Destaque por onde passou desde as categorias de base, atacante subiu para o profissional no Red Bull Brasil e, hoje, atua na Europa

O atacante Luis Phelipe, de 20 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jovem jogador do Lugano, da Suíça, definiu a contratação da empresa na última semana. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Apoio essencial da mãe e do avô
Luis Phelipe nasceu em uma família simples e humilde, em Santos, munícipio do litoral do estado de São Paulo. Fã de futebol e mostrando, desde cedo, uma intimidade fora do comum com a bola nos pés, o garoto sempre teve o desejo de virar jogador. Para o sonho se tornar realidade, contou com o apoio incondicional e todo o suporte de sua mãe, Salete Regina, e do seu avô paterno, Sebastião Antônio.

E a primeira chance apareceu logo aos 10 anos, em 2011, quando foi aprovado em uma peneira para atuar nas categorias de base do Santos. Da mesma geração de Rodrygo, hoje no Real Madrid, Luis Philipe era um dos principais destaques da equipe, mas alguns contratempos o levaram a deixar o clube.

Drama familiar quase o levou a desistir do seu sonho
Em 2014, Luis Phelipe foi parar na Portuguesa Santista. Apesar do destaque dentro das quatro linhas, o jogador quase desistiu da carreira no futebol por conta de um drama familiar ocorrido no ano seguinte. Seu avô acabou falecendo e o jovem entrou em um quadro depressivo, que, inclusive, o levou a parar de treinar por longos meses.

Além de sua mãe e do restante da sua família, o caçula de cinco irmãos foi demovido da ideia de abandonar o seu sonho graças à ligação do seu então treinador Basílio, que pediu para que ele jogasse duas partidas por conta dos inúmeros desfalques que a Briosa tinha naquele momento. Luis Phelipe topou, mas ninguém contava com uma febre forte que o tiraria de combate na véspera do primeiro confronto.

Recuperado, Luis Phelipe esteve em campo no jogo seguinte e, apesar de o time ter sido derrotado, o atleta chamou a atenção do técnico do Red Bull Brasil. Um convite para um período de testes vindo de um intermediário foi feito e aceito pela mãe do garoto.

Rápida ascensão no Red Bull Brasil
A primeira semana no novo clube não foi tão boa. Luis Phelipe treinou como lateral-direito e não se destacou como imaginava. Em seguida, porém, colocado no ataque, a história foi completamente diferente. Logo depois da primeira atividade, Gustavo Almeida, técnico hoje do Sub-17 do Corinthians, o chamou para dar a notícia da sua aprovação.

Uma das principais estrelas do time nas categorias sub-17 e sub-20, Luis Phelipe passou a treinar com jogadores mais velhos. Despertando a atenção de todos, o atleta assinou seu primeiro contrato profissional com o Red Bull Brasil, em 2017.

Estreia com gol no profissional
No segundo semestre de 2018, então com 17 anos, Luis Phelipe fez sua estreia como profissional em jogo decisivo pela Copa Paulista, contra o Desportivo Brasil. E os dias que antecederam aquele duelo marcaram a história do jovem. O atacante, que vinha sendo titular da equipe sub-20, após retornar da Áustria, onde ficou um período treinando com o elenco do Red Bull Salzburg, passou as atividades seguintes do time de Campinas entre os reservas e sequer foi relacionado para a próxima partida da categoria. Só depois, recebeu a notícia de que integraria o elenco principal.

Luis Phelipe saiu do banco de reservas e chamou a atenção de todos ao marcar um belo gol, o da virada, no triunfo do Red Bull Brasil, por 3 a 1, tornando-se, na época, um dos primeiros jogadores nascidos no Século XXI a balançar as redes pelos profissionais. Além disso, ele também participou do último tento do jogo.

Em 2019, de volta às categorias de base para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Luis Phelipe chamou a atenção novamente com sua qualidade técnica, velocidade e habilidade. Contra o Corinthians, pela terceira fase do torneio, o atacante ainda brilhou com dois gols marcados.

Saída para o futebol europeu
Já incorporado ao elenco principal do Bragantino, com o início da parceria entre a empresa austríaca e o Massa Bruta, o atacante participou de dois jogos da campanha do título da Série B do Campeonato Brasileiro, antes de ser negociado com o Red Bull Salzburg, com quem tem contrato até o meio de 2024.

Em seguida, Luis Phelipe foi emprestado por uma temporada ao FC Liefering, time mantido pelo Red Bull Salzburg para o desenvolvimento de novos talentos. Por lá, disputou 19 jogos, marcou quatro gols e deu quatro assistências.

No meio de 2020, Luis Phelipe retornou ao Red Bull Bragantino, também por empréstimo de um ano. Com direito a gol na reestreia, o atacante teve boas atuações na campanha de destaque da equipe de Bragança Paulista no retorno à Série A e só não jogou mais por causa de algumas lesões.

No meio deste ano, Luis Phelipe acertou com o Lugano, da Suíça, que venceu a concorrência do Sion e do St. Gallen, que também estavam interessados no jogador. Desde então, o brasileiro participou de três jogos.

Luis Phelipe chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil
Nome completo:
Luis Phelipe de Souza Figueiredo
Posição: Atacante
Nascimento: 12/02/2001 (20 anos)
Naturalidade: Santos (SP)
Altura: 1,78 m
Peso: 69 kg
Clubes como profissional: Red Bull Brasil (2018 a 2019), Bragantino (2019), Red Bull Salzburg-AUT (2019), FC Liefering-AUT (2019 a 2020), Red Bull Bragantino (2020 a 2021) e FC Lugano-SUI (desde 2021)
Instagram: @luisphelipe11

Título
Campeonato Brasileiro Série B (2019)