Com duas participações no torneio sul-americano em sua carreira, meio-campista já balançou as redes três vezes e disputou uma final

Nesta quarta-feira, o Corinthians inicia a busca pelo segundo título da Copa Conmebol Libertadores de sua história. E o primeiro desafio da equipe será contra a Universidad Central, na Venezuela. Para poder ir bem na competição e superar as adversidades do torneio, o clube conta com a experiência de Alex Santana, que foi finalista da edição de 2022, quando defendia o Athletico Paranaense. Naquele ano, inclusive, o meio-campista foi um dos principais nomes do clube na competição e marcou o gol da vitória de 1 a 0 sobre o Palmeiras, em Curitiba, no duelo de ida da semifinal. O arquirrival do Timão, aliás, era o atual bicampeão do torneio e foi eliminado após empate de 2 a 2, em São Paulo. Na grande decisão, no entanto, o Furacão viu o zagueiro Pedro Henrique ser expulso, ainda no primeiro tempo, e perdeu para o Flamengo, por 1 a 0.

Além da edição de 2022, Alex Santana voltou a disputar a Libertadores no ano seguinte. Na ocasião, entrou em campo cinco vezes e marcou mais dois gols. No total, o atleta tem em seu currículo 10 partidas pelo torneio e três bolas na rede.

Nesta semana, o meio-campista pode fazer o seu primeiro jogo pelo Corinthians no campeonato e prega cautela para a equipe superar o adversário venezuelano.

”A Libertadores é uma competição muito dura. Na América do Sul, há um equilíbrio muito grande entre os clubes e todo mundo sabe as dificuldades do torneio, como viagens longas e desgastantes, climas complicados nos estádios, etc. Nós vamos começar a nossa trajetória nesta quarta e temos que tomar muito cuidado. Assim como nós, eles também querem passar de fase e a gente precisa impor o nosso ritmo de jogo desde os primeiros minutos, sempre com muito respeito ao adversário”, afirmou o atleta.

”Nós estamos vivendo um momento positivo na temporada. Na verdade, desde o segundo semestre de 2024. Temos feito bons jogos e já garantimos a classificação antecipada no Paulista, que era nosso objetivo. Agora, a chavinha virou para a Libertadores, que é um torneio de tiro curto, mata-mata. Qualquer vacilo pode ser fatal e o nosso elenco é bem experiente e qualificado. Estamos bem focados e confiantes de que podemos fazer dois bons jogos e continuar a nossa caminhada na competição”, analisou o meio-campista.

Contratado pelo Corinthians no meio da temporada passada, Alex Santana entrou em campo pelo Timão 15 vezes, em 2024. Já neste ano, o jogador atuou em nove partidas e marcou dois gols. Um deles, aliás, de letra, na vitória de 2 a 1 sobre o Água Santa, pela terceira rodada do Campeonato Paulista.

Alex Santana em jogos pela Libertadores

Athletico Paranaense

2023

5 jogos

2 gols

2022

5 jogos

1 gol

Finalista da competição