Holandeses atropelam italianos por 6 a 2, conquistam a primeira vitória e sobem para 11ª colocação, zona que garantiria vaga nos playoffs

O PSV Eindhoven protagonizou uma noite memorável, na última terça-feira (21), ao aplicar uma goleada impiedosa de 6 a 2 sobre o Napoli, de virada, em duelo válido pela terceira rodada da fase de liga da UEFA Champions League. O brasileiro Mauro Júnior teve atuação destacada, contribuindo com uma bela assistência na construção do resultado, que marcou a primeira vitória dos Camponeses na competição.

Com o triunfo, o PSV chegou aos 4 pontos e subiu para a 11ª colocação na classificação geral, posição que, atualmente, levaria a equipe aos playoffs.

No dia seguinte à partida, Mauro Júnior celebrou o desempenho coletivo e a importância do resultado: “Foi um jogo intenso desde o começo. Sabíamos que seria uma partida duríssima, contra uma das melhores equipes da Itália e da Europa. A gente tomou um gol no começo, mas mostramos personalidade pra nos manter bem equilibrados e conseguimos não somente empatar, mas virar com uma boa vantagem. Esse desempenho coletivo nos dá confiança para a sequência da Champions e também do campeonato holandês, analisou.

“Fico feliz por ter ajudado com a assistência. O mais importante é ver o time jogando solto e com confiança. Ganhar assim, numa Champions, contra uma ótima equipe, nos dá muita moral para sequência. Sabemos que nosso grupo é forte e pode chegar longe e buscar grandes coisas na temporada”, completou.

O Napoli saiu na frente com McTominay, mas o PSV reagiu rapidamente e virou ainda no primeiro tempo com um gol contra de Buongiorno e outro de Saibari. Na segunda etapa, os holandeses atropelaram: Dennis Man marcou o terceiro, em jogada que contou com assistência de Mauro Júnior, e também o quarto. Ainda houve tempo para Pepi e Driouech completarem a goleada por 6 a 2, enquanto os italianos descontaram novamente com McTominay.

Em sua oitava temporada no PSV, Mauro Júnior já é o segundo brasileiro com mais atuações pela equipe holandesa, com 172 partidas, e está cada vez mais próximo do líder do ranking, o ex-goleiro Gomes, que atuou 182 vezes. Além disso, o polivalente atleta já marcou oito gols e distribuiu 23 assistências.

Forte relação com o PSV
Mauro Júnior fez praticamente toda a sua carreira profissional no PSV. O jogador atuou algumas vezes pela Série A3 do Paulista, no Desportivo Brasil, mas, aos 18 anos, assinou seu primeiro contrato profissional e se transferiu para a equipe holandesa. Logo em sua estreia, ganhou os holofotes ao balançar as redes e tornou-se o segundo brasileiro a conseguir tal feito pelo clube, após Ronaldo Fenômeno, em 1994.

Por dois anos, o meia de origem atuou tanto na equipe principal como no time B e conquistou a Eredivisie 2017/18 com participações significativas. Foram 15 jogos, um gol marcado e mais quatro assistências.

Após um ano emprestado ao Heracles, Mauro Júnior retornou aos Camponeses na temporada 2020/21 e se firmou por suas boas atuações e versatilidade, atuando nas duas laterais, como volante e também na beirada ofensiva. Desde então, ajudou o clube a conquistar mais sete títulos: três Supercopas, duas Copas da Holanda e dois Campeonatos Holandeses (2023/24 e 2024/25), o último de forma emocionante, ao tirar nove pontos de desvantagem para o arquirrival Ajax, com sete vitórias nas sete rodadas finais.