, foi uma iniciativa pioneira na cidade”, explica Giovannoni, ala-pivô da seleção brasileira e tricampeão da NBB pelo Brasília, eleito melhor jogador das finais de 2011. “Brasília ama e respira basquete. É a herança dos anos em que a cidade teve um dos principais times do país. Isso ajudou a produzir talentos e é hora de fazer com que esses jovens se desenvolvam. Não vejo lugar melhor que uma liga universitária americana, onde nasceram os principais nomes que já pisaram em uma quadra da NBA”, continuou ele, que há oito anos mantém na cidade a GG12, uma escola de basquete voltada para o desenvolvimento de talentos do esporte brasiliense.

O projeto apresentado pela GG12 foi idealizado em parceria com a agência de intercâmbio esportivo MVP Exchange, que já enviou mais de 300 pessoas para estudar na América com bolsas de estudo para jovens que praticam futebol, natação, basquete, tênis de mesa e até futebol americano.

“O programa de desenvolvimento do esporte nos EUA é gigante. Para a sorte dos brasileiros, ele está de portas abertas para nós e é uma excelente oportunidade para quem deseja estudar em uma grande universidade e continuar crescendo como atleta e como pessoa. A estrutura dedicada ao esporte é fenomenal e, uma vez dentro dessas instituições, as bolsas de estudo podem chegar a 100% do valor do curso”, explica Gustavo Machado, diretor da MVP Exchange.

Segundo o diretor da agência, que tem sede em São Paulo, a possibilidade de novos eventos em Brasília é grande, já que a cidade se mostrou apaixonada pelo esporte. “A procura foi excelente. Com certeza, muitos jovens brasilienses têm totais condições de estudar nos Estados Unidos. O basquete é muito forte na cidade e, com certeza, muitos desses talentos estão aptos aos programas de bolsas de estudo. Queremos ser esse elo entre os garotos e sonho de estudar e praticar esportes no exterior”, concluiu Gustavo.