Meia brasileiro do Shakhtar já foi campeão Ucraniano e jogará a final da Copa da Ucrânia contra o arquirrival Dínamo de Kiev

(foto: Shakhtar Donetsk/Divulgação)

Duas semanas após conquistar o primeiro Campeonato Ucraniano da carreira, o meia Marlos tem a possibilidade de faturar mais um título na temporada. Nesta quarta-feira, o Shakhtar Donetsk enfrenta o arquirrival Dínamo de Kiev, pela final da Copa da Ucrânia. Caso vença o adversário, será o quinto troféu do ex-jogador do São Paulo em três anos no clube europeu.

Animado por mais uma final, o camisa 11 dos Mineiros falou sobre a decisão. “O Dínamo é o nosso maior rival e todo jogo com eles é muito difícil, ainda mais em uma final. A gente acabou de ser campeão Ucraniano e eles farão de tudo para não deixar que a Copa fique com o Shakhtar. Temos que entrar em campo 100% focados para impor o nosso ritmo de jogo desde o início e conquistar mais uma taça”, afirmou.

A rivalidade histórica citada por Marlos está sendo alimentada pelos recentes resultados dentro de campo. Nas últimas três temporadas, os clubes têm se revezado nas conquistas de títulos. Os Mineiros ganharam duas Supercopas da Ucrânia, ambas sobre o rival, uma Copa da Ucrânia e um Campeonato Ucraniano. Já o Dínamo de Kiev faturou dois Ucranianos, uma Copa e uma Supercopa da Ucrânia, as duas em cima do Shakhtar.

Na última vez em que se enfrentaram em uma decisão, o Dínamo levou a melhor e venceu a Supercopa da Ucrânia (2016) após empate em 1 a 1 no tempo normal e vitória nos pênaltis. Pelo Campeonato Ucraniano desta temporada, porém, o Shakhtar venceu duas e empatou uma.

Se depender do retrospecto de Marlos contra o rival, a torcida do Shakhtar pode ficar animada. Desde que chegou ao clube, o brasileiro enfrentou o Dínamo nove vezes e nunca perdeu. Foram seis vitórias e três empates, com dois gols e três assistências. A estreia do brasileiro pelo clube, inclusive, foi na final da Supercopa da Ucrânia de 2014. O jogador entrou no segundo tempo e marcou o gol do título.

Ao falar sobre a invencibilidade contra o rival, Marlos é cauteloso e relembra que perdeu dois títulos após empates no tempo normal. “Os números são bons, ganhei duas finais contra o Dínamo, cheguei a fazer o gol do título na minha estreia, mas também perdemos a Supercopa deste ano e a Copa da Ucrânia de 2015 nos pênaltis, depois de empates no tempo normal. Por isso não podemos vacilar e precisamos sair em busca da vitória desde o começo da partida”, concluiu.

Marlos está em sua terceira temporada no Shakhtar e tem comandado a equipe nos últimos campeonatos. Não à toa, foi eleito o melhor jogador do clube e da Ucrânia em 2016. Além disso, também entrou para a Seleção da Liga Europa em 2015/16 e já recebeu o convite para defender a seleção nacional do país europeu.

O brasileiro tem 124 jogos pelo clube, 23 gols, 29 assistências e quatro títulos: Campeonato Ucraniano (2017), Copa da Ucrânia (2016) e Supercopa da Ucrânia (2014 e 2015).

Títulos de Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev nas últimas três temporadas, desde que Marlos chegou ao clube

Títulos do Shakhtar
1 Campeonato Ucraniano (Dínamo ficou com o vice)
1 Copa da Ucrânia
2 Supercopas da Ucrânia (em ambas venceu o Dínamo na decisão)

Títulos do Dínamo de Kiev
2 Campeonatos Ucranianos (Shakhtar foi o vice-campeão em ambos)
1 Copa da Ucrânia (venceu o Shakhtar nos pênaltis na final de 2015)
1 Supercopa da Ucrânia (superou o Shakhtar nas penalidades em 2016)

Retrospecto de Marlos pelo Shakhtar contra o Dínamo de Kiev
9 jogos
6 vitórias
3 empates
2 gols
3 assistências