Um dos principais nomes do time nesta temporada, meio-campista brasileiro participou do terceiro gol do triunfo por 3 a 0, fora de casa, que deixa o clube bem perto de garantir a classificação para a última partida do torneio, que valerá o acesso à elite do futebol inglês

Nesta semana, Vini Souza comprovou o motivo pelo qual foi o único jogador de linha do Sheffield United a entrar na seleção da rodada da atual edição da Champioship. Destaque ao longo de toda a temporada, o brasileiro fez outra grande exibição e ajudou o time a vencer o Bristol City, por 3 a 0, fora de casa, pelo duelo de ida da semifinal dos playoffs da Championship, a segunda divisão inglesa. Com o resultado, a equipe segue firme em busca do grande objetivo do ano, que é o retorno à Premier League, a elite do futebol inglês.

Os gols da partida foram marcados por Harrison Burrows, Andre Brooks e Callum O’Hare, este último, com passe de Vini Souza. O resultado, aliás, deixa o Sheffield em grande vantagem para a partida de volta, marcada para a próxima segunda-feira (12). Quem avançar, enfrentará o vencedor do embate entre Coventry e Sunderland. O acesso à primeira divisão será decidido em duelo único, no estádio de Wembley.

“O resultado foi muito positivo porque jogamos fora de casa, contra um adversário muito bom e agora temos que seguir com os pés no chão para fazer outro grande jogo diante de nossa torcida para avançarmos à partida final. Ao longo de toda a temporada, nossa equipe está apresentando um futebol muito estável. O clube inteiro vem fazendo um grande trabalho ao longo do ano, desde nós, jogadores, passando pela comissão técnica, diretoria, pessoal do CT e nós vamos brigar por esse retorno à Premier League com todas as nossas forças”, afirmou o brasileiro.

Vivendo grande fase, Vini Souza vem chamando a atenção por conta da sua liderança técnica e tática. O bom rendimento e a ótima regularidade, inclusive, foram coroados com a sua presença na seleção oficial da Championship 2024/25, sendo o único jogador de linha do Sheffield United a figurar na lista. Além do brasileiro, o goleiro e companheiro de time Cooper foi o outro representante do clube na equipe ideal da competição (confira a equipe completa).

A entrada de Vini Souza para a seleção é o reconhecimento do alto nível e ótima performance do brasileiro durante todo o ano. Até o momento, o atleta atuou em 36 jogos na Championship, acumulando 22 vitórias, 6 empates e apenas 8 derrotas, com 66,6% de aproveitamento e duas assistências distribuídas, incluindo a desta quinta.

Em campo, o brasileiro, apesar de jovem (25), tem sido símbolo de consistência, liderança e foi escolhido pela comissão técnica para usar a braçadeira de capitão em sete partidas. Além disso, o atleta também foi eleito, por diversas vezes, o MVP de partidas e destaque do mês para a torcida do time.

Coletivamente, Vini contribuiu com sua consistência defensiva e equilíbrio no meio de campo para que o Sheffield terminasse a temporada regular com uma das defesas menos vazadas da liga: apenas 36 gols sofridos, marca inferior apenas às de Burnley (16) e Leeds (30). Além disso, o time também foi o segundo com mais vitórias (28), atrás do Leeds (29). Outro ponto positivo foi o fato de o Sheffield ter sido o terceiro clube que mais vezes terminou a rodada na liderança (6). Os líderes no quesito foram o Leeds (24) e o Sunderland (10).

De acordo com o portal Transfermarkt, especializado em dados e estatísticas de futebol, aliás, Vini Souza é o terceiro jogador mais valioso do plantel do Sheffield, avaliado em 14 milhões de euros.

O brasileiro chegou ao clube na temporada 2023/24 e, desde então, disputou 74 jogos, sendo 62 como titular, fez um gol e deu duas assistências.