Atacante do Botafogo defenderá a seleção principal nos amistosos contra Bolívia e México

O atacante Kadir vive um dos momentos mais marcantes da carreira. Depois de disputar seus primeiros jogos como profissional e se tornar xodó da torcida do Botafogo na reta final do Brasileirão do ano passado, o jogador de 18 anos foi convocado pela primeira vez para defender a seleção principal do Panamá.

Kadir viajará neste domingo para se apresentar à seleção panamenha. A equipe fará uma semana de treinamentos antes do amistoso contra a Bolívia, no dia 18 de janeiro, em Tarija, e México, no dia 22, na Cidade do Panamá. Apesar de não ser data FIFA, o clube liberou o jogador para a convocação.

”É um momento único e muito especial pra mim. Desde pequeno, eu sonhava com isso. Vestir a camisa da seleção do meu país é algo que não tem explicação. Quero representar bem o Panamá, aproveitar essa chance e seguir fazendo meu trabalho no Botafogo para, quem sabe, brigar por uma vaga na lista da Copa do Mundo”, afirma.

O Panamá está no Grupo L do Mundial deste ano, ao lado de Inglaterra, Croácia e Gana.

A convocação tem ainda um significado especial para Kadir. Em 2020, ainda criança, o atacante tietou o atual técnico da seleção panamenha, Thomas Christiansen. Cinco anos depois, foi justamente o treinador o responsável pela primeira convocação do jogador para a equipe principal.

”Eu era só um garoto, pedi foto, falei que sonhava em chegar ali. Hoje, ele me chama pra seleção. O futebol é muito rápido e maravilhoso. Isso só me dá ainda mais vontade de trabalhar e continuar evoluindo”, ressalta.

Kadir chegou ao Botafogo em 2024, após crescer nas categorias de base do Atlético Nacional, do Panamá. O vínculo com o clube foi oficializado em agosto de 2025, quando completou 18 anos, com contrato válido até o fim de 2028.

No Glorioso, o atacante se destacou no Sub-20, passando por um trabalho específico de ganho de massa muscular aliado ao desenvolvimento técnico. O desempenho o levou ao time profissional ainda na temporada passada, quando disputou seis partidas no Brasileirão e marcou dois gols, ambos na vitória por 3 a 2 sobre o Sport.

Neste início de ano, Kadir defendeu o Botafogo na primeira rodada da Copinha, contra o Águia.

”Vou pra seleção com a cabeça boa, mas sabendo que preciso voltar ainda melhor. Quero crescer aqui no Botafogo e construir meu caminho passo a passo”, finaliza.