Zagueiro inicia a sua quinta temporada no clube e pode alcançar a marca no duelo desta quarta-feira (14), pela segunda rodada do Campeonato Paulista

Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras
Começando a sua quinta temporada com a camisa do Palmeiras, o zagueiro Murilo vive a expectativa de alcançar uma marca especial na carreira. Caso entre em campo, nesta quarta-feira (14), contra o Santos, na Arena Barueri, pela segunda rodada do Campeonato Paulista, o defensor poderá completar 200 jogos pelo Verdão, justamente no primeiro clássico da temporada.
“É uma marca muito especial para mim. Vestir essa camisa tantas vezes é motivo de enorme orgulho. Desde que cheguei ao Palmeiras, sempre procurei dar o meu máximo, respeitar e honrar a história do clube, além ajudar o time dentro e fora de campo. Chegar a 200 partidas já é algo muito especial, ainda mais em um clássico tão importante”, afirmou Murilo.
“Clássico é sempre um jogo à parte. A gente sabe o peso que tem para o torcedor e para o clube. Já ter um jogo tão duro assim logo no segundo compromisso da temporada é bom. O Paulista deste ano está com um regulamento diferente e o que já era difícil ficou ainda mais complicado. É um torneio bem competitivo e pra poder garantir uma vaga nesse novo formato, será necessário começar com boas vitórias. Já tivemos uma partida bem difícil contra a Portuguesa e conseguimos vencer. Estamos concentrados e focados para entrar em campo e chegar a mais um bom resultado”, completou.
Caso atinja a marca, Murilo irá se isolar como o 90º jogador com mais atuações na história do Palmeiras, reforçando seu nome entre atletas que construíram trajetória relevante no clube. Além disso, o defensor soma sete títulos conquistados pelo Verdão e já figura entre os seis zagueiros que mais marcaram gols na história alviverde, com 20 bolas na rede.
Murilo chegou ao clube em 2022 e, rapidamente, ganhou espaço, firmando-se como titular da equipe. No mesmo ano, foi peça importante nas campanhas dos títulos dos campeonatos Brasileiro, Paulista e da Recopa Sul-Americana. Em 2023, manteve a regularidade e ajudou o Verdão a conquistar mais um Paulistão, outro Brasileirão e a Supercopa do Brasil. Naquele ano, inclusive, foi dele o gol da virada histórica sobre o Botafogo, por 4 a 3, no Rio de Janeiro, resultado decisivo na arrancada rumo ao título nacional.
Em 2024, teve participação importante em mais uma conquista estadual, enquanto em 2025 manteve o alto nível de atuações, consolidando-se como um dos principais nomes do elenco.
Além das sete conquistas coletivas, Murilo também acumulou prêmios individuais, como a Bola de Prata e o Troféu Mesa Redonda de 2023. Suas grandes atuações o levaram ainda à primeira convocação para a Seleção Brasileira, em março de 2024, para os amistosos contra Inglaterra e Espanha.
Números de Murilo pelo Palmeiras
Jogos : 199
Gols : 20
Assistências : 6
Títulos : 7
Ranking de zagueiros com mais gols pelo Palmeiras
1º) Gustavo Gómez – 43 gols
2º) Luís Pereira – 36 gols
3º) Loschiavo – 32 gols
4º) Vágner Bacharel – 22 gols
5º) Cléber – 21 gols
6º) Murilo e Bianco Gambini – 20 gols