Artilheiro por onde passa, atacante faz seus primeiros gols pelo clube no reencontro com o futebol coreano, onde já havia se destacado entre 2017 e 2018

Markão precisou de pouco tempo para mostrar que a veia artilheira continua mais afiada do que nunca. Neste domingo (27), em sua terceira partida pelo Ulsan HD, o atacante balançou as redes duas vezes e foi o grande nome do empate por 2 a 2 com o Gangwon, fora de casa, pela 24ª rodada da K League 1. Os gols foram os primeiros do grandalhão brasileiro desde seu retorno ao futebol coreano, onde brilhou com a camisa do Gyeongnam entre 2017 e 2018.

“Fico muito feliz pelos meus primeiros gols com a camisa do Ulsan e por estar voltando a jogar aqui na Coreia, um país onde fui muito feliz e que me recebeu de braços abertos novamente. Claro que queria coroar essa atuação com a vitória, mas infelizmente escapou no fim. Agora é seguir trabalhando forte para ajudar o time a conquistar nossos objetivos”, afirmou.

Com 31 pontos, o Ulsan ocupa a sétima colocação na tabela de classificação. O time volta a campo agora no próximo sábado (2), em jogo atrasado da 20ª rodada, contra o Suwon FC, em casa.

Com fama de goleador por onde passa, Markão guarda com carinho sua primeira passagem pelo futebol coreano. Revelado pelo Ituano, onde foi campeão Paulista de 2014, o jogador viveu sua primeira experiência do outro lado do mundo no Gyeongnam. Em 2017, foi o artilheiro e melhor atleta da divisão de acesso, com 22 gols em 32 partidas. Na temporada seguinte, com mais 26 bolas na rede em 31 duelos, não só foi o maior goleador e melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano como comandou a equipe na campanha do vice-campeonato nacional.

História de sucesso também na China
Da Coréia do Sul, Markão foi brilhar na China. No país, tornou-se ídolo do Wuhan Three Tows, onde teve duas passagens, com um total de 43 gols e cinco assistências em 55 jogos.

Foi campeão da divisão de acesso em 2021 e do Campeonato Chinês em 2022, quando balançou as redes nada menos que 27 vezes em 26 partidas, média superior a um tento por duelo. E ainda com direito a um poker-trick e um hat-trick. Também tiveram duas assistências, totalizando 29 participações diretas nos 1664 minutos, ou seja, uma a cada 57,3 minutos.

Antes do Wuhan Three Towns, Markão também defendeu o Hebei Fortune, tendo jogado ao lado dos argentinos Mascherano e Lavezzi. Lá, também foi o artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 partidas, e o terceiro maior goleador do Chinês, em 2020, com 11 tentos, em 17 duelos.

Na China, Markão marcou impressionantes 66 gols em 102 jogos e deu mais 12 assistências. Foram 78 participações diretas, uma média de uma a cada 1,30 partida.

Últimas temporadas
Além da Coréia do Sul e da China, Markão também defendeu o Al-Ahli, da Arábia Saudita, no primeiro semestre de 2023, tendo anotado um gol em 10 partidas, e esteve por um ano e meio na Turquia.

No primeiro semestre de 2024, defendeu o Karagumruk em 14 duelos, marcando sete gols e dando uma assistência. Já na última temporada, anotou nove tentos e deu ainda seis passes decisivos em 27 jogos pelo Kocaelispor.