Ídolo e um dos goleiros mais vitoriosos da história dos Reds, com seis títulos, brasileiro teve participação fundamental na vitória de 4 a 2 sobre o Bournemouth na sexta (15)
Alisson viveu mais um momento especial na sua trajetória pelo Liverpool na última sexta-feira (15). Em jogo que marcou a abertura da temporada 2025/26 da Premier League, o goleiro, ídolo absoluto e um dos mais vitoriosos da história dos Reds, atingiu a marca de 300 jogos oficiais pelo time. E o goleiro teve papel de destaque na vitória emocionante sobre o Bournemouth, por 4 a 2, iniciando a jogada do terceiro gol, que desempatou o duelo, aos 42 minutos do segundo tempo.
Com seis títulos conquistados, inúmeras defesas decisivas e momentos marcantes, Alisson se aproxima de um seleto grupo de arqueiros lendários, o que reforça seu nome entre os grandes da história do clube. Com 300 atuações, o camisa 1 está cada vez mais próximo de entrar para o Top 5 dos arqueiros com mais atuações pelo Liverpool. O quinto da lista é Elisha Scott, lendário goleiro que defendeu os Reds em 343 ocasiões.
“Chegar a 300 jogos pelo Liverpool é uma alegria enorme e um sentimento de muito orgulho, ainda mais com uma vitória importante na estreia da Premier League. Agradeço a Deus, à minha família, aos companheiros e a todos que trabalharam em algum momento ou seguem comigo no clube. Todos fazem parte dessa trajetória. Estou muito motivado para continuar escrevendo a minha história aqui”, afirmou.
Protagonista na vitoriosa campanha da Premier League 2024/25, quando se tornou o primeiro brasileiro bicampeão do Campeonato Inglês vestindo a camisa do Liverpool, Alisson está iniciando a sua oitava temporada pelo clube como peça-chave do elenco de Arne Slot.
“Tenho certeza de que teremos muitos motivos para comemorar nesta temporada que está se iniciando. A gente manteve a base do ano passado e a diretoria reforçou, ainda mais, o nosso elenco. Estamos prontos para continuar fazendo com que o Liverpool se mantenha entre os protagonistas da Inglaterra e da Europa”, ressaltou.
Além das conquistas coletivas, Alisson foi novamente indicado pela Fifa ao prêmio de melhor goleiro do mundo da última temporada. Ele é o único representante do Brasil entre os dez concorrentes ao Troféu Yashin, que será entregue no dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. O jogador já venceu o prêmio em 2019 e ficou na segunda colocação em 2022, reforçando sua importância e consistência entre os maiores goleiros do mundo.
Na história do Liverpool
Alisson já faz parte da lista de principais ídolos da história do clube, sendo referência para o elenco tanto dentro como fora das quatro linhas. E não é para menos, afinal de contas, o goleiro se firmou como um dos pilares do time nas últimas conquistas.
Desde 2018, já são seis taças: duas Premier Leagues (2019/20 e 2024/25), uma Champions League (2018/19), um Mundial de Clubes (2019), uma Copa da Liga Inglesa (2022) e uma FA Cup (2022).
Sexto goleiro que mais vezes defendeu os Reds. Alisson ficou 125 vezes sem sofrer gols e conseguiu feitos um tanto quanto incomuns para goleiros: deu três assistências, todas para Salah, e ainda marcou um gol histórico, de cabeça, no triunfo de 2 a 1 sobre o West Bromwich, na temporada 2020/21, fundamental para a equipe garantir uma das vagas para a Champions do ano seguinte.
Prêmios individuais
Além das conquistas coletivas, Alisson também acumula vários prêmios individuais ao longo da carreira. Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, que era o de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição nacional.
Entre 2019 e 2020, o arqueiro foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa. Alisson também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, e levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019.
Como se não bastasse, também foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional e conceituada revista France Football.
Em 2020, o camisa 1 acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montada pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).
Na Premier League 2021/22, Alisson voltou a ganhar o troféu Golden Glove. Já na temporada 2022/23, foi eleito o melhor jogador do Liverpool, em eleição promovida pela Standard Chartered, patrocinadora oficial do clube, e o melhor goleiro do Campeonato Inglês pelo influente portal The Athletic.