Contratado em 2024, zagueiro foi um dos pilares da reação corintiana na temporada passada, e ajudou o clube a faturar o título do Campeonato Paulista sobre o arquirrival Palmeiras, neste ano. Com a chegada de Dorival, voltou a ser um dos principais nomes do sistema defensivo
Foto: Léo Sguaçabia
A partida entre Corinthians e Novorizontino, marcada para esta quarta-feira (21), na Neo Química Arena, e que vale uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, terá um sentimento especial para André Ramalho. Se entrar em campo, o atleta realizará o seu 50º jogo pelo clube.
“É um orgulho vestir essa camisa. Chegar a 50 jogos em menos de um ano, então, é muito significativo para mim. Até o ano passado, toda a minha carreira profissional tinha acontecido na Europa e eu nem tinha planos de voltar ao Brasil. Mas quando recebi a proposta do Corinthians, tudo mudou. É um dos maiores clubes não só do país, mas do mundo, com uma torcida apaixonada, diferente de qualquer outra e não pensei duas vezes. Desde então, fui muito bem recebido por todos e sempre procuro honrar as tradições do clube com muita dedicação e profissionalismo”, afirmou.
“No ano passado, cheguei durante um momento complicado. A equipe não vinha tão bem no Brasileiro e, junto com todo o elenco, pude ajudar o time a reagir na reta final do Brasileiro. Neste ano, já tive a oportunidade de ser campeão paulista e de dar alegrias ao nosso torcedor, que sempre nos apoia de maneira incondicional”, relembrou o atleta, em alusão à conquista sobre o Palmeiras.
Mesmo após o título regional, no entanto, o treinador Ramón Díaz acabou sucumbindo à pressão de maus resultados e para o seu lugar o clube contratou Dorival Júnior. Na opinião de André Ramalho, o trabalho está sendo bem absorvido pelo elenco.
”Estamos vivendo uma transição, que foi a troca de comando. O professor Dorival chegou e, aos poucos, está introduzindo as suas ideias e nosso grupo está conseguindo se adaptar bem. Acredito que o trabalho está sendo bem feito e nossa equipe tem demonstrado um bom equilíbrio tanto atrás como na frente. Nos seis jogos sob o comando dele, a gente ganhou quatro, empatou um e perdeu apenas um. Além disso, passamos três partidas sem sofrer gol e isso comprova a nossa evolução”, completou.
Nesta quarta-feira (21), o Corinthians joga pelo empate para seguir vivo na Copa do Brasil, já que venceu a partida de ida por 1 a 0, fora de casa. Um fator positivo é que nas últimas duas partidas, a equipe não foi vazada (vitórias de 1 a 0 contra Racing e Santos).
“Como mencionei, nosso time está equilibrado e nós fizemos um bom jogo lá em Novo Horizonte. Só que a gente sabe que não tem nada ganho. O time deles tem muita qualidade e precisamos entrar com muita atenção do início ao fim para garantir a classificação. Nos nossos últimos dois jogos, não sofremos gol e vamos trabalhar pra isso acontecer novamente e passarmos para as oitavas”, finalizou.
André Ramalho foi contratado pelo Corinthians em julho do ano passado. Rapidamente, assumiu papel de liderança no elenco, ajudando o time alvinegro a reagir no Campeonato Brasileiro e a chegar às semifinais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.
Na atual temporada, o camisa 5 comemorou seu primeiro título pelo clube: o Paulistão, conquistado sobre o arquirrival Palmeiras na final. Desde a chegada de Dorival Júnior, André Ramalho foi titular em cinco dos seis jogos disputados, contribuindo para que o time não sofresse gols em três deles. Nesse período, foram quatro vitórias e um empate (na única derrota, aliás, para o Mirassol, o atleta não entrou em campo).
Até o momento, André Ramalho já disputou 49 partidas com a camisa do Corinthians, sendo 42 como titular. Nesse período, marcou um gol e deu uma assistência.
Trajetória vencedora na Europa
Antes de defender o Corinthians, André Ramalho teve uma longa e vitoriosa trajetória no futebol europeu. Adquirido pelo Red Bull Salzburg assim que completou 18 anos, o defensor atuou por empréstimo no FC Liefering e USK Anif para ganhar experiência. De volta aos Touros, o brasileiro brilhou e tornou-se ídolo.
Em duas passagens, foram 240 jogos oficiais disputados, número que o coloca entre os que mais vezes vestiu a camisa dos Touros. Além disso, marcou 20 gols, deu 12 assistências e conquistou 11 títulos oficiais, seis da Bundesliga (2013/14, 2014/15, 2017/18, 2018/19, 2019/20 e 2020/21) e cinco da Copa da Áustria (2013/14, 2014/15, 2018/19, 2019/20 e 2020/21).
Já em competições internacionais, André Ramalho teve participação fundamental na segunda melhor campanha da história da equipe na Liga Europa, ajudando o time a chegar à semifinal, na temporada 2017/18. Além disso, contribuiu para que o os Touros disputassem a fase de grupos da Champions pelas duas primeiras vezes desde que passou a se chamar Red Bull Salzburg, em 2005, nas temporadas 2019/20 e 2020/21.
Entre as duas passagens pelo clube austríaco, André Ramalho também atuou na Alemanha por dois anos e meio. Nesse período, fez 28 jogos pelo Bayer Leverkusen e outras 20 pelo Mainz.
Antes de chegar ao Timão, André Ramalho ainda atuou pelo PSV Eindhoven, da Holanda, por três temporadas. Disputou 128 jogos, fato que o coloca entre os brasileiros com mais atuações pelo clube,
balançou as redes em seis oportunidades, deu cinco passes decisivos e levantou mais seis taças: a Eredivisie (2023/24), duas Copas da Holanda (2021/22 e 2022/23) e três Supercopas nacionais (2021, 2022 e 2023).